Objetivo

• Produzir conhecimentos em domínios específicos da História, sem restrições temático-cronológicos, e de acordo com as diretrizes gerais da área de concentração Relações de Poder e Cultura de forma ampla e de modo particular com as Linhas de pesquisa: Relações de Poder, Linguagens e História Intelectual; Relações de Poder, Trabalho e Práticas Culturais.

• Contribuir para a qualificação de docentes do ensino fundamental, médio e superior, permitindo o aperfeiçoamento de graduados em História e áreas afins, através do estímulo à pesquisa e à reflexão crítica no campo da História.

• Possibilitar o acesso à produção historiográfica e teórica atualizada em torno das questões desenvolvidas nas linhas do programa e promover a divulgação e o intercâmbio da produção científica.

• Fornecer subsídios para a realização da pesquisa histórica, possibilitando o trabalho de pesquisa bibliográfica e documental para a realização de dissertações de qualidade e mérito acadêmico.

• Adotar uma perspectiva interdisciplinar entre a História e outras áreas de conhecimento.

• Formar pesquisadores qualificados no domínio de métodos e técnicas de pesquisa em História, visando gerar um efeito multiplicador para o desenvolvimento mais humanístico dos profissionais atendidos pelo programa.

• Estimular a criatividade e propiciar condições permanentes de atualização, aperfeiçoamento e especialização do pesquisador em História e profissionais de áreas afins.

• Atender a grande demanda dos profissionais de História, que atuam na região do entorno da UFRRJ em seu processo de qualificação e aperfeiçoamento.

• Formar educadores reflexivos dotados de espírito crítico, capazes de perceber e desenvolver em suas atribuições didático-pedagógicas, metodologias próprias de ensino, estudos e pesquisas, dentro ou fora da sala de aula, sobre questões mundiais, nacionais e regionais.

Perfil do profissional que queremos formar

• Um profissional de História dotado de sólida formação acadêmica e capaz de interagir com as várias áreas de conhecimento, mediante a prática da pesquisa científica.

• Um profissional capaz de compreender o papel da disciplina da história e sua contribuição aos desafios das sociedades contemporâneas.

• Um profissional capaz de perceber e aplicar o princípio da indissociabilidade entre a pesquisa e o ensino, dominando a natureza do conhecimento histórico e as práticas essenciais de sua produção e difusão.

• Um historiador dotado de espírito crítico e reflexivo, de uma visão sobre o desenvolvimento e evolução das sociedades humanas, em geral, e a sociedade brasileira, comunidades locais e regionais, em particular.

• Um historiador comprometido com os princípios da democracia, capaz de trabalhar em equipe e favorecer o diálogo, o respeito às diferenças sociais e a conscientização da cidadania, correspondente à singularidade da formação e do exercício da prática educativa.

• Um profissional de história capaz de organizar, formular e participar na implementação de políticas públicas, tanto em agencias governamentais como em instituições da sociedade civil.

Últimas Notícias

Defesa de tese de doutorado

Discente: Maria Cristina Machado de Carvalho Titulo: CRIANÇAS E ESCRAVIDÃO: COTIDIANO E TRABALHO –SÃO GONÇALO DOS CAMPOS/BA – 1835/1871. Orientadora: leia mais

31/07/2020 - 10:05

Defesa de Dissertação de Mestrado

Discente: Thaís França Guimarães Titulo: Biografia e história social: a escrita biográfica de Lucien Febvre. Orientadora: Maria da Gloria de Oliveira leia mais

31/07/2020 - 10:03

Banca de defesa de dissertação

Discente: Edson da Silva dos Santos Titulo da dissertação: Uma Jerusalém distinta: a aristocracia judaica e seu cotidiano à luz leia mais

31/07/2020 - 10:00

Banca de defesa de dissertação

Discente: Thirso Naval Colvero Junior Titulo da dissertação: O nascimento do Cinema Novo no Brasil e sua representação da Marginalidade leia mais

31/07/2020 - 09:58

Resultado da seleção interna para o Prêmio CAPES de tese

  Resultado da seleção interna para o Prêmio CAPES de tese

25/05/2020 - 15:34

Banca de defesa de dissertação

Discente: Heitor Cesar Ribeiro de Oliveira Titulo da dissertação: Renovação, Rupturas e Continuidades: Descaminhos e Caminhos do Comitê Central do leia mais

22/05/2020 - 13:11

mais notícias