– Possuir uma visão crítica da sociedade e conceber a educação como instrumento de transformação da ordem social;
– Desenvolver capacidade de adaptação às condições de ensino das escolas e dos diversos contextos sociais em que atuam;
– Apresentar uma sólida formação teórica especifica e pedagógica;
– Adotar uma perspectiva interdisciplinar de ensino, pesquisa, favorecendo o diálogo entre as áreas das ciências sociais e a História;
– Um educador capaz de perceber e mostrar a indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa e qualificado para desenvolver a necessária articulação entre teoria e prática;
– Um professor/pesquisador de História dotado de espírito crítico e reflexivo, de uma visão sobre o desenvolvimento e evolução das sociedades humanas, em geral, e a sociedade brasileira, comunidades locais e regionais, em particular;
– Um profissional de História capaz de interagir com as várias áreas de conhecimento e na construção do mesmo, mediante a prática da pesquisa científica, entendida como a base da compreensão da realidade e de uma sólida formação inter(multi)disciplinar;