Linhas

LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (PPGPSI/UFRRJ)

  • LINHA DE PESQUISA 1 – PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E COLETIVOS:

A linha privilegia o arcabouço teórico e metodológico no campo da psicologia social. Inclui pesquisas nas seguintes áreas: territórios de existência, ambiente, construção de subjetividades, representações sociais, memória social, identidade social com diferentes objetos de pesquisa, entre os quais, educação, saúde, raça, juventude, gênero e cultura.

1. Prof. Dr. Denis Giovani Monteiro Naiff. Doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2005). Atua na área de Psicologia Social, com ênfase em representações, memória e identidade social. Orientações concluídas: 8 dissertações de mestrado (2010 a 2015), 9 TCCs em cursos de graduação (2005 a 2006) e 2 ICs (2007 e 2008).

2. Profa. Dra. Luciene Alves Miguez Naiff. Doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2005). Pós-doutorado em Psicologia Social pelo ICS Universidade de Lisboa (2015). Atua na área de Psicologia Social com ênfase em Representações Sociais, memória social e identidade. Orientações concluídas: 9 dissertações de mestrado (2007 a 2015), 1 pós-doutorado (2013), 5 monografias de curso de aperfeiçoamento/especialização (Garantia de Direito da Criança e Adolescente, 2009), 1 TCC (2005) e 10 ICs (2007 a 2014). Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq (Nível 2 CAPS – Psicologia e Serviço Social). Jovem Cientista do Nosso Estado, triênios 2009-2011 e 2012-2015. Membro efetiva da diretoria da ADEPS. Orientadora de doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ. Moção Honrosa da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2004). Coordenadora do Núcleo Baixada da ABRAPSO-Rio; filiada ao Centro Internacional de pesquisas em Representações Sociais e Psicologia Social Serge Moscovici. Revisora de projeto de fomento (CNPq, FAPERJ e CAPES).

3. Prof. Dr. Marcos Aguiar de Souza. Doutorado em Psicologia pela UFRJ (2003), pós-doutorado em gestão, com ênfase em métodos quantitativos, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, do Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-IUL. Tem interesse em técnicas de coleta e análise de dados, construção e validação de instrumentos de medida, em Psicologia Organizacional e do Trabalho e em estudos em contextos de atuação militar e de segurança pública. Orientações concluídas: 17 orientações de mestrado (2008 a 2015), 1 pós-doutorado (2014), 3 monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização (Educação Infantil, Psicologia Educacional, 2010 a 2013), 10 TCCs (2004 a 2015) e 10 ICs (2005 a 2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa junto ao CNPq – Categoria PQ-2. Premiações: Amigo de Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, Ministério do Exército – DECEX – Centro de Estudos de Pessoal do Exército (2015), Amigo da Marinha, Comando do 1º Distrito Naval – Marinha do Brasil (2014), Colaborador Emérito do Exército, Exército Brasileiro (2006). Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa e da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

4. Prof. Dr. Nilton Sousa da Silva. Doutorado em Psicologia pela UFRJ (2002), Pós-Doutorado em Serviço Social pela PUC-Rio (2010). Atua na área de Saúde Clínica, Social e Educacional, com foco na Psicologia Junguiana, integridade social, exercício das Leis 10.632 e 12.711 e Filosofia da Ciência e Sociedade. Orientações concluídas: 5 dissertações de Mestrado (2013 a 2015), 4 monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização (Contação de Histórias no Imaginário Social, 2010 a 2014), 21 TCCs (1999 a 2013) e 5 ICs (2001 a 2011). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, da Universidade Agostinho Neto (UAN), Angola. Coordenador do Laboratório de Psicologia e Informações Afro-Descendentes (LAPSIAFRO) da UFRRJ. Editor do Boletim Interfaces da Psicologia da UFRRJ.

5. Prof. Dr. Ronald Clay dos Santos Ericeira. Doutorado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ (2009) e em Psicologia Social pela UERJ (2010). Pós-Doutorado pela Université de Genève, UNIGE, Suiça (Bolsista CAPES, 2015). Atua na área de Antropologia e Psicologia, com temas como cultura popular, relações de gênero, história da psicologia, memória cognitiva e memória social. Orientações concluídas: 1 dissertação de Mestrado (2016), 4 monografias de curso de especialização (Contação de História no Imaginário Social, 2013, 2014) e 4 ICs (2012, 2013).

