Psicologia da Eduacação I

 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

 

DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

 

DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL

 

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS

 

PROGRAMA ANALÍTICO

CÓDIGO: IE 204

CRÉDITOS: 03

(3T-0P)

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I


Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

Capacitar o aluno a compreender os processos de desenvolvimento da criança e do adolescente e a relacionar o conhecimento científico acerca do desenvolvimento humano com o exercício do papel do professor; reconhecer a importância e a utilidade da psicologia do desenvolvimento para o desempenho do papel do educador.

EMENTA:

Psicologia do desenvolvimento; Processos do desenvolvimento da criança e do adolescente; Principais períodos do desenvolvimento e Principais áreas do desenvolvimento.

CONTEÚDO PROGRÁMATICO:

1. Psicologia do Desenvolvimento: conceituação, objeto de estudo e metodologia:

1.1 – O conceito de psicologia do desenvolvimento;

1.2 – O campo de estudo da psicologia do desenvolvimento;

1.3 – Metodologia científica aplicada à psicologia do desenvolvimento.

2. Desenvolvimento Cognitivo:

2.1 – Piaget e o desenvolvimento cognitivo;

2.2 – Conceitos centrais da teoria de Jean Piaget;

2.3 – Os períodos de desenvolvimento cognitivo;

2.4 – Os efeitos do ambiente no desenvolvimento do pensamento.

3. Desenvolvimento Psicossexual:

3.1 – A abordagem psicanalítica de Freud;

3.2 – Conceitos centrais da teoria de Freud;

3.3 – Os períodos de desenvolvimento psicossexual;

3.4 – Desenvolvimento do aparelho psíquico.

4. Desenvolvimento Social:

4.1 – A abordagem Behaviorista : Skinner;

4.2 – A abordagem da aprendizagem social : Bandura.

BIBLIOGRAFIA:


BALDWIN, A.L. Teorias do desenvolvimento da criança. São Paulo: Pioneiras, 1973.

BEE, H. A criança em desenvolvimento São Paulo: Harper e How do Brasil, 1984.

BIAGGIO, A.M. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1978.

PIKUNAS. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil.

RAPPAPORT, C. R. et al. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU, Vol. 1, 1991

RODRIGUES, M. Psicologia Educacional. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976.

STONE, L.Y.; CHURCH, J. Infância e Adolescência: Uma psicologia da pessoa em crescimento. Belo Horizonte: Interlivros, 1979.