Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2020.
ENA 2019: Datas, procedimentos e documentos para a matrícula dos classificados no PROFMAT-UFRRJ

 

 

Calendário de matrícula dos candidatos classificados no ENA 2019 para o PROFMAT-UFRRJ:

 

Datas: 08, 09 e 10/01/2019 (terça, quarta e quinta-feira).

 

Horário: Das 09 h às 11 h 30 min e das 14 h às 16 h (nos três dias).

 

Local: Sala 54 do Pavilhão de Química (PQ) da UFRRJ, no município de Seropédica (Rodovia BR 465, Km 07).

 

Importante: o NÃO comparecimento do candidato classificado na UFRRJ nos dias, horários e local indicados acima será considerado que o mesmo desistiu de sua vaga.

 

Atenção!!! Devido aos problemas técnicos enfrentados pelo SIGAA-UFRRJ nos últimos dias, compareçam ao local de matrícula nas datas e horários indicados acima com toda a documentação solicitada, independente de terem conseguido ou não realizar o casdastro neste sistema.

 

O candidato classificado que, por algum motivo, esteja impedido de ir à UFRRJ nos dias e horários de matrícula acima indicados, poderá nomear uma pessoa de sua confiança como procurador, para comparecer ao local de matrícula, representando-o. No ato da matrícula, esta pessoa deverá apresentar uma procuração com firma do candidato reconhecida em cartório, além de toda a documentação do candidato, relacionada a seguir. Neste caso, o RG e o CPF originais do candidato deverão ser substituídos por cópias autenticadas em cartório dos referidos documentos. O procurador deverá apresentar também seus próprios RG e CPF originais. Segue um modelo de procuração, que poderá ser utilizado para esta finalidade:

 

MODELO DE PROCURAÇÃO – PROFMAT-UFRRJ

 

Cabe destacar os seguintes trechos do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRRJ, disponível aqui, com algumas alterações neste link:

 

Art. 10º

(…)

§ 2º – Será vedada a matrícula simultânea com mais de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu ou com um curso de graduação.

(…)

Art. 58º – O aluno desligado, por não concluir o Mestrado ou Doutorado no prazo máximo estabelecido pelo programa, poderá ser novamente selecionado, com o objetivo de conclusão e defesa do trabalho de final de curso/ da dissertação/tese, no mesmo Programa de Pós-Graduação, no mesmo nível, e terá nova matrícula.

§ 1º –Será exigida nova seleção, aplicando os procedimentos normais do programa, e o novo ingresso, se houver, não poderá ocorrer no ano de desligamento.
(…)

§ 4º – A nova matrícula mencionada no caput deste artigo será permitida uma única vez, independente do motivo do desligamento anterior, incluindo desligamento em outro Programa de Pós-Graduação stricto sensu da UFRRJ.

 

 

Procedimentos e documentos necessários para a matrícula no PROFMAT-UFRRJ:

 

No ato da matrícula, na UFRRJ, todos os candidatos classificados no ENA 2019 para o PROFMAT-UFRRJ deverão apresentar os seguintes documentos:

 

1)    Cópia autenticada em cartório do diploma de graduação ou do certificado ou da declaração de conclusão de graduação, emitido(a) pela instituição (no caso de diploma ainda não expedido). Obs: A cópia do diploma deve ser frente e verso.

 

2)    CPF (original e cópia).

 

3)    RG (original e cópia, frente e verso).

 

4)    Comprovante de residência, constando o nome do próprio candidato, com data anterior máxima de 90 (noventa) dias (original e cópia).

 

Todos os candidatos classificados que são professores pertencentes ao quadro permanente de servidores em efetivo exercício de Matemática na rede pública de ensino básico, independente de pleitearem bolsa ou não, deverão apresentar, além dos documentos que constam nos itens 1 a 4, o seguinte documento, no ato da matrícula: 

 

5) Declaração do Diretor da escola, com firma reconhecida em cartório e com data anterior máxima de 30 (trinta) dias, comprovando que o candidato:
I) exerce efetiva docência de Matemática na rede pública de ensino básico;
II) pertence ao quadro permanente de servidores da rede pública de ensino.

 

Essa comprovação se faz necessária, pois esse item fez parte dos critérios de desempate aplicados no ENA 2019.

 

Para os candidatos classificados que desejam pleitear bolsa:

 

Além de toda a documentação que consta nos itens 1 a 5, os candidatos classificados que desejam pleitear bolsa deverão apresentar, no ato da matrícula, a seguinte documentação:

 

6) Comprovação de que obteve aprovação em estágio probatório (a qual poderá ser incluída no documento do item 5);

 

7) Todos os contracheques (ou documentos equivalentes) de todos locais onde o candidato trabalha, com data anterior máxima de 30 dias.

 

8) Termo de Compromisso do Bolsista, preenchido e assinado sem rasuras e/ou alterações, datado com o dia da matrícula no PROFMAT, juntamente com todas as folhas das Normas para Concessão de Bolsa CAPES (mesmo documento). Todas as folhas das Normas para Concessão de Bolsa CAPES deverão ser rubricadas pelo candidato à bolsa. O termo e as referidas normas se encontram no seguinte link:

Termo de Compromisso e Normas para Concessão de Bolsa CAPES 2019

 

9) Os seguintes dados bancários para recebimento da bolsa (o candidato precisa ser o titular da conta corrente):

 

Nome do banco (qualquer banco);
Número da agência;
Número da conta corrente.

 

OBS: Detalhes Importantes a Respeito das Contas Correntes:

Há diversos produtos e soluções bancárias disponíveis no mercado atualmente. Dessa forma, é importante salientarmos quais tipos de contas correntes são elegíveis, bem como quais características precisam ser observadas para fins de pagamento de bolsa:

 

  • Não pode ser conta corrente que possua limite diário para depósitos ou transferências;

  • Não pode ser conta corrente exclusiva para recebimento de salário;

  • Em caso de conta conjunta, o bolsista deve ser o titular da conta;

  • Não pode ser conta poupança.

 

Se o candidato à bolsa já possui conta corrente que atenda aos critérios acima, não precisa abrir nova conta.

 

Conforme o Anexo 4 do Edital do ENA 2019:

 

Art.1º A classificação do candidato no Exame Nacional de Acesso (ENA) não é garantia de concessão de bolsa de estudo.

 

Art.2º A concessão da bolsa de estudo é de exclusiva competência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, como agência financiadora, em consonância com suas regras e normativas vigentes, o estabelecido no Edital do ENA e demais normas do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

 

Segue um mapa do campus de Seropédica da UFRRJ. O Pavilhão da Química da UFRRJ (mais conhecido como o PQ) é o de número 3 neste mapa. (Clique na figura abaixo para ver o mapa em tamanho maior.)

 

Mapa da UFRRJ - Campus Seropédica Fonte: http://r1.ufrrj.br/petsi/sudestepetrj2014/wp-content/uploads/2014/03/Mapa-copy.jpg

Mapa da UFRRJ – Campus Seropédica
Fonte: http://r1.ufrrj.br/petsi/sudestepetrj2014/wp-content/uploads/2014/03/Mapa-copy.jpg