Corpo Docente Perfil

CARLOS EDUARDO COUTINHO DA COSTA (Doutor em História – UFRJ)

Permanente

Acessar Currículo Lattes

Apresentação:

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado pela mesma Instituição (2013) e também membro do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História. Ocupa o cargo de Diretor do Centro de Documentação da UFRRJ, localizado em Seropédica. Durante sua carreira se dedicou principalmente a temas ligados a história dos negros no Brasil e no Atlântico. Escreveu 2 artigos em Revista Qualis A1 e mais 2 artigos em livros eletrônicos pela EDUFF. Além de mais 4 artigos aceitos para publicação em livro com previsão de lançamento em 2015 e 2016. Atualmente desenvolve a pesquisa “’Faltam Braços nos Campos e Sobram Pernas na Cidade’”: Migrações Negras no Pós-Abolição, Rio de Janeiro (1888-1920)”. Financiada pelo CNPq pelo Edital Humanidades. A equipe é composta por 2 alunos de Graduação (bolsistas de iniciação científica da FAPERJ e da PROIC/PROPPG-UFRRJ) e 2 bolsistas de pré-iniciação científica do Programa Jovens Talentos da FAPERJ.
O pesquisador estabeleceu parceria com diversas instituições e sempre trabalhou de forma coletiva. Participa como membro de associações internacionais como a LASA (Latina American Associations) e Brasa (Brazilian Studies Association) assim como desenvolve projetos em cooperação bilateral com a Columbia University Global Center (“Passados Presentes: Memória da Escravidão e Políticas de Reparação nas Políticas Públicas na Área de Educação no Brasil” sob coordenação de Hebe Mattos/UFF). Como também é membro de associações nacionais tais como o GT Emancipações e Pós-Abolição/ANPUH.
Também desenvolveu diversos projetos de extensão, atuando nos estudos sobre a História a Pública e na implementação da Lei 10.639/2013. Foi coordenador de pesquisa nos documentários “Memórias do Cativeiro” e “Jongos Calangos e Folias: Música Negra, memória e poesia”. Assim como auxiliou na organização do Acervo UFF Petrobras Cultural Memória e Música Negra. Somado a isto, também participou na digitalização do hebdomadário “Correio da Lavoura”, em parceria com o Prof. Dr. Álvaro Pereira do Nascimento.

Linha de Pesquisa:

Relações de Poder, Trabalho e Práticas Culturais

Áreas de Interesse:

História da América, do Brasil Republicano e do Pós-Abolição. História Social do Trabalho e Cultura; História dos Negros no Atlântico; História da África; Racialização e relações raciais; Expressões Culturais Tradicionais; Trajetórias e Biografias; Quilombos; Conexões Culturais e Transnacionalismo; Demografia e História; História e Direito; História Pública; História Oral e Memória.

Projetos de Pesquisa em Andamento:

“Faltam Braços nos Campos e Sobram Pernas na Cidade”: Migrações Negras no Pós- Abolição, Rio de Janeiro (1888-1920)