Psicologia da Eduacação II

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS

PROGRAMA ANALÍTICO

CÓDIGO: IE 205

CRÉDITOS: 03

(3T-0P)


Psicologia da Educação II


Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

Capacitar o aluno a reconhecer as principais abordagens teóricas em psicologia da aprendizagem; habilitar o aluno a utilizar técnicas de transformação do comportamento.

EMENTA:

Objeto da psicologia da aprendizagem; Posições teóricas em psicologia da aprendizagem; Condicionamento e Aprendizagem Cognitiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. A Psicologia na educação:

1.1. A construção social do sujeito.

1.2. A Psicologia do Desenvolvimento.

1.3. A Psicologia da Aprendizagem

2. Principais abordagens teóricas em psicologia da Aprendizagem;

2.1. Abordagem Mecanicista: analise Experimental do Comportamento

2.1.1. Tipos de Condicionamento

2.1.2. Análise experimental do Comportamento aplicada em sala de aula: Possibilidades e limitações.

2.2. Abordagem Cognitivista:

2.2.1. 0 Cognitivismo

2.2.2. 0 Construtivismo aplicado em sala de aula: Possibilidades e Limitações.

BIBLIOGRAFIA:

COLL, C.; MARTÍN, E.; MAURI, T.; MIRAS, M.; ONNURIA, J.; SOLÉ, I.; ZABALA, A. 0 construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ed. Ática, 1999.

DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1993.

HILGARD, E.R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: E.P.U., 1966.

GEISER, K. Modificação do comportamento e sociedade controlada. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

BROOKS,J & BROOKS,M. Construtivismo em sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.