Corpo Docente Perfil

MARCELO SANTIAGO BERRIEL (Doutor em História – UFF)

Permanente

Acessar Currículo Lattes

Apresentação:

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado (2002) e doutorado (2007) em            História pela mesma universidade. Tem experiência no magistério e também em pesquisas na área de História              Medieval, com ênfase em Portugal, religiosidade, relações de poder e estudos narrativos. É líder do LEPEM (Laboratório de              Ensino e Pesquisa em Medievalística) e membro da Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais. É bolsista do Programa de Residência em Pesquisa na Biblioteca Nacional (edição 2016).

Linha de Pesquisa:

Relações de Poder, linguagens e história Intelectual

Áreas de interesse:

Idade Média Portuguesa, História da Cultura no Ocidente Medieval, História do Cristianismo Medieval, Narrativas medievais e tardo-medievais.

Grupos de Pesquisa:

– TEXTO E MONUMENTALIDADE NO CULTO AOS CINCO MÁRTIRES DE MARROCOS EM PORTUGAL: A NARRATIVA DO         MARTÍRIO COMO TEXTO HISTÓRICO NA OBRA DE FREI MARCOS DE LISBOA

– LINHAS – Grupo de pesquisa sobre idade Média, Medievalismos e Estudos Narrativos

Líderes: Marcelo Santiago Berriel

Clínio de Oliveira Amaral

Link para acesso ao site: https://linhas-ufrrj.org/

Grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, formado por historiadores interessados em Idade Média, historiografia, estudos narrativos, religiosidades e relações de poder.