Lilian Maria Borges

Categoria: Permanente

E-mail:  limaborgesg@gmail.com

Instituição: UFRRJ

Linha: Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade

Projetos de pesquisa:

Tem experiência profissional e interesses principais de pesquisa na área de Psicologia da Saúde, sobretudo na interface com a Psicologia do Desenvolvimento, tanto em contextos de atenção primária como de assistência hospitalar. Os temas atuais de estudo e de orientação de trabalhos acadêmicos relacionam-se a aspectos psicossociais de diferentes tipos de adoecimento crônico, espiritualidade e saúde, formação e atuação profissional na área da saúde, saúde em distintas fases do ciclo de vida (crianças, adultos jovens e idosos) e saúde materno-infantil. Coordena o Grupo de Trabalho/ANPPEP “Psicologia da Saúde em Instituições e na Comunidade”.

Projeto de pesquisa: Identidade do psicólogo: Percepções de profissionais atuantes na área da saúde.

A pesquisa tem como objetivo investigar a percepção de psicólogos brasileiros que atuam na área da saúde sobre sua identidade profissional e especificidades de seu campo de atuação. Terá como participantes psicólogos inscritos em Conselhos Regionais de Psicologia e que exerçam atividades em instituições ou programas de saúde públicos ou privados a, no mínimo, um ano. Estes serão convidados a responder a um questionário online, contendo questões para obtenção de informações demográficas e profissionais, bem como perguntas abertas sobre objetivos, funções, papel e habilidades da atuação em psicologia. Os dados sociodemográficos passarão por tratamento estatísticos, visando conhecer a distribuição da amostra segundo sexo, idade, tempo de formado e referencial teórico adotado. As respostas a perguntas abertas passarão pelo tratamento da análise de conteúdo, por meio do qual se pretende chegar a categorias que descrevam as percepções destes profissionais sobre sua identidade profissional. Desse modo, espera-se alcançar um mapeamento sobre o modo como os psicólogos brasileiros que atuam na área da saúde se definem enquanto profissionais e de que modo avaliam as especificidades de sua atuação e as competências particulares de sua prática. A pesquisa é parte de uma proposta maior de investigação que replica no Brasil uma pesquisa originalmente desenvolvida em Portugal com o objetivo principal de buscar o aprofundamento na compreensão dos fenômenos associados à identidade profissional dos psicólogos.

Projeto de pesquisa: Religiosidade/Espiritualidade frente a pandemia da Covid-19
Desde os primórdios da humanidade, a vivência da espiritualidade e as crenças em seres divinos se mostram fortemente presentes em diferentes culturas. É notório a importância atribuída a experiências dessa natureza e os efeitos que têm na vida das pessoas, sobretudo em momentos de maior vulnerabilidade e sofrimento, como situações que impactam o cotidiano e implicam em riscos maiores de agravos à saúde e morte. Em momentos de crise pessoal ou social, que geram medos e preocupações e requerem adaptações significativas e urgentes, a espiritualidade e a religiosidade demonstram efeitos positivos para as pessoas, proporcionando ou preservando a qualidade de vida. Nessa direção, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os impactos e as implicações da pandemia do Covid-19 na vivência da religiosidade/espiritualidade (R/E) de indivíduos adultos no Brasil. Essa crise sanitária observada em nível mundial tem acarretado medidas de distanciamento social, com efeitos nas interações sociais, nas finanças e na saúde mental das pessoas, além de sobrecarregar os sistemas de saúde e aumentar a mortalidade em função do agravamento do quadro clínico de uma parcela da população afetada. Tudo isso contribui para acentuar o medo da doença e fortalece a busca por significados e por modos de lidar com as situações adversas relacionadas à pandemia. Participarão da pesquisa aproximadamente 1000 indivíduos de nacionalidade brasileira, residentes no Brasil, com idades a partir de 18 anos. Será utilizado como instrumento um questionário elaborado para as finalidades da investigação, dividido em três partes: perfil sociodemográfico, contexto pessoal frente a COVID19 e expressões da espiritualidade e na religiosidade no período da pandemia. O questionário será preenchido em ambiente virtual de modo a se obter amplo alcance de participantes potenciais, com características diversas e de diferentes regiões do país. Considerando os objetivos do estudo, serão realizadas análises descritivas, bem como análises inferenciais das variáveis em estudo.