Áreas

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

1. Área de Concentração – Sistemas Agrícolas:

A área de concentração tem por objetivo o estudo de temas relacionados às atividades de produção agrícola em pequena e grande escala, com ênfase nos sistemas de manejo de áreas agrícolas, engenharia de água e solo, agricultura de precisão, nas relações solo-água-planta, máquinas e mecanização agrícola, na racionalização de energia na agroindústria e agricultura, fontes de energias alternativas. Esta área de concentração visa solucionar problemas relacionados a agricultura a partir do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e aplicação de métodos de vanguarda para avaliação e controle de sistemas agrícolas, visando o aumento de produtividade, redução de custos, preservação e conservação dos recursos naturais envolvidos. Por fim, a área também busca atender a atual demanda de pesquisas impulsionadas pela Agricultura 4.0 com a inserção de tecnologias digitais automatizadas a partir de pesquisas associadas ao monitoramento de lavouras a partir da automação de sistemas, inteligência artificial e visão artificial de máquinas.

 Linhas de Pesquisa:

1.1. Sistemas Agrícolas/ Mecanização, instrumentação e automação na agricultura: Esta linha tem como objetivo desenvolver projetos que envolvam a avaliação o desempenho técnico, operacional e econômico de conjuntos mecanizados e sua demanda energética; interação máquina planta solo; otimização de sistemas mecanizados; avaliação e desempenho de tratores agrícolas; e projetos de máquinas agrícolas. Se enquadra também temáticas envolvendo agricultura de precisão com o objetivo de estudar a variabilidade espacial de atributos visando a geração e interpretação de mapas de solo, adubação, aplicação de defensivos plantio e colheita; o desempenho e desenvolvimento de máquinas para aplicação de defensivos agrícolas a taxa variável; desenvolver sistemas de controle e monitoramento durante o plantio; a utilização de VANTS na agricultura, e sensoriamento remoto aplicado a agricultura. Por fim, esta linha de pesquisa contempla projetos que envolvam o desenvolvimento e avaliação de sensores e sistemas automatizados aplicáveis a agricultura; sistemas de visão artificial de máquinas; uso da inteligência artificial para soluções na agricultura; machine learning (aprendizagem de máquinas); e desenvolvimento de softwares para monitoramento e controle de processos agrícolas.

1.2. Sistemas Agrícolas/ Engenharia de Sistemas Agrícolas: Nesta linha de pesquisa objetiva-se estudar as relações água, solo, planta e clima; sistema de irrigação e seus componentes; manejo de irrigação; relações físico-hídricas no solo; legislação relacionada a recursos hídricos e ambientais; desenvolvimento de técnicas e tecnologias ligadas a engenharia de água e solo; mapeamento e quantificação de geoambientes e uso do solo em bacias hidrográficas. Nesta linha também é inserida pesquisas ligadas à racionalização de energia na cadeia produtiva agroindustrial e desenvolvimento de tecnologias alternativas de geração de energia limpa e sustentável (biocombustíveis e biogás), planejamento integrado dos recursos energéticos, energia solar fotovoltaica e térmica. Por fim, podem ser inseridos nesta desta linha de pesquisa projetos com foco que apresentem como o princípio básico a utilização e desenvolvimento de tecnologias inovadoras e conhecimento dos sistemas produtivos sustentáveis, com diretrizes de pesquisas para o desenvolvimento de projetos relacionados ao manejo de sistemas agrícolas de produção, incluindo todos os processos produtivos de preparo do solo, plantio, manejo cultural, colheita, beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas, conservação do solo, e ambiência no meio rural.

______________________________________________________________________________________

2. Área de concentração – Meio Ambiente:

A área de concentração dará ênfase aos estudos de processos físicos, químicos e biológicos aplicados ao meio ambiente, interligando as diferentes interfaces do conhecimento. A área de concentração visa monitorar, modelar e gerenciar os problemas de poluição água e solos em áreas agrícolas, resíduos agroindustriais, tratamento de águas residuárias, recuperação de áreas degradadas e avaliar aspectos associados a legislação relacionada a recursos hídricos e ambientais. O estudo e mapeamento impactos devido as mudanças climáticas em ambientes diversos e na produção agrícola também é alvo de estudo desta área. Pesquisas associadas a temas ligados a bioeconomia circular são contempladas nesta área de concentração.

Linhas de Pesquisa:

2.1. Meio Ambiente/ Poluição ambiental e Resíduos agroindustriais: Esta linha de pesquisa trata do estudo da poluição ambiental e do gerenciamento dos resíduos agroindustriais, que envolvem: legislação relacionada a recursos hídricos e ambientais; aproveitamento, tratamento e reuso de águas residuárias; uso agrícola de biossólidos; gerenciamento e aproveitamento de resíduos agrícolas e agroindustriais; avaliação da qualidade do solo e de águas; análise do impacto e métodos de mitigação da poluição do solo e de águas; dinâmica de poluentes no ambiente e temas associados à bioeconomia circular.

2.2. Meio Ambiente/ Mudanças climáticas e Recuperação de áreas degradadas: Esta linha de pesquisa contempla estudos associados a mudanças climáticas globais e sua aplicação regional, detecção, atribuição de causas físicas, avaliação de impactos e análise de vulnerabilidade a mudanças climáticas. A linha também contempla pesquisas associadas a recuperação da integridade física, química e biológica de áreas degradadas e recuperação de capacidade produtiva de áreas agrícolas.

Postado em 30/07/2014 - 13:51 - Atualizado em 06/10/2021 - 00:55

Skip to content