Histórico

O Programa de Pós-Graduação em História (PPHR) é um programa stricto sensu criado a partir da cooperação de docentes lotados em diferentes campi da UFRRJ (Seropédica e Nova Iguaçu), é direcionado ao ensino da pós-graduação e pesquisa de excelência em História. O PPHR tem recebido discentes procedentes dos municípios do entorno da Universidade e de diversas regiões do Brasil. Já recebeu mais de 25 pesquisadores em estágio de pós-doutorado, muitos dos quais têm conseguido aprovação em concursos públicos e atuado como professores universitários. Como também tem recebido professores seniores atuantes em outras instituições do país.

O PPHR foi criado em 2008, com o funcionamento do  Mestrado. Em 2014, iniciaram as atividades do Doutorado. Avaliado com conceito 5,0 (programa de excelência nacional, em uma escala de 3 a 7), o PPHR já titulou mais de 260 mestres e doutores e busca cada vez mais aliar qualidade acadêmica e transmissão de conhecimento historiográfico.

A área de concentração do Programa é “Relações de Poder e Cultura” e são duas as linhas de pesquisa: “Relações de poder, Linguagens e História Intelectual” e  “Relações de poder, trabalho e práticas culturais”.

O PPHR dispõe de dois centros de documentação (o CEDIM e o CEDOC) bastante equipados e que funcionam como laboratórios de pesquisa e de extensão (com forte impacto social na região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro). O PPHR agrega 12 grupos de pesquisa, que abrangem uma pluralidade de temáticas, abordagens, geografias e temporalidades. Tal diversidade organiza-se, de maneira coerente e integrada, no seio das duas linhas de pesquisa.

O corpo docente é formado por 29 professores, todos doutores formados nas principais universidades do país (UFF, UFRJ, UNICAMP, USP) ou no exterior (Universität Bonn e Technische Universität Berlin).    Parte significativa dos docentes realizou pós-doutorado ou estágio doutoral em universidades estrangeiras, entre elas: Duke University (EUA); Bielefeld Universität e Leipzig Universität (Alemanha); University of Alabama- Tuscaloosa (AL); Universidad Complutense de Madrid; Universidad de Sant Martin (Argentina); Stanford University; École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris); Université Paris – Diderot; Université Paris IV- Sorbonne; Université de Borgogne; Universidade do Minho; ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa; Universidade de Lisboa; Universidade de Évora; Essex University (Grã-Bretanha).

Os docentes integram programas e redes de pesquisa nacionais e internacionais, por meio de várias modalidades  de colaboração científica, na forma de publicações, eventos e acordos de cooperação, como os convênios  com a Duke University (Estados Unidos), a Université de Paris (França) e a Universidade Nacional de General San Martín (Argentina).

Postado em 06/09/2011 - 16:36 - Atualizado em 22/02/2021 - 22:37

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