6. Profa Dra. Rosa Cristina Monteiro (2013-2016). Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ (2001) e pós-doutorado pela UFRJ (2008). Atua nas áreas de extensão rural, psicologia e educação, com os temas: rural, ambiente, espaço, território e natureza. Coordena o Mestrado em Educação Agrícola da UFRRJ. Orientações concluídas: 19 dissertações de Mestrado (2005 a 2014), 9 monografias de curso de aperfeiçoamento/especialização (Psicologia Educacional, Psicopedagogia, 2002 a 2010), 7 TCCs (2003 a 2014) e ICs (2004, 2005).

7. Profa. Dra. Sílvia Maria Melo Gonçalves. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1977), graduação em licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas (1983) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ), colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI/UFRRJ) e coordenadora da disciplina Fundamentos da Educação II no âmbito das Disciplinas Pedagógicas para as Licenciaturas da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia Social, Psicologia Jurídica, Psicologia das Relações Humanas, Psicologia Positiva, Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Educação, Psicologia Jurídica, Psicologia Positiva, bem-estar subjetivo, felicidade, trabalho, stress e burnout.

 

  • LINHA DE PESQUISA 2 – CLÍNICA, SAÚDE E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE:

A linha reúne pesquisadores que se dedicam a investigar as teorias e métodos da psicologia relacionados ao estudo do desenvolvimento humano, com ênfase nas suas dimensões cognitivas e sociais. Inclui pesquisas nas áreas de bem-estar subjetivo, estresse, saúde mental, saúde pública e desenvolvimento pessoal em diferentes contextos, bem como nas áreas da aprendizagem, cognição e comportamento relacionados a temas como educação, saúde, trabalho e desenvolvimento.

1. Profa. Dra. Fernanda Canavêz de Magalhães. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ, com estágio (bolsa CAPES/PDEE) na Université Paris Diderot – Paris 7 (2012). Atua nas áreas de Psicologia Escolar e Educacional e Teoria da Clínica Psicanalítica, dedicando-se ao estudo dos modos de subjetivação contemporâneos, com destaque para os temas da violência, do trauma e da resistência. Orientações concluídas: 20 monografias de curso de aperfeiçoamento/especialização (Psicopedagogia, 2012, 2013), 2 TCCs em cursos de graduação (2013) e 3 ICs (2015).

2. Profa. Dra. Lilian Maria Borges Gonzalez. Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da UnB (2011). Atua na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em aspectos psicossociais relacionados ao processo saúde-doença. Orientações concluídas: 2 dissertações de mestrado (2014), 37 TCCs (1999 a 2015), 3 ICs (2013 a 2015).

3. Profa. Dra. Lilian Miranda (2013-2017). Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2009). Pós-Doutorado pela Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP (2011, Bolsista CNPq). Atua nas áreas de Psicologia, Saúde Mental e Saúde Pública, com os seguintes temas: psicanálise, psicose, reabilitação psicossocial, reforma psiquiátrica, saúde coletiva e práticas de atenção em saúde. Orientações concluídas: 8 orientações de mestrado (2013 a 2015), 6 monografias de aperfeiçoamento/especialização (Saúde Pública, Saúde Mental, 2008 a 2011), 3 ICs (2011 a 2012). Desligou-se da UFRRJ em 2015 e atualmente é pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). No entanto, continua assumindo seus compromissos com o Mestrado em Psicologia da UFRRJ, mantendo o mesmo número de orientandos, ministrando disciplinas, participando das reuniões colegiadas e colaborando ativamente em outras atividades.

4. Profa. Dra. Rosane Braga de Melo. Doutorado em Psicologia pela UFRJ (2006). Atua com os temas processos de ensino e aprendizagem, aquisição da leitura e da escrita, psicologia educacional, conexões entre psicanálise e educação, psicanálise e crianças e clínica psicanalítica. Orientações concluídas: 2 dissertações de mestrado (2013 a 2014), 12 monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização (Formação Continuada em Mídias na Educação, Psicanálise com crianças, 2007 a 2012), 3 TCCs (2014) e 2 ICs (2015). Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL), uma instituição internacional, e da EPFCL-Brasil.

