Corpo Docente Perfil

ÁLVARO PEREIRA DO NASCIMENTO (Doutor em História – Unicamp)

Permanente

Acessar Currículo Lattes

Apresentação:
É pesquisador do CNPq (Pq2), desde 2011. Tornou-se mestre (1997) e doutor (2002) em História pela Unicamp, tendo anteriormente recebido os títulos de bacharel e licenciado em História pela UFF (1994). Em 1999, ganhou o Prêmio Arquivo Nacional com a dissertação de mestrado “A ressaca da marujada: recrutamento e disciplina na Armada Imperial , publicada em 2001. Em 2003, sua tese de doutorado foi vencedora do Concurso de Teses de Doutorado sobre Relações Raciais e Cultura Negra no Brasil, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros e Fundação Ford. Em 2008, sua tese veio a público com o título Cidadania, cor e disciplina na Revolta dos Marinheiros de 1910, pela editora Mauad. Vem publicando diversos livros, capítulos de coletâneas, artigos em revistas acadêmicas e magazines, jornais, resenhas, prefácios e orelhas de livros. Participa de eventos no Brasil e exterior. Seus temas e objetos de pesquisa preferidos estão ligados à história da população negra nos séculos XIX e XX: escravidão, pós-abolição no Brasil e Américas, cidadania, cultura negra, associações negras, marinheiros, castigos corporais, diáspora africana, História da África, Ensino de História e Baixada Fluminense. Foi professor dos departamentos de graduação e pós de História da UFRJ, na qual também desenvolveu o projeto A Formação Institucional do Estado Brasileiro: Justiça e assistência, através do Prodoc, financiado pela Capes. Entre 2005 e 2006, esteve nove meses na Northwestern University, Evanston, Estados Unidos, como visiting scholar, com financiamento da Rockfeller Humanities Grants, discutindo relações raciais nas Américas e a formação do Jongo na comunidade da Serrinha. Participa ativamente de equipes de projetos: Cruzando Fronteiras, fina nciado pelo PROCAD/CAPES (2008-2013); Pronex-Ceo, financiado pelo CNPq/Faperj (2003-2014); Em Letras Garrafais: O Correio da Lavoura e a Crítica na Baixada Fluminense (1917-2010), com financiamento da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (2011-2012); Memórias Brasileiras: Biografias, financiado pela CAPES (2016-); Higher Education and Social Mobility in the Baixada Fluminense, em convênio com a Duke University (2015-). Atualmente é professor associado DE do curso de Graduação em História da UFRRJ (campus Nova Iguaçu) e orientador de variadas pesquisas no PPHR.

Linha de Pesquisa:

Relações de Poder, Trabalho e Práticas Culturais

Áreas de Interesse:

História Social da População Negra no Brasil; História do Brasil Império e História do Brasil República; História da África; História Social dos Militares, Pós Abolição e Movimentos Sociais

Projetos de pesquisa em andamento

Memórias Brasileiras: Biografias (MEC-CAPES)
Higher Education and Social Mobility in the Baixada Fluminense (Duke University e IM-UFRRJ)
Negociantes e trabalhadores negros no abastecimento do Rio de Janeiro  no pós abolição. (Nova Iguaçu, RJ, 1860-1940) (PQ2-CNPq)