Wanderson Fernandes de Souza

Linha: Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade

Carta de Apresentação

Projetos de pesquisa:

Tem experiência em pesquisa e na área clínica, atuando principalmente nos temas: O uso de jogos analógicos na saúde e na educação, Psicometria, Fundamentos e Metodologia de Pesquisa, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Epidemiologia.

Projeto: Avaliações em Saúde – Transtornos do Espectro Obsessivo Compulsivo

O presente projeto pretende promover pesquisas que avaliem as intervenções e métodos atualizados de avaliação psicológica existentes para os Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo. Dentre estes transtornos se encontram o próprio Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno Dismórfico Corporal, Transtorno/Síndrome de Referência Olfativa e o Transtorno de Acumulação. As pesquisas relacionadas ao projeto envolverão tanto trabalho de revisão da literatura atualizada sobre estes diagnósticos como propostas interventivas a serem realizadas baseadas na literatura recente. A existência de práticas de psicologia baseadas em evidência é uma demanda atual no que tange aos processos psicoterápicos. O presente projeto irá auxiliar no treinamento de alunos do curso de graduação em psicologia para o tratamentos destes transtornos e irá somar a literatura internacional existente.

Projeto: Avaliação das Demandas Psicológicas de Atletas do Esporte Universitário da UFRRJ

Projeto: Prevalência de Estresse Pós-Traumático entre Bombeiros Militares do Rio De Janeiro

Os profissionais de emergências permanecem constantemente vulneráveis a situações que produzem alto nível de estresse e que exigem destes profissionais respostas imediatas visando à eficácia do atendimento. Esses estressores ocupacionais contribuem para o desenvolvimento de sofrimento psíquico. Dentre os transtornos mentais associados aos estressores ocupacionais destaca-se o Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), que pode ser entendido como uma perturbação psíquica decorrente de exposições a situações ameaçadoras experimentadas ou presenciadas pelo. A proposta da referida pesquisa é estudar a presença de sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, fatores de risco e comorbidades em bombeiros militares do Estado do Rio de Janeiro.