Na manhã do dia 23 de março, foi realizada, no Auditório Hilton Salles, no Pavilhão Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a abertura das atividades da turma DS2026 do PPGEA. O evento teve início com uma mesa de abertura composta pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor José Luis Fernando Luque Alejos, representando a Administração Superior e a PROPPG, pelo Diretor do Instituto de Agronomia, prof. Everaldo Zonta, e pelo Coordenador do Programa, o prof. Bruno Bahia. Em suas falas, os integrantes da mesa parabenizaram os novos mestrandos, destacaram a relevância do programa e ressaltaram a importância dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito do PPGEA.

O PPGEA homenageia, em cada período, professores que têm contribuição importante para a trajetória e o fortalecimento do Programa. Neste momento, foram homenageados os professores Sandra Matos e José Linhares, em reconhecimento à sua expressiva produção e à importante contribuição que vêm oferecendo ao PPGEA, inclusive no processo de organização da futura revista do Programa.

Após a mesa de abertura, aconteceu a Aula Magna da turma DS2026, ministrada pelo professor Celso Sanchez, da UniRIO, com o tema “Os desafios das mudanças climáticas para a Educação e seus impactos na sustentabilidade planetária”.Em sua fala, o professor destacou a importância de encontros e articulações que fortalecem, acadêmica e socialmente, a luta pela educação ambiental. Também ressaltou o papel fundamental dos povos tradicionais nesse processo, especialmente no enfrentamento da crise climática e na construção de respostas coletivas e socialmente comprometidas.

Ao longo da Aula Magna, Celso Sanchez apresentou reflexões importantes para a formação dos novos mestrandos, oferecendo perspectivas relevantes para futuras pesquisas e trabalhos no campo da educação ambiental. O professor também compartilhou experiências ligadas ao GEASur, grupo de pesquisa da UniRIO do qual faz parte, voltado ao estudo de práticas pedagógicas de educação ambiental em contextos formais e não formais, articuladas às lutas populares, aos movimentos sociais, às populações tradicionais, aos povos indígenas e a grupos em situação de vulnerabilidade socioambiental no cenário latino-americano. Nesse contexto, também foram apontadas possibilidades de aproximação e novas parcerias entre o grupo de pesquisa, o PPGEA e a UFRRJ.

No início da tarde, os novos mestrandos foram recepcionados pela turma DS2025 com uma mística de acolhimento. Durante a recepção, a turma também presenteou os ingressantes com uma muda de ipê, que será plantada na universidade como marco simbólico deste início de trajetória no programa. Em seguida, os novos mestrandos receberam orientações do coordenador sobre o funcionamento do curso e a organização das semanas de formação.
Texto e Fotos; Alcirineu Augusto Ouverney Júnior (Júnior Araújo)

No último dia 24 de Junho, o Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola realizou sua tradicional festa junina. A celebração … leia mais
Entre os dias 27 a 29 de maio de 2026 ocorreu o 3° simpósio brasileiro de saúde e ambiente (SIBSA) … leia mais
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), torna pública … leia mais
Na manhã do dia 23 de março, foi realizada, no Auditório Hilton Salles, no Pavilhão Central da Universidade Federal Rural … leia mais
A Aula Magna da turma DS2026 do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ) será realizada no dia 23 de … leia mais
O Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) informa que, no … leia mais