Corpo Docente Perfil

MÔNICA DA SILVA RIBEIRO (Doutora em História – UFF)

Permanente

Acessar Currículo Lattes

Apresentação:

Graduada em História pela Universidade Gama Filho (2002) e  em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2010), tendo realizado estágio de doutoramento na Universidade de Lisboa (2008). Trabalhou como documentalista e pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional, entre 2008 e 2010. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e História Moderna, principalmente nos seguintes temas: administração, política, instituição e justiça. Atualmente, é Professora Adjunta IV de História Moderna da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e Professora do Programa de Pós-Graduação em História na mesma instituição.

Linha de Pesquisa:

Relações de Poder, Trabalho e Práticas Culturais

Áreas de Interesse:

História do Brasil Colonial; História Moderna; Império Português e Império Espanhol; Rio de Janeiro Colonial; Política e Administração na América Portuguesa; América Ibérica;  Península Ibérica no Antigo Regime; Hierarquias e Mobilidade Social; Justiça e Instituições no Antigo Regime.

Projetos de pesquisa em andamento:

O Rio de Janeiro pós-Repartição do Sul: as transformações no Império português, 1660-1730.