Didática Geral

 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS

PROGRAMA ANALÍTICO

CÓDIGO: IE 302

CRÉDITOS: 04

(2T-2P)

DIDÁTICA GERAL


Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

– Analisar a contribuição da Didática na formação do Professor da Educação Básica;

– Analisar criticamente a fundamentação teórica e a aplicação prática em nossa realidade educacional de diferentes experiências de ensino, no contexto de uma pedagogia para a transformação da sociedade;

– Compreender a especificidade da função do professor como orientador do processo de ensino-aprendizagem e seu papel na formação integral do educando;

– Caracterizar as fases do planejamento de ensino analisando os elementos componentes de cada fase e reconhecendo sua importância no processo ensino-aprendizagem; – Vivenciar atividades de planejamento, execução e avaliação das atividades docentes, conciliando teoria e prática e desenvolvendo uma visão crítica e contextualizada da prática pedagógica.

EMENTA:

Fundamentos didáticos e sua aplicação à realidade da Educação Básica. Elementos da ação pedagógica. Planejamento, elaboração e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Relacionamento professor-aluno. Posicionamento crítico e contextualizado da prática educativa e do papel do educador na sociedade brasileira.

CONTEÚDO PROGRÁMATICO:

1. Educação e Didática

    1. – Conceituação básica.

    2. – Prática educativa e sociedade.

    3. – Contextualização e multidimensionalidade da prática pedagógica.

    4. Prática pedagógica no contexto de uma pedagogia para a transformação. As tarefas da escola pública democrática.

    5. Didática e formação do Professor.educador: compromisso social, humano, político e pedagógico.

     

    2. A Didática e o Processo de Ensino

     

    2.1 Caráter educativo do processo de ensino-aprendizagem.

    2.2 Características, estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino.

    2.3 Princípios básicos do ensino.

    2.4 Relacionamento professor-aluno: aspectos éticos, emocionais e ideológicos.

    2.5 Ensino-crítico.

    3. Planejamento Escolar: elementos de ação pedagógica no contexto de uma pedagogia para a transformação

    3.1 Conceituação, funções e importância do planejamento escolar.

    3.2 Níveis e relações: Planejamento educacional, Curricular e de Ensino.

    3.3 Fases e elementos componentes do planejamento de ensino.

    3.4 Tipos de planos de ensino: Plano de Curso. Plano de Unidade. Plano de Aula.

    3.5 Análise crítica do planejamento: Planejamento participativo.

    4. Elementos componentes do planejamento de ensino.

    4.1 Conhecimento da realidade: requisito para o planejamento escolar.

    4.2 Objetivos educacionais: Importância. Classificação. Elaboração.

    4.3 Conteúdos de ensino: Seleção e organização.

    4.4 Procedimentos de Ensino: conceituação, classificação, seleção e utilização de métodos e técnicas de ensino. Relação objetivo-conteúdo-método.

    4.5 Recursos de Ensino: classificação, seleção e utilização.

    4.6 Avaliação escolar: conceituação, características, modalidades, técnicas e instrumentos.

    4.7 Avaliação do processo ensino-aprendizagem: visão crítica.

    BIBLIOGRAFIA:

    ALENCAR, Eunice Soriano de. Novas contribuições da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1992.

    ALVES, Ruben. A alegria de Ensinar. São Paulo: Ars. Poética, 1994.

    _____________. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Ars. Poética, 1995.

    _____________. Estórias de quem gosta de ensinar. São Paulo: Ars. Poética, 1995.

    ALVES, Nilda (org.) Formação de Professores: Pensar e Fazer. São Paulo: Cortez, 1996.

    BLOOM, Benjamim et al. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. Sao Paulo: Pioneira, 1983.

    _____________ Taxionomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, l979.

    CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis:Vozes, 1995.

    _____________ . A Didática em Questão. Petrópolis: Vozes, 1983.

    CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 1985.

    DALMAS, A. Planejamento participativo na escola. Petrópolis: Vozes, 1994.

    FONTANA, R. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas, Autores Associados, 1996

    FRANCO, L.A. C. A . A escola do trabalho eo Trabalho da escola. São Paulo, Cortez, 1991.

    FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

    _____________. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

    FREIRE, Paulo & SHOR, L. Medo e Ousadia. Uma perspectiva construtivista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

    GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. Petrópolis: Vozes, 1995.

    HOFFMAN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio. Porto Alegre: Mediação, 1991.

    _____________ . Avaliação mediadora. Uma prática em construção da-pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Educação e realidade, l993.

    KUENZER, Á.; CALAZANS, M. J. & GARCIA, W. Planejamento e Educação no Brasil. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990.

    LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo, 1994.

    LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação Educacional escolar: para além do autoritarismo. São Paulo: ANDES, ANDE (5), pp. 47 – 51., 1986.

    MENEZES, L.C.(Org.) Professores: Formação e Profissão. Campinas/São Paulo: Autores Associados/ Nupes/Unesco, 1996.

    MIZUKAMI, Mª da Graça N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

    MOREIRA, Antonio F.B. (Org.) Conhecimento educaciona1 e formação do Professor. Campinas: Papirus, 1994.

    MULTIEDUCAÇÃO (Núcleo curricular básico). Rio de Janeiro: SME, 1996.

    NERICI, Imidio G. Didática Geral Dinâmica. São Paulo: Editora Científica, 1973.

    NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma Escola para o Povo. São Paulo: Brasiliense, 1980.

    _______ . A Escola e a Compreensão da Realidade. São Paulo: Brasiliense, 1981.

    OLIVEIRA, M. R. (Org.) Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas: Papirus, 1993.

    PARRA, Nélio. Ensino Individualizado: programas e materiais. São Paulo: Saraiva, 1978.

    PENIN, Sonia. Cotidiano e Escola. São Paulo: Cortez, 1995.

    PIMENTA, Selma G. (Org.) Didática e Formação de Professores. São Paulo: Cortez, 1997.

    RODRIGUES, Neidson. Lições do Principe e outras lições. São Paulo: Cortez, 1995.

    VEIGA, Ilma P.A. Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 1996.