gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Filosofia

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Filosofia da Educação

 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS

PROGRAMA ANALÍTICO

CÓDIGO: IE 306

CRÉDITOS: 03

(3T-0P)

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO


Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

Refletir sobre o processo educativo dentro da problemática humana; estimular a percepção crítica dos diferentes fatores que afetam a relação pedagógica; contribuir para o desenvolvimento da consciência profissional.

EMENTA:

Filosofia e Filosofia da Educação. A Educação ao longo da história e suas questões filosóficas. O papel da Educação no contexto social. As tendências liberais e progressistas na Educação. A filosofia do cotidiano escolar. A formação do professor. O pensamento educacional frente ao processo de globalização.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Filosofia.

1.1. O que é Filosofia.

1.2. O processo do filosofar.

1.3. O que é Filosofia da Educação.

 

2. A Educação ao longo da história e suas questões filosóficas.

2.1 O pensamento pedagógico: grego; medieval; renascentista (humanista); iluminista (racionalismo, liberalismo); positivista; existencialista; da Escola Nova (pragmatismo); socialista.


3. O papel da Educação no contexto social.

3.1. Educação como: redenção, reprodução e transformação da sociedade.


4. Tendências liberais e progressistas na Educação.

4.1. Pedagogia liberal: tradicional; renovada progressivista (Escola Nova); renovada não-diretiva; tecnicista. Tendências Progressistas: libertadora; libertária; crítico social dos conteúdos.


5. Filosofia do cotidiano escolar.

5.1. O senso comum pedagógico.

5.2. Os sujeitos do processo educativo: o educador e o educando.


6. A formação do professor.

6.1. Questões atuais relacionadas a educação no Brasil.


7. O pensamento educacional frente ao processo de globalização.

7.1. Visão neoliberal de ensino.

7.2. Visão social de Educação.

BIBLIOGRAFIA:

ARANHA, Maria L. de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.

 

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica. 2a. ed. Trad. Ruth R. Josef. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

 

CHAUÍ, Marilena. "Ideologia e Educação". In: Educação e Sociedade. São Paulo: nº 5, jan., 1980.

_________. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

COUTINHO, Carlos N. O pensamento inquieto. Brasília: UNB, 1992.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição. 6a.ed. São Paulo: Cortez, 1995.

 

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FULLAT, Octavi. Filosofias da Educação. Petrópolis: Vozes, 1994.

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 3a.ed. São Paulo: Ática, 1995.

_________. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 9a.ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz T. Neoliberalismo, qualidade total e educação. 3a.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

 

GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

 

KNELLER, Georges F. Introdução à filosofia da educação. 8a.ed. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

 

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da praxis. 2a.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

 

LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. 9a.ed. São Paulo: Cortez, 1994.

 

MATOS, Olgária. Filosofia a polifonia da razão: filosofia da Educação. São Paulo: Sapione, 1997.

NIDELCOFF, Maria T. Uma escola para o povo. São Paulo: Brasiliense, 1980.

 

PACHECO, Eliezer. "Estado democracia e cidadania: duas visões". In: Contexto & Educação. Univ. Ijuí, ano 3, nº 11, jul./set. 1988, p. 25 – 34.

 

PAVIANI, Jayme. Problemas de filosofia da educação. 6a.ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

PILETTI, Claudino. Filosofia da Educação. 7a.ed. São Paulo: Ática, 1995.

RESENDE, Antonio (org.). Curso de Filosofia. 6a.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 6a.ed. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1985.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1993.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação. São Paulo: Ática, 1993.

TELES, Antônio Xavier. Introdução ao estudo de Filosofia. 30. ed. São Paulo: Ática, 1995.

Skip to content