Andrea Carmo Sampaio

andrea.c.sampaio@gmail.com
Currículo Lattes

É bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), com mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002 e 2009), e também bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense (1985), Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde lidera o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Geomorfologia e Gestão Ambiental (Nepegga), desenvolvendo o projeto Pesquisa e gestão na bacia do rio Cacaria – município de Piraí/RJ). Também trabalha associadamente ao Nequat/Geoeste (Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno / Grupo de Estudos Ambientais da Zona Oeste do Rio de Janeiro, do IGEO/UFRJ), onde realiza pesquisas e orientações em mapeamento geomorfológico (Projetos Faperj MAPTEC e MAPQUAT) e atividades de extensão (Projeto REDAM-Oeste e Projeto RECON, vinculados à Pró-reitoria de Extensão Universitária, e Projeto Agenda Cidadã, financiado pelo MEC em convênio com a UFOPA/UFPA e UFRJ/UFRRJ). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, planejamento e meio ambiente; pesquisa e análise socioambiental; uso do solo; educação ambiental e educação para a cidadania; geomorfologia, geomorfologia costeira, geomorfologia fluvial, analise ambiental. Na área de Comunicação Social, tem larga experiência em pesquisa, roteirização e produção de documentários na área ambiental.