Ronald Clay dos Santos Ericeira

Categoria: Permanente

E-mail: ronaldericeira@yahoo.com.br

Instituição: UFRRJ

Linha: Processos Psicossociais e Coletivos

Redes Sociais: https://www.ladhupsi.com.br/

Projetos de pesquisa:

Tem experiência na área de Antropologia e de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, relações de gênero, psicologia da educação, memória social, processos psicológicos básicos e direitos humanos.

Projeto: Psicologia e Direitos Humanos

A promoção e consolidação dos Direitos Humanos é um tema que ainda tem despertado por interesse dos profissionais da Psicologia. Os tratados internacionais de direitos humanos defendem o direito à vida, ao convívio familiar, o combate ao preconceito Tais questões interessam também aos saberes psicológicos. O foco do projeto é contribuir por meio de ações psicológicas o pleno gozo de direitos humanos de quatro grupos considerados mais fragilizados: mulheres, refugiados, população LGBT e minorias religiosas. A metodologia consiste primeiramente em rastrear as convenções nacionais e internacionais sobre direitos humanos, bem como a literatura especializada sobre o assunto. Em seguida, haverá a coleta de dados por meio de entrevistas com vítimas de violação de direitos humanos essenciais, para posteriormente haver intervenção psicológica e garantia de gozo dos Direitos Humanos.

Projeto: Seropédica no Tempo: Treinamento da Memória e Investigação Psicossocial de Histórias de Vida de Idosos Moradores do Contexto Rural Fluminense

Ao longo das últimas décadas, observamos um aprofundamento da discussão sobre o uso de imagens e da memória social na pesquisa em Psicologia em geral. Este projeto vislumbra investigar a memória de idosos no contexto rural da baixada fluminense, especificamente na cidade de Seropedica. A memória será estudada em dois âmbitos: individual e coletivo. No eixo individual, avaliamos as queixas de esquecimento dos idosos da cidade de Seropédica e oferecemos oficimas de memória com o escopo de prevenir ou de reabilitar possíveis déficits nos processos mnêmicos. No eixo coletivo, por meio de fotografias e de histórias de vida, buscamos identificar como os moradores de Seropédica registraram e guardaram em sua na memória coletiva as principais transformações ocorridas na paisagem urbana da cidade. Entrevistas, testes de avaliação psicológica e a coleta de material imagético serão os instrumentais metodológicos empregados na pesquisa. Os objetivos maiores deste projeto são a criação de um núcleo interdisciplinar de estudo do idoso e da memória no contexto rural fluminense, bem como a constituição de um acervo digital com imagens que testemunham mudanças na configuração urbana da baixada fluminense.