Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudos de Compostos Bioativos e Teranósticos

Professores Responsáveis:
Arthur Eugen Kummerle (e-mail: akummerle@hotmail.com)
Cedric Stephan Graebin (e-mail: cedric.graebin@gmail.com)

o Grupo de Estudos de Compostos Bioativos e Teranósticos tem como objetivo o uso da Química Medicinal e Síntese de compostos heterociclos candidatos a fármacos, tendo como ferramentas a síntese em micro-ondas e reações de acoplamento cruzado com metais. Seu trabalho possui repercurssäo principalmente na busca por tratamentos de doenca neurodegerativas como a Doenca de Alzheimer e dor, assim como por compostos anti-inflamatórios e antitumorais. O grupo também é dedicando a obtenção de compostos fluorescentes com propriedades farmacológicas visando a obtenção de compostos teranósticos. Dentro desse contexto, diversos compostos bioativos e teranósticos foram identificados pelo grupo e em parcerias nacionais e internacionais, principalmente utilizando as classes das cumarinas e 1,2,4-triazois.


Núcleo de Síntese e Química Medicinal

Professores Responsáveis:

Aurea Echevarria Aznar Neves Lima (e-mail: echevarr@ufrrj.br)

O Grupo de Pesquisa se destaca pelos projetos de síntese de compostos orgânicos de interesse farmacológico e de síntese e avaliação da atividade anticorrosiva e antincrustante de compostos orgânicos. Os trabalho do Grupo têm sido reconhecidos devido excelência na formação de recursos humanos e através de suas publicações em periódicos especializados, que resultam em convites nacionais e internacionais para divulgação de seus resultados.


Modelagem de Compostos Bioativos

Professor Responsável:
Carlos Mauricio Rabello de Sant’Anna (e-mail: santanna@ufrrj.br)

Cerca de 11 milhões de toneladas da produção agrícola nacional, ou 13% do total, são perdidos todos os anos pela ação de pragas. Neste contexto, também devem ser incluídas as ervas-daninhas, que causam grandes perdas na produção agrícola, seja pela simples competição com a plantação, seja por danos diretos causados por ervas parasitas às plantas cultivadas. As populações da área rural são submetidas a doenças com características específicas desta área, destacando-se as parasitoses. Estas doenças são consideradas negligenciadas, sendo necessárias pesquisas urgentes para o desenvolvimento de fármacos mais eficientes para o tratamento do que os poucos disponíveis atualmente. Em ambo os casos, os métodos de modelagem molecular podem ser explorados para se interpretar as interações específicas que se estabelecem entre as moléculas bioativas (pesticidas ou fármacos) e as biomacromoléculas (enzimas e receptores) e com isso minimizar os esforços de identificação e otimização de ligantes.

Moléculas bioativas, tanto de origem natural quanto sintética, atuam modulando diferentes processos em sistemas biológicos. Sua ação se deve em geral a interações com biomacromoléculas presentes nesses sistemas, como enzimas e receptores, por exemplo.
Essas interações dependem da estrutura molecular. Deste modo, tanto a compreensão de seus modos de ação quanto a descoberta destes compostos podem ser beneficiados pelo conhecimento detalhado da estrutura molecular.
O Grupo de Pesquisa em Modelagem de Compostos Bioativos desenvolve projetos em linhas de pesquisa que exploram ferramentas de modelagem molecular para se obter esse conhecimento e com isso contribuir para desenvolvimento de compostos bioativos, com aplicações potenciais nas áreas de saúde humana, especialmente para doenças negligenciadas, e agropecuária.


LABORATÓRIO DE QUÍMICA DE COORDENAÇÃO E INORGÂNICA MEDICINAL (LAQCIM)

Professores Responsáveis:
Amanda Porto Neves (e-mail: amandanevess@ufrrj.br)
Gustavo Bezerra da Silva (e-mail: gusbezerra@ufrrj.br)

O grupo realiza pesquisa na área de química orgânica medicinal e síntese inorgânica, com ênfase na obtenção de complexos de Cu(II), Zn(II), Co(II/III), Ru(II) e Pt(II). Nossas publicações abrangem a avaliação das atividades biológicas desses complexos contendo ligantes orgânicos de interesse farmacológico, como derivados de cumarinas, hidrazonas, tiosemicarbazonas e quinolonas. Nossos compostos são explorados principalmente como agentes citotóxicos e antivirais, e podem apresentar fluorescência e capacidade de interação com DNA. Os complexos metálicos desenvolvidos carregam moléculas orgânicas de interesse farmacológico, como por exemplo derivados de cumarinas, quinolonas, hidrazonas, tiosemicarbazonas e curcuminoides. Também atua no desenvolvimento de nanomateriais multifuncionais para aplicações biomédicas.


