Construção do PPC do Curso de Ciência da Computação
Pontos levantados e aprovados nas reuniões:
1) Sobre a carga horária do curso
2) Construção da matriz curricular
A sugestão do NDE é que a Matriz Curricular seja Núcleos de Conhecimento, sendo eles:
Em cada núcleo deverão ser desenvolvidas habilidades e competência que fazem com que o aluno alcancem o perfil do egresso descrito no PPC.
Uma possível matriz seria esta: Clique aqui. (esta matriz é só para ter uma ideia. As disciplinas não estão no período correto ainda e o total de disciplinas por área ainda está em estudo)
Na Formação Horizontal o aluno deverá aprender o conteúdo básico das grandes áreas da computação. Já no Núcleo de Formação Específica o aluno deverá aprofundar o conhecimento em uma(s) das área desejadas cursando um conjunto de disciplinas optativas qiue o fará mais especialista na área escolhida. Veja que teremos um conjunto grande de disciplinas optativas.
Atualização do PPC – Para ajudar Clique Aqui
O Núcleo de Programação deverá ser realizado pelo discente nos períodos iniciais do curso e devem ser desenvolvidas as seguintes competências:
Abstração | Implementação | Laboratório |
---|---|---|
1) Formalismo lógico e matemático 1.1) Teoria axiomática de conjuntos 1.2) Lógica de1º ordem 1.3) Combinatória2) Modelagem abstrata da computação 2.1) Modelo de memória (RAM) 2.2) Máquina de estados/FSM3) Formalização de problemas e algoritmos 3.1) Estrutura de dados 3.2) Grafos 3.3) Método de elaboração de algoritmos |
1) Fundamentos de arquiteturas 1.1) Memória 1.2) Endereçamento 1.3) Representação numérica 1.4) Condicionais 1.5) Estrutura de repetição2) Escrita do programa 2.1) Estruturada 2.2) Orientada a Objetos |
1) Depuração 2) Scripts 3) Compiladores |
Disciplinas que compõem o Núcleo de Programação:
Clique Aqui para acessar as ementas deste núcleo (versão 09/12/2016). Atualizada (Falta Matemática Discreta)
O Núcleo de Matemática tem como objetivo desenvolver as competências xxx
Disciplinas que compõem o Núcleo de Programação:
Clique Aqui para acessar as ementas deste núcleo.
As habilidades que devem ser desenvolvidas neste núcleo são definidas por área de acordo com a tabela abaixo (aprovada e discutida em novembro de 2016)
Área | Habilidades |
---|---|
Arquitetura e SO | 1) Funcionamento do processador 2) Hierarquia de memória 3) Concorrência 4) Entrada e Saída |
Banco de Dados | 1) Modelagem conceitual (entidade-relacionamento) 2) Projeto LógicoNormalização (quarta forma normal) 3) Álgebra e Cálculos Relacionais 4) SQL |
Engenharia de Software | 1) Entender as etapas do ciclo de desenvolvimento de sw 1.1) Engenharia de requisitos 1.2) Modelagem e desenvolvimento 1.3) Testes de SW 2) Evolução do sw |
Redes e Sistemas Distribuídos | 1) Memória distribuída 2) Entender a relação de causalidade 3) Modelos de camadas |
Computação Gráfica | 1) Conhecer o pipeline gráfico 1.1) Transformação geométrica 1.2) Modelos de iluminação 1.3) Modelos de Reflexão 1.4) Sombreamento 2) OpenGL |
Otimização | 1) Programação Linear (otimização contínua) 2) Combinatória (exponencial) 3) Abordagem de problema exponenciais (algoritmos aproximativos, heurísticas) |
Inteligência Artificial | 1) Lógica (diferenciar da lógica básica) 2) Algoritmos de busca 3) Classificação, regressão, pré-processamento de dados, experimentos, métricas |
Métodos Numéricos | 1) Álgebra Linear computacional (funções lineares) 2) Contínua (funções contínuas) |
Linguagens de Programação | 1) Linguagem de Programação 2) Compiladores |
Teoria da Computação | 1) Modelos de computação: autômatos finitos, máquina de Turing , linguagens. |
Disciplinas que compõem o Núcleo de Formação Horizontal (Reunião 07/12/2016):
Clique Aqui para acessar as ementas deste núcleo (ainda não está pronta).
O Núcleo de Formação Específica é formado por um conjunto de disciplinas específicas das área definidas no Núcleo de Formação Horizontal. Neste núcleo o discente poderá escolher qual área irá dar ênfase no curso. Para cada área deverá ser definida uma quantidade de créditos e quais disciplinas que deverão ser cumpridas para que o aluno alcance o grau de bacharel em Ciência da Computação com ênfase na área escolhida.
