CONVENIO DA UFRRJ COM A Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP) ABRE VÁRIAS POSSIBILIDADES DE INTERCAMBIO INTERNACIONAL

A UFRRJ passou recentemente a fazer parte da Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP) – (www.auip.org ), juntando-se a uma lista de várias outras universidades do mundo (ver lista em https://auip.org/es/instituciones-asociadas/instituciones-asociadas1/375-brasil ).

Após 2 anos de articulações e tratativas tendo o prof. Antonio C. S Abboud (DFITO) como responsável e com apoio da reitoria e da CORIN, essa iniciativa de internacionalização já pode ser aproveitada pela comunidade da UFRRJ.

A AUIP, com sede na Espanha, oferece uma série de possibilidades de intercâmbio a docentes, discentes e técnicos-administrativos que desejem realizar mobilidades a outros países para fins de aperfeiçoamento profissional.

Por exemplo, há atualmente alguns editais abertos como o Programa de Bolsas de Mobilidade Pós-doutoral entre universidades latino-americanas e andaluzas 2020 (https://www.auip.org/pt/bolsasauip) para professores e técnicos. Para alunos graduados na UFRRJ que desejem fazer um mestrado, há o edital de Becas para realizar Estudios de Máster Universitario en la Universidad Carlos III 2020 https://auip.org/es/becas-auip/1902. Outros editais estão por vir.

Redes de pesquisa

Além de bolsas, a AUIP concede a oportunidade de se criar redes de pesquisa (https://auip.org/es/redes-de-investigacion/relacion-redes).

De fato, paralelamente ao processo de adesão da UFRRJ à AUIP, Prof. Abboud (DFITO) e Prof. Roberto Rodriguez da Universidad Nacional del Sur (Bahia Blanca, Argentina) articularam e obtiveram a recente criação da RED IBEROAMERICANA DE INVESTIGACIÓN EN AGRICULTURA ORGÁNICA (REDIAO) com a participação de 12 universidades de 10 países a saber: Argentina: Universidad Nacional del Sur (UNS); Brasil: Universidade Federal Rural de Río de Janeiro (UFRRJ); Colombia: Universidad del Tolima (UT); Cuba: Universidad Agraria de La Habana (UNAH) e Universidad de La Habana (UH); Chile: Universidad Católica de Valparaíso (PUCV); Ecuador: Universidad Católica de Santiago de Guayaquil (UCSG); España: Universidad de Almería (UAl) e Universidad Politécnica de Cartagena (UPCT); Guatemala: Universidad Rafael Landivar (URL); México: Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e Portugal: Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA/IPVC) . Essa rede ainda em processo de estruturação possibilitará o intercâmbio de pesquisadores e ajudará na realização de projetos conjuntos na área de agricultura orgânica com apoio da AUIP.

Últimas Notícias

EDITAL PPGEA/UFRRJ N º 01/2024

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – PPGEA, daUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro, comunica que, leia mais

04/04/2024

CLASSIFICAÇÃO FINAL TURMA DEMANDA SOCIAL 2024-1

Classificação Final

01/12/2023


ALTERAÇÃO NAS BANCAS DE AVALIAÇÃO TURMA DEMANDA SOCIAL 2024-1

Alteração das bancas sexta a tarde

08/11/2023

HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS PARA SELEÇÃO DA TURMA DEMANDA SOCIAL 2024/1

3ª ETAPA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA A TURMA DEMANDA SOCIAL 2024-1 Prezados/as candidatos/as,A terceira etapa do processo seletivo para leia mais

06/11/2023

RESULTADO DA 2 ETAPA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA A TURMA DEMANDA SOCIAL 2024-1

Clique para acessar o Resultado da Etapa 2

23/10/2023

mais notícias