Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2020.
Documentos e Instruções para Versão Final da Dissertação

 

Procedimentos e documentos para pedido do Diploma:

 

Após a defesa e aprovação da Dissertação de Mestrado, realizar imediatamente todas as correções no trabalho recomendadas pela Banca Examinadora e enviar o arquivo corrigido para o(a) orientador(a). A formatação da Dissertação deve seguir as orientações do Manual de Dissertações e Teses na UFRRJ, disponível no link a seguir:

Manual – Dissertações e Teses – UFRRJ

 

Atenção: na dissertação, mencionar o apoio financeiro da CAPES na parte dos Agradecimentos, independente de ter sido bolsista ou não durante o mestrado. O mesmo deverá ser feito nos artigos decorrentes da dissertação de mestrado defendida no PROFMAT. A Portaria nº 206 de 04/09/2018, publicada no DOU, explica como esta menção à CAPES deverá ser realizada (realizar em português e em inglês na dissertação):

 

Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.

Art. 2º Para fins de identificação da fonte de financiamento fica autorizada a utilização do código 001 para todos os financiamentos recebidos.

Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.

 

Após a avaliação final do(a) orientador(a), providenciar a ficha catalográfica no site da Biblioteca Central da UFRRJ, para que esta seja inserida nas versões finais em capa dura e em pdf. (A secretaria da PROPPG somente aceita a versão final com a ficha incluída em todas essas versões.) Para a elaboração da ficha catalográfica, veja o  seguinte link:

http://institucional.ufrrj.br/biblioteca/produtos-e-servicos/ficha-catalografica/

 

IMPORTANTE: Leia atentamente as instruções para o preenchimento da ficha catalográfica. O preenchimento do Código Cutter é obrigatório na ficha! Dissertações com fichas catalográficas preenchidas de forma incorreta ou incompleta serão devolvidas para consertar.

 

As instruções para o preenchimento desta ficha estão no seguinte link:

https://academico.ufrrj.br/biblioteca/FichaCat_diretrizes_2011.pdf

 

A tabela com o Código Cutter se encontra no seguinte link:

https://academico.ufrrj.br/biblioteca/cutter/cutter1.html

 

Depois que a ficha catalográfica ficar pronta, enviar para o e-mail da Coordenação do PROFMAT-UFRRJ (profmat.ufrrj@gmail.com) a versão final em pdf da dissertação de mestrado, com a autorização do orientador. O arquivo em pdf deve conter, em seu interior, a ficha catalográfica e o termo  de aprovação com a composição da banca examinadora, mas sem as assinaturas!!!

(Só imprima a dissertação após o OK da Coordenação.)

 

Após esses procedimentos iniciais, inserir a versão final da dissertação em pdf no SIGAA, realizando os passos 2, 3, 5, 6 e 7 com o orientador, veja a figura a seguir:

 

 

Após concluir esses passos no SIGAA, enviar e-mail à Coordenação do PROFMAT-UFRRJ, avisando para a mesma validar o passo 8.

 

Após a Coordenação validar o passo 8, realizar o passo 9, inserindo no SIGAA as cópias em PDF dos seguintes documentos:

 

a) Diploma de graduação, frente e verso no mesmo arquivo. (Não serve declaração, nem certificado de conclusão da graduação, só o diploma!)

 

b) Documento de identificação (RG ou CNH, dentro da validade).

 

c) CPF.

 

Após inserir os documentos acima no passo 9, agendar com a Secretaria do PROFMAT-UFRRJ, por e-mail (profmat.ufrrj@gmail.com) a entrega dos documentos físicos a seguir no prazo máximo de 60 dias após a defesa, para que os mesmos sejam encaminhados à Secretaria Acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG:

 

(1) Um exemplar da dissertação em capa dura, contendo a ficha catalográfica e o termo de aprovação original da banca com as assinaturas.

 

OBS 1: A ficha catalográfica deve ser impressa no verso da folha de rosto.

 

OBS 2: A capa dura deve ser na cor preta com letras douradas na frente e na lombada (parte lateral da encadernação). Deve seguir o modelo que consta no Manual de Dissertações e Teses da UFRRJ. (Recomenda-se providenciar a capa dura na própria UFRRJ, em uma das salas de xerox ao lado da Sala de Estudos, em frente ao Bandejão. Lá eles já trabalham com o modelo de capa dura adotado na universidade.) Veja a seguir fotos de um exemplo de encadernação em capa dura:

        

 

 

(2) Um CD com a versão em pdf da dissertação, em arquivo único, contendo a ficha catalográfica e o termo de aprovação da banca, sem as assinaturas.

 

(3) Uma via do requerimento de diploma e de histórico preenchido, com o nada consta da Biblioteca Central da UFRRJ, acesse:

Solicitação de Requerimento – Nada Consta

 

(4) Uma via do termo de autorização para publicação preenchida, com a assinatura do orientador, acesse:

Termo – Autorização para Publicação

 

OBS: Caso marque para não liberar a publicação da dissertação ou liberar apenas parcialmente, os motivos devem ser amplamente justificados por meio de um memorando assinado pelo orientador, em anexo ao termo de autorização para publicação.

 

O local de entrega dos documentos físicos (1), (2), (3) e (4) é a Sala 1 do Prédio Pythágoras (sala da secretaria do PROFMAT-UFRRJ). Após a entrega de toda documentação acima à Secretaria do PROFMAT-UFRRJ, a PROPPG tem um prazo mínimo de 60 dias para confecção do diploma. (O histórico escolar final será obtido pelo próprio aluno no SIGAA.)

 

Para ter validade legal, o diploma deve ter o selo da SBM colado no verso. Verifique a existência deste selo no dia em que for pegar o seu diploma na Secretaria Acadêmica da PROPPG (sala 115/116 do P1).