Corpo Docente Perfil

LUCIANA MENDES GANDELMAN (Doutora em História – UNICAMP)

Permanente

Acessar Currículo Lattes

Apresentação:

Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestre e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001 e 2005, respectivamente). Entre 2006 e 2009, realizou pesquisa de pós-doutorado na Cátedra Jaime Cortesão da Universidade de São Paulo. É integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudos em História Cultural, NUPEHC, coordenado pela Profa. Dra. Rachel Soihet, da UFF e coordenadora do Laboratório de Mundos Ibéricos da UFRRJ. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e História Moderna. Atualmente é professora adjunta da área de História do Brasil na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professora do programa de pós-graduação em História da mesma universidade.

Linha de Pesquisa:

Relações de Poder, Linguagens e História Intelectual

Áreas de Interesse:

História do Brasil e História Moderna

Projetos de pesquisa em andamento:

Colóquios de Shylock e Antônio: a trajetória de João de Mattos de Aguiar e o papel das relações de dádiva no Império Português atlântico no século XVII

Formas da vida cotidiana: uma aproximação aos rituais na América portuguesa, séculos XVI e XVII

lucianagandelman@yahoo.com.br

Curriculum Lattes