Valéria Marques de Oliveira

Categoria: Permanente

E-mail: valeriamarques@ufrrj.br

Redes Sociais Endereço eletrônico
Academia.edu https://ufrrj.academia.edu/Val%C3%A9riaMarques
CpE http://plataforma-cpe.org/profile/valeria-marques-de-oliveira/
Facebook https://www.facebook.com/profavaleria.marques
Figshare https://figshare.com/account/profile?orcid=success
Google Scholar https://scholar.google.com.br/citations?user=zHB-SDoAAAAJ&hl=pt-BR
Lattes http://lattes.cnpq.br/5123633584695574
LinkedIn https://www.linkedin.com/in/valeria-marques-0027ab11/
ORCID http://orcid.org/0000-0003-4821-123X
PPGPSI/UFRRJ https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgpsi/2012/03/28/valeria-marques-de-oliveira/
Publons / ResearchId WoS https://publons.com/researcher/2299043/valeria-marques-de-oliveira/
Researchgate https://www.researchgate.net/profile/Valeria-Marques-3
Twitter https://twitter.com/home?lang=pt
UFRRJ https://institucional.ufrrj.br/ruralpesquisa/valeria-marques-de-oliveira/
GEPSIAA’s https://psicologia-e-intervencoes-psicoterapeuticas-com-animais.webnode.com/sobre-nos/
ICT https://sustentavelglobal.com/includes/pt-br/pesquisadores-nacionais.php
ReBentos https://rebentos.org/index.php/grupos-de-trabalho/educacao-ambiental

Instituição: UFRRJ / Flat Lux Consultoria e Serviços Ltda – Consultora

Linha: Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade

Projetos de pesquisa:

Tem experiência nas áreas de Psicologia: organizacional, clínica, do desenvolvimento, educacional e cognitiva, psicopedagogia, com ênfase em Psicologia da Pessoa Com Necessidades Educacionais Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem organizacional, gestão de conhecimento, cultura organizacional, cultura da saúde, cultura de segurança, emancipação, enunciação, deficiência intelectual, inclusão social, educação inclusiva, construtivismo e desenvolvimento cognitivo.

As representações sociais de ensino e aprendizagem na cultura organizacional militar: um olhar fluído sobre os valores na construção dos conhecimentos – 2021 

Descrição: Este projeto está sendo implementado pela posdoc Profa Dra Cristina Novikoff, sob meu acompanhamento. Esta proposta de estudos de pós-doutoramento visa permitir à proponente analisar criticamente as representações sociais de professores e instrutores militares e civis acerca do processo de ensino e aprendizagem em cursos de formação de oficiais, numa organização militar brasileira. Objetiva-se compreender os valores contidos nas representações sociais de professores e instrutores civis e militares dos cursos de formação de oficiais do Exército Brasileiro sobre ensino e aprendizagem, confrontando-os com as bases epistemológicas, teóricas e metodológicas apontadas na literatura da psicologia educacional e organizacional. Para seu alcance, os objetivos específicos são: a) delinear o estado da arte da teoria das representações sociais e cultura organizacional no cenário da psicologia da educação; b) mapeamento das representações sociais de ensino e aprendizagem de professores e instrutores militares e civis dos cursos de formação de oficiais do Exército Brasileiro; c) identificar os valores contidos nessas representações sociais. As ações correspondentes são: a) participar dos trabalhos de pesquisa em desenvolvimento pelo Grupo do CNPq anteriormente citado; b) atuar de forma integrada com os estudos, seminários e produção coletiva com esse Grupo de pesquisa, de forma que possa contribuir no desenvolvimento da temática “representações sociais; ensino e aprendizagem; cultura organizacional; organização educacional militar”; c) estudar princípios, procedimentos e técnicas inerentes à pesquisa com abordagem epistemológica não ordinária, com ênfase na teoria das representações sociais de abordagem fenomenológica, especificamente a história oral (MEHY, 2010) em articulação com Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (MARQUES, 2019); d) propor uma atividade acadêmica que verse sobre representações sociais, como disciplina ou curso de extensão.

Integrantes: Valéria Marques de Oliveira (Responsável); Cristina Novikoff

Construção de uma escala psicopedagógica para identificação de tipos de ansiedade na aprendizagem de universitários – 2019 

Descrição: Este projeto está sendo desenvolvido pela doutoranda Profa Ms Edneusa Lima Silva sob a minha supervisão. Este estudo objetiva construir e validar uma escala para identificar os tipos de ansiedade que comprometem a aprendizagem de universitários, a partir da fundamentação psicopedagógica.

Alunos envolvidos: Doutorado (1); Integrantes: Valéria Marques de Oliveira; Edneusa Lima Silva (Responsável

Gestão em pedagogia hospitalar e cultura de segurança: narrativas em tempos de COVID-19 no Equador e Brasil – 2021 

Descrição: Esta pesquisa qualitativa, descritiva, com foco nas informações advindas do Equador e do Brasil, tem como objetivo verificar como está sendo implementada e socializada pelo gestor, a cultura de segurança em tempos de COVID-19 nas instituições de saúde que disponibilizam o serviço de Pedagogia Hospitalar ao aluno em situação de doença no Equador e no Brasil. Os dados serão coletados através de entrevista semidirigidas online, categorizadas e analisadas com a aplicação da Análise Narrativa Dialógica Emancipatória. Espera-se contribuir com o avanço da área.

Integrantes: Valéria Marques de Oliveira (Responsável); Betty Shadira Procel Guerra