Dependendo da área e do conjunto de disciplinas oferecido o aluno poderá dar ênfase em mais de uma área ou apenas administrar o conhecimento em áreas que deseja aprofundar.
Áreas (reunião 30/01/2017):
Disciplina | Pré-Requisito | Ementa |
---|---|---|
Introdução aos Sistemas De Informação | x | Introdução. Sistemas de Informação. Enfoque Sistêmico. Análise de Sistemas. Dado, informação, conhecimento. TI nas organizações. Tipologia de Sistemas de Informação. |
Arquitetura De Software |
1) Engenharia de Software 2) Modelagem e Projeto de Software. |
Fundamentos de Projeto de Sistemas. Modelagem da Solução. Padrões de Projeto. Arquitetura Orientada a Modelos. Linhas de Produto de Software. Arquitetura Orientada a Serviços. |
Gerência De Projetos |
1) Engenharia de Software | Projetos e Organizações. Processo de gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de projetos. Principais áreas do gerenciamento de projetos segundo o PMBOK. O gerente de projetos e suas interfaces. |
Introdução À Teoria Das Redes De Petri |
1) Álgebra Linear 2) Teoria dos Grafos |
Introdução e conceitos básicos. Definições. Redes de Petri interpretadas. Análise de Propriedades. Redes de Petri e representação de tempo. Redes de Petri e representação de dados. |
Modelagem De Software Com Redes De Petri |
1) Modelagem e Projeto de Software 2) Teoria dos Grafos |
Introdução e conceitos básicos. Especificação e análise baseada em fluxo de dados. Especificação e análise baseada fluxo de controle. Especificação e análise baseada em fluxo de dados e de controle. Projeto de arquitetura de software. |
Modelagem E Análise Formal De Processos De Negócio |
1) Modelagem e Projeto de Software 2) Teoria dos Grafos. |
Introdução e conceitos básicos de modelagem de processos de negócio. WorkFlow nets. Análise qualitativa para WorkFlow nets. WorkFlow nets interorganizacionais e análise qualitativa para tais redes. |
Medição E Qualidade De Software |
1) Engenharia de Software | Conceitos básicos. Processo de medição de software. Planejamento de medição. Técnicas de análise. Alta maturidade. Análise de desempenho de processos. |
Gestão De Processos |
1) Engenharia de Software | Introdução. Gestão de processos de negócio (Business Process Management – BPM). Modelagem de processos. Processos de software. Melhoria de processos de software. Normas de Qualidade e Modelos de Maturidade. |
Introdução À Engenharia De Software Experimental |
x | Introdução.Planejamento e execução de estudos experimentais. Estudos primários. Métodos estatísticos. Revisão sistemática da literatura. |
Governança De Tecnologia Da Informação |
x | Introdução.Planejamento Estratégico e a Tecnologia da Informação (TI). Framework para Governança de TI – COBIT. A necessidade de controles para a Governança de TI. Gestão de Serviços de TI. Ferramentas e modelos de melhores práticas para Governança de TI. |
Interação Humano-Computador |
x | O Humano. O Computador. Interação. Paradigmas e Projeto de Interação. Design.,Processo de Software para IHC. Regras de design. Técnicas de Avaliação. |
Engenharia De Requisitos |
x | Conceitos gerais. Tipos de requisitos. Processos da engenharia de requisitos. Técnicas de elicitação de requisitos. Técnicas de modelagem de requisitos. Revisão e validação de requisitos. Gerência de requisitos. |
Disciplina | Pré-requisito | Ementa |
---|---|---|
Algoritmos Paralelos e Distribuídos | 1) Sistemas Operacionais 2) Estruturas de Dados I e II 3) Redes e Sistemas Distribuídos |
Algoritmos… |
Arquitetura Paralela e Disctribuída | 1) Sistemas Operacionais 2) Arquitetura de Computadores |
Pipeline, Superpipeline, Máquinas Muitcores, Clusters, Supercomputadores, Instruções paralelas |
Programação Paralela e Distribuída | 1) Sistemas Operacionais 2) Estruturas de Dados I e II |
Programação usando threads, OpenMP, MPI |
Programação Massivamente Paralela | 1) Sistemas Operacionais 2) Arquitetura de Computadores |
Programação GPU, FPGA’s |
<li>Computação Gráfica</li>
<li>Inteligência Artificial</li>
<li>Otimização</li>
<li>Contexto Social e Profissional</li>
</ul>
Postado em 09/12/2016 - 12:45