GRUPO DE PESQUISA EM CINÉTICA QUÍMICA

Professor Responsável:
Glauco Favilla Bauerfeldt (e-mail: bauerfeldt@ufrrj.br)

O Grupo de Pesquisa em Cinética Química na UFRRJ tem foco na construção de modelos cinéticos e na previsão de coeficiente de velocidade de reações químicas. Sendo assim, a proposta de modelos cinéticos é o grande objetivo deste Laboratório, que vem trazendo contribuições em diversas áreas como Química Atmosférica, Química de Combustões, Astroquímica e, mais recentemente, Química de Superfícies, Nanotecnologia e Termodinâmica de Sólidos.

O resultado deste trabalho deste grupo de pesquisa, e das colaborações nacionais e internacionais estabelecidas, se observa nas publicações em revistas científicas e diversas apresentações em congressos nacionais e internacionais, com expressiva participação dos alunos de pós-graduação e iniciação científica.


GRUPO DE QUÍMICA MEDICINAL DE PRODUTOS NATURAIS

Professor Responsável:
Marco Edilson Freire de Lima (e-mail: marcoedilson@gmail.com)

Os trabalhos que vem sendo desenvolvidos no grupo de pesquisa “QUÍMICA MEDICINAL DE PRODUTOS NATURAIS” da UFRRJ geraram, nos últimos anos, 15 dissertações de mestrado e 4 teses de doutoramento, além de várias publicações em periódicos especializados e inúmeras participações em eventos científicos. Outro dado relevante diz respeito ao envolvimento, no decorrer dos últimos anos, de diversos alunos de graduação nos projetos vinculados ao grupo, seja como estagiários, alunos de iniciação científica ou alunos realizando trabalhos de conclusão de curso. No momento, os trabalhos em andamento envolvem colaborações com grupos de pesquisa de outras áreas, sediados na Universidade Rural (Instituto de Veterinária-UFRRJ) e também em outras instituições (IBCCF-UFRJ; IMPG-UFRJ; FIOCRUZ-Rio, etc), caracterizando a interdisciplinaridade de nosso trabalho. Temos ainda colaborações com pesquisadores no exterior (Universidade de Purdue-IN-USA; e Univesidade do Arizona-AZ-USA).


GRUPO DE MATERIAIS NANOESTRUTURADOS FUNCIONAIS PARA APLICAÇÕES (BIO)TECNOLÓGICAS (Nano&UFRRJ)

Professor Responsável:
Joao Victor Nicolini (e-mail: jvnicolini@ufrrj.br )

O Grupo de Pesquisa em Materiais Nanoestruturados Funcionais para Aplicações (Bio)tecnológicas da UFRRJ, desenvolve estudos na área de Nanotecnologia e Fenômenos de Interface, em parceria com docentes da UFRRJ e docentes externos à UFRJ. Os estudos destinam-se ao desenvolvimento de materiais nanoestruturados para aplicação em pesquisas nas áreas como a medicina, alimentos, petróleo, cosméticos e ambiental.


LABORATÓRIO DE ESTRESSE OXIDATIVO EM MICRORGANISMOS (LEOM)

Professor Responsável:
Cristiano Jorge Riger (e-mail: cjriger@yahoo.com.br)

O Laboratório de Estresse Oxidativo em Microrganismos (LEOM) possui expertise em avaliação biológica de substâncias naturais, semi-sintéticas e sintéticas; analisando tanto a toxicidade dessas substâncias quanto seus potenciais antioxidantes. A utilização de células de Saccharomyces cerevisiae como modelo eucariótico de estudo utilizado nessas análises torna os resultados mais importantes do ponto de vista de organismos superiores, principalmente com a utilização de cepas mutantes deficientes em sistemas antioxidantes, como as enzimas catalase, superóxido dismutase e o tripeptídeo glutationa.


Grupo de pesquisa Laboratório de Bioquímica Redox – LAB-RedOx

Professora Responsável:
Daniela Cosentino Gomes (e-mail: cosentino@ufrrj.br)

Recentemente, nós mostramos que a enzima ferro redutase (LFR1) de Leishmania amazonensis pode atuar também como uma Nox quando ativada por heme (Rocco-Machado et al., 2019). Trata-se de uma enzima bifuncional, nunca antes descrita em nenhum outro organismo, que constitui uma nova fonte geradora de EROs em Leishmania. Além disso, observamos que esta enzima é importante para a diferenciação dos parasitos nas formas amostigotas, constituindo assim um potencial alvo terapêutico para bloquear o ciclo de vida da Leishmania. Esse trabalho recebeu diversos prêmios, dentre eles o Zigman Brenner Award- Best scientific panel in the area of protozoan biology and its vectors, Brazilian Society of Protozoology (2015), sendo ainda selecionado para apresentação no Young Scientist symposium (Conesul), SBBq (2017) e para o Travel Award for SfRBM 2018, Society for Redox Biology and Medicine (EUA).


