CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

Orientar o aluno acerca da reflexão filosófica sobre as Ciências Sociais e discutir criticamente os textos dos autores estudados.

EMENTA:

O dualismo “Ciências Humanas X Ciências Naturais” e os seus pressupostos; a questão do método e as pretensões de autonomia das Ciências Humanas; Explicação e Previsão nas Ciências Humanas; Ciências Humanas, Filosofia e Ideologia; o Estruturalismo; a Arqueologia das Ciências Humanas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. O dualismo “Ciências Humanas X Ciências Naturais”: a idéia de clássica de Ciência da Natureza e o positivismo das Ciências Sociais no séc. XIX. O conceito de Ciências Humanas na filosofia alemã no inicio do séc XX.

2. A questão do método: os procedimentos habituais das Ciências Naturais aplicados as Ciências Humanas. O Método da compreensão e o seu emprego nas Ciências Humanas. O método dialético. A pretensão de autonomia da das Ciências Humanas.
3. Explicação e previsão: a formação de teoria nas Ciências Naturais; explicações e previsões no modelo de leis abrangentes. O discurso das Ciências Humanas e a sua forma de explicar. O problema da previsão nas Ciências Humanas.

4. Ciências Humanas, Filosofia e Ideologia: a questão da neutralidade. A questão da Norma e dos valores nas Ciências Humanas.

5 O Estruturalismo e a Arqueologia das Ciências Humanas.

Bibliografia Básica

DOSSE, François. Historia do estruturalismo. Bauru, SP: EDUSC, 2007. 2v. .

FOUCAULT, Michel; MOTTA, Manoel Barros da. Arqueologia das ciências e historia dos sistemas de pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. lii, 376 p. (Ditos & escritos ; 2).

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 541 p. (Coleção Tópicos).

HABERMAS, Jurgen. O discurso filosófico da modernidade : doze lições. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 540 p. (Tópicos)

MACHADO, Roberto. Foucault, a ciência e o saber. 4. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, c2009. 202p.

Bibliografia Complementar

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1972. 256 p. (Epistemologia e pensamento contemporâneo; 3).

JAPIASSU, Hilton. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981. 173p.

PORTOCARRERO, Vera. Filosofia, historia e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002. 268 p. I