Defesas de Trabalho de Conclusão – 2020

OBSERVAÇÃO: Os PDFs que ainda não estão disponíveis nessa página, estão em fase final de ajustes pós-defesa.

Compras Públicas Sustentáveis – um estudo sobre a aquisição de materiais no campus
Paracambi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Discente: Lucas Ribeiro Ferraz
Data da defesa: 07/02/2020
Orientador: Prof. Dr. Daniel Ribeiro de Oliveira
LINK

Novo modelo para área de tecnologia da informação nos Institutos Federais de Educação: uma proposta com suporte em governança de TI.
Discente: Dayene Mendes Silva Gonçalves
Data da defesa: 17/02/2020
Orientador: Prof. Dr. André Luiz de Castro Leal
LINK

Proposta de desenvolvimento de critérios para práticas de gestão sustentável nas licitações da reitoria no Instituto Federal Do Rio De Janeiro-IFRJ
Discente: Vanessa de Oliveira
Data da defesa: 29/05/2020
Orientador: Profa. Dra. Roberta Dalvo
LINK

Racionalização dos processos de trabalho das secretarias acadêmicas de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal do Rio de Janeiro.
Discente: Verônica Trindade Marques
Data da defesa: 25/06/2020
Orientador: Prof. Dr. Saulo Barbará de Oliveira
LINK

Práticas de Gestão do Conhecimento em organizações de ensino: um diagnóstico do sistema de Educação a Distância do IFRJ.
Discente: Thiago Luís Lopes Calmeto
Data da defesa: 02/07/2020
Orientador: Prof. Dr. André Yves Cribb
LINK

Construção e validação de uma cartilha como tecnologia educacional para a promoção da gestão socioambientalmente responsável de compras no IFRJ.
Discente: Josiane Tolêdo e Silva
Data da defesa: 15/07/2020
Orientador: Prof. Dr. André Yves Cribb
LINK

Mapeamento de processos de contratação de serviços terceirizados e aprendizagem coletiva para adotar a instrução normativa 05/2017: subsidiando capacitação no IFRJ – Campus Paracambi.
Discente: Ronian Grossi da Silva Siqueira
Data da defesa: 17/07/2020
Orientador: Profa. Dra. Beatriz Quiroz Villardi Villardi
LINK

Desempenho estratégico orientado a processos, competências e indicadores: proposições para as bibliotecas do Instituto Federal do Rio De Janeiro.
Discente: Thais da Silva Alves
Data da defesa: 27/07/2020
Orientador: Prof. Dr. Américo da Costa Ramos Filho
LINK

Proposição, aplicação e validação de um framework de avaliação de riscos, aplicado ao compartilhamento de sistemas de radiocomunicações de um órgão de segurança pública.
Discente: Aluisio Sardinha Garcia
Data da defesa: 10/08/2020
Orientador: Prof. Dr. André Luiz de Castro Leal
LINK

Aplicações da ferramenta SERVQUAL na avaliação da qualidade em serviços de transporte interestadual de passageiros: o caso de uma empresa da zona da mata mineira.
Discente: Laura Aline Caldi de Azevedo
Data da defesa: 13/08/2020
Orientador: Profa. Dra. Maria Cristina Drumond e Castro
LINK

Desafios da gestão de estoques de peças de reposição em uma empresa pública de geração de energia.
Discente: Christina Viana Godinho
Data da defesa: 30/10/2019