Solicitação de emissão de Diploma

Atualizado em 29/03/2022, de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA No 05, DE 28 DE MARÇO DE 2022:

ORIENTAÇÃO GERAL PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO:

Atentar para o manual a seguir:

Manual-Elaboração-de-Dissertações-e-Teses-da-UFRRJ

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ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE EMISSÃO DE DIPLOMA

 

1. Após a defesa, o(a) orientador(a) deverá encaminhar a ata de defesa à secretaria, para inclusão no SIPAC (em caso de defesas remotas e híbridas) e aprovação no SIGAA.

2. A Secretaria incluirá a ata e folha de aprovação no SIPAC para assinaturas eletrônicas da banca. A folha de aprovação será encaminhada ao e-mail do concluinte, para inclusão na versão final da dissertação.

3. Após a aprovação da versão final da dissertação pelo(a) orientador(a) e banca, o concluinte deverá inserir o arquivo em PDF no SIGAA e seguir os demais passos junto ao/a orientador(a): Passos no SIGAA.

4. O concluinte deverá:

             4.1. Encaminhar ao e-mail do PPGDT: Termo de autorização de publicação eletrônica de teses e dissertações preenchido (para inclusão no SIPAC e assinaturas eletrônicas do concluinte, orientador e coordenador), modelo a seguir: Termo de autorização de publicação.

Neste passo, caso o concluinte não consiga mais acesso ao SIPAC para realização de assinatura eletrônica, deverá realizar cadastro como assinante externo e a coordenação/secretaria do PPGDT deve aprovar. Orientações para cadastro em:  https://docs.google.com/document/d/1B2pJbU6t4vnh-awiVIj7Qj9zENtOo-H-92fEQjwf1fE/edit?usp=sharing

             4.2. Encaminhar ao e-mail do PPGDT: Declaração comprovando a submissão do artigo científico assinada pelo orientador: acesse aqui o modelo.

OBS.: Segundo o Regulamento do PPGDT:  Artigo 50, f) apresentar comprovação de envio de pelo menos um artigo científico, mediante protocolo de recebimento, para publicação em periódicos recomendados pela área PURD, sendo o conteúdo do artigo, preferencialmente, parte de sua dissertação.

             4.3. Solicitar o Nada Consta à Biblioteca da UFRRJ, pelo e-mail: bibliot@ufrrj.br, com as seguintes informações: nome completo, matrícula, nome do curso e e-mail para contato.

             4.4. Entregar na Secretaria do PPGDT: 

                    4.4.1. Uma via da dissertação em capa preta. 

                    4.4.2. Termo de autorização de publicação eletrônica de teses e dissertações, com as assinaturas eletrônicas (ver item 4.1 – após as assinaturas eletrônicas, a secretaria encaminhará ao e-mail do concluinte) e o Nada consta emitido pela Biblioteca.

Obs.: 1) A Secretaria não receberá a dissertação e demais documentos com pendências em assinaturas.

2) Agendar a entrega através do e-mail: ppgdt@ufrrj.br

Atenção: Atualizar o currículo lattes antes da entrega da dissertação!

3) Nenhum documento será expedido pelo Programa de Pós-Graduação ou pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação até que a versão definitiva do trabalho de final de curso/da dissertação/tese seja recebida e todos os demais itens exigidos para titulação tenham sido atendidos. 

Após a entrega da dissertação pela Secretaria do PPGDT na Biblioteca Central da UFRRJ, a Secretaria Acadêmica da PROPPG tem o prazo de 60 (sessenta) dias corridos para expedir o diploma. Passado este prazo, o discente deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica através dos e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com para verificar se o diploma está pronto.

O diploma deverá ser retirado na sala 115 do Pavilhão Central (P1), em Seropédica, no horário de funcionamento do setor. O histórico oficial é o do SIGAA e o aluno pode obtê-lo acessando o Portal do Discente, aba Ensino – Emitir Histórico. Para retirar o diploma, o aluno deverá levar documento original de identificação oficial com foto. Outra pessoa que venha em seu lugar, deverá vir com procuração simples com sua assinatura autenticada em cartório, a procuração deve ser original. O procurador deverá levar documento original de identificação oficial com foto dele. A procuração ficará retida no setor. Servidor público da UFRRJ não pode atuar como procurador (Lei Federal nº 8.112/90, art. 117, inciso XI). Os modelos de procuração podem ser encontrados no Menu “Documentos e Informações Importantes” ou podem ser solicitados à Secretaria Acadêmica da PROPPG por e-mail. O diploma não deve ser plastificado. Não há envio de documentos pelos correios.

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Atenção aos modelos e orientações a seguir para apoio na construção da parte pré-textual da dissertação:

-Capa: (exemplo)

Obs.: A encadernação em capa dura deve ser na cor preta, com as letras em dourado, fonte Times New Roman, tamanho 14 para a capa e 12 para a lombada (lateral): modelo de capa

-Folha de rosto: (modelo) atenção à ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

-Ficha catalográfica: Solicitar em: https://fichacatalografica.ufrrj.br/  Atenção às orientações de preenchimento, especialmente quanto ao código cutter: https://fichacatalografica.ufrrj.br/FichaCat_diretrizes_2011.pdf

Após gerar a ficha, enviar à Secretaria do PPGDT, para verificação, por e-mail.

-Folha de aprovação: (modelo) com assinaturas originais (não sendo aceitas assinaturas digitalizadas) ou com as assinaturas eletrônicas através do SIPAC (ver item 2 das ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE EMISSÃO DE DIPLOMA).

-Na página de agradecimentos da dissertação incluir a informação a seguir (obrigatório para todos os alunos, independente do recebimento de bolsa pela CAPES): O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.

Em caso de dúvidas, sempre entrar em contato com a secretaria: ppgdt@ufrrj.br

 

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