Silvia Maria Melo Gonçalves

Instituição: UFRRJ

Linha: Processos Psicossociais e Coletivos

Projetos de pesquisa:

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia Social, Psicologia Jurídica, Psicologia das Relações Humanas, Psicologia Positiva, Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Educação, Psicologia Jurídica, Psicologia Positiva, bem-estar subjetivo, felicidade, trabalho, stress e burnout.

Projeto: Percepção de Estresse no Trabalho de Conselheiros Tutelares (Coordenador: Profa. Dra. Silvia Maria Melo Gonçalves)

O conselho Tutelar atua no combate à violação dos direitos da criança e do adolescente, sendo uma instituição recente na sociedade brasileira, integrada à política pública de proteção à infância apenas com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Desta forma, trata-se de entidade inovadora na sociedade, que muitas vezes desconhece o papel do Conselho Tutelar bem como suas contribuições para com a comunidade, o que prejudica seu efetivo serviço. Com estas peculiaridades, o Conselho Tutelar configura-se como uma instituição de grande liberdade de atuação, transformando-se em ferramenta de efetivação de direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Como órgão deliberativo, o Conselho Tutelar é o mais legítimo instrumento de pressão que o Estatuto da Criança e do Adolescente concede para forçar a implantação de mecanismos necessários ao atendimento digno aos direitos de todas as crianças e adolescentes, independentemente das situações em que estejam envolvidas. Entretanto, o trabalho no Conselho Tutelar não é fácil de ser desempenhado, pois, geralmente, possui instalação precária, falta de rede de apoio para encaminhamento de crianças e adolescentes, falta de segurança uma vez que muitos conselheiros sofrem ameaças por chamarem pais e responsáveis para responderem sobre maus-tratos, negligência e abusos sofridos por seus filhos, dentre outras dificuldades. Desta forma, muitos conselheiros sofrem estresse ao desempenharem suas atividades, sendo esta uma questão relevante a ser investigada na medida em que prejudica o trabalho de proteção e garantia de crianças e adolescentes.

Projeto: Satisfação com a vida em discentes no início do curso de graduação da Rural

Projeto: Aspectos Psicossociais do Bem-estar subjetivo em estudantes universitários

Projeto: Bem-estar subjetivo em estudantes universitários: um estudo acerca qualidade de vida, da satisfação com a vida e das emoções positivas

Projeto: Bullying na Universidade