LABORATÓRIO DE PESQUISA EM QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS (LQPN)

Professores Responsáveis:
Marcia Cristina Campos de Oliveira (e-mail: mccdeo@gmail.com)
Luciano Ramos Suzart (e-mail: lrsuzart@ufrrj.br)

O laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais – LQPN/S-55- é um laboratório de pesquisa de uso restrito tendo como linha de pesquisa principal a química de produtos naturais na sua amplitude, onde se desenvolve, desde seu início, projetos de pesquisa em torno da química de produtos naturais, com ênfase: fitoquímica, produtos naturais e atividade biológica, determinação qualitativa e quantitativa de produtos naturais, polímeros associados a produtos naturais, controle de qualidade de medicamentos e cosméticos, análise forense e ambiental. Seguindo essas características, o laboratório 55 tem abrigado, num espaço interdisciplinar, vários grupos de pesquisa conexos, dos quais participam docentes do IQ e de outras instituições de ensino superior e pesquisa, assim como pesquisadores em formação, distribuídos entre a Iniciação Cientifica e Pós-Graduandos e também em projetos que visam a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC- monografias e relatórios técnicos). Os docentes que até hoje se colocam com responsáveis frente ao laboratório 55 têm colocado esforços para a manutenção da logística de trabalho do laboratório, o que inclui infra-estrutura operacional, já que as atividades científicas nele desenvolvidas necessita de recursos e tecnologias voltadas para obtenção dos resultados. Além das atividades supracitadas, o laboratório 55, o qual será tratado como LQPN, tem promovido eventos acadêmicos abertos a comunidades do ensino médio através de projetos de extensão apresentados durante as SNCTs.

Projetos de Pesquisa:
1. AVALIAÇÃO FITOQUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGIA DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS E ALGAS MARINHAS
2. SÍNTESE DE POLÍMEROS ACRÍLICOS ASSOCIADOS A PRODUTOS NATURAIS
3. ESTUDOS QUÍMICOS DE ESPÉCIES VEGETAIS DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
4. QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA COM FOCO NO CONTROLE DE QUALIDADE E MONITORAMENTO FORENSE E AMBIENTAL


LABORATÓRIO DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS (LABPAN)

Professor Responsável:

Marco Andre Alves de Souza (e-mail: decoerej@yahoo.com.br)

O LabPAM foi criado com a finalidade de servir ao desenvolvimento de atividades acadêmicas, principalmente de pesquisa básica e aplicada envolvendo plantas aromáticas e medicinais. O foco das pesquisas envolve a prospecção de espécies vegetais em busca de produtos naturais, principalmente óleos essenciais, e o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas úteis ao setor agropecuário. O laboratório conta com estrutura própria e apoio de grupos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, como agronomia, biologia, química, farmácia e veterinária.

Projetos de Pesquisa
1) Plantas aromáticas & óleos essenciais
2) Metabolismo


Laboratório de Química de Bioativos Naturais – LQBioN

Professor Responsável:

Douglas Siqueira de Almeida Chaves (e-mail: chavesdsa@ufrrj.br)

O LQBioN vem desenvolvendo estudos na área de Química de produtos Naturais (espécies vegetais e animais) e atividade biológica, desenvolvendo pesquisas científicas relacionadas aos projetos: a) estudo de óleos essenciais e suas aplicações na medicina veterinária (controle de insetos e ácaros); b) óleos essenciais e aplicações no campo agronômico; c) estudos de produtos naturais de origem animal; d) Produtos naturais de cogumelos nativos. Mantém parcerias nacionais e internacionais, contribuindo para a formação de recursos humanos altamente qualificados, em nível de graduação e pós-graduação.


Laboratório de Fotoquímica


Laboratório de Pesquisa em Química Analítica


Laboratório de Química Medicinal


Laboratório de Química do Mel


Laboratório de Química dos Produtos Naturais


Laboratório de Síntese Inorgânica


Laboratório de Síntese Orgânica

04/04/2024 - 10:28

01/04/2024 - 14:00


24/01/2024 - 04:54

06/12/2023 - 11:59

27/11/2023 - 14:59

notícias