José Nicolao Julião

Possui graduação (1987) e mestrado (1994) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado (2001) em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Fez estágios nas universidades de Leipzig e Bielefeld, na Alemanha, em nível de doutorado sandwich como bolsista do DAAD e da CAPES. Realizou estágio Pós-Doutoral na Technische Universität Berlin (2012) como bolsista da CAPES. É professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: a crítica de Nietzsche à cultura e a sua recepção; a Filosofia da História, de Sto. Agostinho ao historicismo. Também atua nos seguintes temas:Teoria do Conhecimeto, sobre o relativismo; Ética, questões de fundamentação e multiculturalismo. Fez parte dos programas de pós graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiais (2001) e da Universidade Gama Filho-RJ (2006-2010). Faz parte dos programas de pós graduação em Filosofia e em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Faz parte dos seguintes GTs da ANPOF : GT-Filosofia da História e Modernidade; GT-Pragmatismo; GT-Nietzsche. É Membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia e da “Nietzsche-Gesellschaft” (Naumburg/Alemanha).