Filosofia da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO |
CÓDIGO: IE 306 CRÉDITOS: 03 (3T-0P) |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Cada Crédito corresponde a 15h/ aula |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO |
OBJETIVO DA DISCIPLINA:Refletir sobre o processo educativo dentro da problemática humana; estimular a percepção crítica dos diferentes fatores que afetam a relação pedagógica; contribuir para o desenvolvimento da consciência profissional. |
EMENTA:Filosofia e Filosofia da Educação. A Educação ao longo da história e suas questões filosóficas. O papel da Educação no contexto social. As tendências liberais e progressistas na Educação. A filosofia do cotidiano escolar. A formação do professor. O pensamento educacional frente ao processo de globalização. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:1. Filosofia. 1.1. O que é Filosofia. 1.2. O processo do filosofar. 1.3. O que é Filosofia da Educação.
2. A Educação ao longo da história e suas questões filosóficas. 2.1 O pensamento pedagógico: grego; medieval; renascentista (humanista); iluminista (racionalismo, liberalismo); positivista; existencialista; da Escola Nova (pragmatismo); socialista.
3. O papel da Educação no contexto social. 3.1. Educação como: redenção, reprodução e transformação da sociedade.
4. Tendências liberais e progressistas na Educação. 4.1. Pedagogia liberal: tradicional; renovada progressivista (Escola Nova); renovada não-diretiva; tecnicista. Tendências Progressistas: libertadora; libertária; crítico social dos conteúdos.
5. Filosofia do cotidiano escolar. 5.1. O senso comum pedagógico. 5.2. Os sujeitos do processo educativo: o educador e o educando.
6. A formação do professor. 6.1. Questões atuais relacionadas a educação no Brasil.
7. O pensamento educacional frente ao processo de globalização. 7.1. Visão neoliberal de ensino. 7.2. Visão social de Educação. |
BIBLIOGRAFIA:ARANHA, Maria L. de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.
CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica. 2a. ed. Trad. Ruth R. Josef. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
CHAUÍ, Marilena. "Ideologia e Educação". In: Educação e Sociedade. São Paulo: nº 5, jan., 1980. _________. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995. COUTINHO, Carlos N. O pensamento inquieto. Brasília: UNB, 1992. CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição. 6a.ed. São Paulo: Cortez, 1995.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. FULLAT, Octavi. Filosofias da Educação. Petrópolis: Vozes, 1994. GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 3a.ed. São Paulo: Ática, 1995. _________. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 9a.ed. São Paulo: Cortez, 1995. GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz T. Neoliberalismo, qualidade total e educação. 3a.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
KNELLER, Georges F. Introdução à filosofia da educação. 8a.ed. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.
KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da praxis. 2a.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. 9a.ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MATOS, Olgária. Filosofia a polifonia da razão: filosofia da Educação. São Paulo: Sapione, 1997. NIDELCOFF, Maria T. Uma escola para o povo. São Paulo: Brasiliense, 1980.
PACHECO, Eliezer. "Estado democracia e cidadania: duas visões". In: Contexto & Educação. Univ. Ijuí, ano 3, nº 11, jul./set. 1988, p. 25 – 34.
PAVIANI, Jayme. Problemas de filosofia da educação. 6a.ed. Petrópolis: Vozes, 1991. PILETTI, Claudino. Filosofia da Educação. 7a.ed. São Paulo: Ática, 1995. RESENDE, Antonio (org.). Curso de Filosofia. 6a.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 6a.ed. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1985. SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1993. SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação. São Paulo: Ática, 1993. TELES, Antônio Xavier. Introdução ao estudo de Filosofia. 30. ed. São Paulo: Ática, 1995. |