5. Profa. Dra. Valéria Marques de Oliveira. Doutorado em Psicologia pela UFRJ (2005), Pós-doutorado em Educação pela UERJ (2011). Atua nas áreas de Psicologia Clínica, do desenvolvimento, educacional e cognitiva, psicopedagogia, com ênfase em Psicologia da Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais. Orientações concluídas: 7 dissertações de mestrado (2011 a 2015), 7 monografias de aperfeiçoamento/especialização (Formação Continuada em Mídias na Educação, Docência no Ensino Superior, Dificuldades de Aprendizagem, 2002 a 2012), 21 TCCs (2002 a 2014) e 2 ICs (2011 a 2014). Participa de duas redes nacionais/internacionais de pesquisa: “ReBentos” e “Narrativas de Formação e Desenvolvimento Humano”. Prêmio do III Concurso “Apareça com a GEMTE 2013”, destaque na categoria Inovação para Acessibilidade, Grupo de Estudos em Marketing, Tecnologia e Ecologia GEMTE (2013), 3º lugar na categoria trabalho individual do Prêmio “Educação inclusiva: experiências profissionais em Psicologia”, do Conselho Federal de Psicologia (2007).

6. Prof. Dr. Wanderson Fernandes de Souza. Doutor em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz (2011). Atua em psicometria, fundamento e metodologia de pesquisa, psicologia clínica e epidemiologia da saúde mental. Orientações concluídas: 5 dissertações de mestrado (2013 a 2015), 1 monografia de curso de especialização (Contação de Histórias no Imaginário Social, 2014), 3 TCCs (2011 a 2015) e 1 IC (2013).

7. Profa. Dra. Emmy Uehara Pires. Professora Adjunta e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ), além de Professora Colaboradora do Programa Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD), do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (linha de pesquisa: Neurociência e psicologia clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Parecerista ad hoc SATEPSI. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq – Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN) e ST3M²-C: Estudos sobre Empoderamento de Meninas e Mulheres na Ciência . Integrante do GT Neuropsicologia (ANPEPP). Tem como foco de pesquisa: Neuropsicologia clínica e do desenvolvimento, Construção e adaptação de testes, Inovação tecnológica em Neuropsicologia.

8. Profa. Dra. Deborah Uhr. Professora adjunta do Departamento de Psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2014). Foi servidora da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas da Saúde Coletiva, Saúde Mental e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental; atenção primária; medicalização; psicanálise e instituição pública. Foi professora do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e da Universidade Estácio de Sá. 

9. Profa. Dra. Luna Rodrigues Freitas Silva. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), com período de doutorado sanduiche no King´s College London (bolsa CAPES/PDSE). Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde Mental, atuando nos seguintes temas: história da psiquiatria, discursos preventivos, risco, teorias neurocientíficas, psicopatologia infanto juvenil.

10. Profa. Dra. Ana Cláudia Peixoto. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) e Educação Agrícola (PPGEA); É Coordenadora do LEVICA (Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes) e Supervisora de Estágio. É membro do GT: Serviços-Escola de psicologia no Brasil (ANPEPP). Foi Coordenadora do Curso de Psicologia e já atuou como Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia cognitivo-comportamental e Terapia do Esquema, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, metacognição, saúde, atendimento e pesquisa clínica em terapia cognitivo-comportamental, formação em psicologia, prevenção e intervenção na área de violência infanto-juvenil.

11. Profa. Dra. Luciene de Fátima Rocinholi. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ). Especialista em Neuropsicologia (CEPSIC – USP), possui Mestrado e Doutorado em Psicobiologia e Pós-Doutorado em Clínica Médica pela USP de Ribeirão Preto e Pós-doutorado em Neurociências pela PUC-Rio. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação em psicologia e pós-graduação em educação agrícola. Supervisora de Estágio no serviço de psicologia Aplicada em Clínica Transdisciplinar do Adolescente e no Colégio Técnico da Universidade Rural. Tutora do PET-Saúde. É membro do GT- Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente (ANPEPP). Coordenadora do Grupo SER – Subjetividade, Existencialismo e Rizoma (CNPq). Tem experiência na área de Psicobiologia e Neuropsicologia. Desenvolve pesquisa na área de saúde do adolescente em contextos escolares, com interesse pelos temas: Clínica Transdisciplinar, Literatura e Neurociências.