Infra-Estrutura

Laboratórios

O PPGPSI/UFRRJ está vinculado ao Instituto de Educação (IE), que é formado pelos Departamentos de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECAMPD), de Psicologia (DEPSI) e de Educação Física e Desportos (DEFD), e oferece atualmente os cursos de licenciatura em Educação Agrícola, licenciatura em Educação Física, Pedagogia e Psicologia, além de ter disciplinas nos núcleos de fundamentos de todas as demais licenciaturas da UFRRJ. Os cursos de graduação em Pedagogia e em Psicologia foram criados na perspectiva recente de expansão universitária, que inclui também uma expansão física com a construção de novos prédios. Essas ações expansionistas viabilizam não apenas a adequação dos cursos hoje oferecidos, como também tem incentivado o crescimento universitário, visando a proposta de novos programas de pós-graduação.
O PPGPSI utiliza, atualmente, os seguintes espaços exclusivos para suas atividades, localizados nas dependências do IE: sala administrativa para a coordenação e o secretariado, 7 (sete) salas destinadas ao desenvolvimento de atividades de pesquisa (laboratórios) e/ou ao uso dos professores para realização de orientações e estudos, sala para os alunos de pós-graduação (uso comum com outros Programas) e sala de aula (sala 02 do IE), equipada com data show, computador, dois ares-condicionados (split e um de parede) e dois ventiladores de teto.
A sala específica onde funciona a coordenação do Programa (sala 15-2) é parte de um ambiente maior que abarca também a coordenação da graduação em psicologia (sala 15-1) e duas salas de professores (salas 15-3 e 15-4). O espaço dispõe de um ar-condicionado split da marca LG, que é compartilhado entre as referidas salas. A sala da coordenação possui uma divisória que organiza o espaço em dois ambientes, um para recepção, utilizado pela servidora do quadro técnico-administrativo do Programa e pelo bolsista técnico, e um para atendimento pela coordenadora e vice-coordenadora. Estas salas dispõem de duas mesas em L, duas cadeiras do tipo secretária e duas cadeiras giratórias para visitantes, dois computadores da marca EPCOM ligados à rede, uma impressora HP Deskjet Ink Advantage 1516, um arquivo em madeira, uma estante em madeira, dois armários em madeira e um bebedouro de mesa. As salas utilizadas pelos professores são compartilhadas por 3 (três) docentes cada uma, contendo mesa em L, 4 cadeiras e 1 armário em madeira de uso partilhado.
Além das duas salas de docentes mencionadas acima, o Programa dispõe ainda de cinco outras salas, compartilhadas com outros professores do DEPSI (dois ou três professores por sala), que estão adaptadas para orientação aos alunos e desenvolvimento de atividades de pesquisa (salas 03, 11, 13, 25).
Na sala 13 funciona o LAPSO – Laboratório de Psicologia Social, coordenado pela Profa. Luciene Naiff, que tem por finalidade dar apoio a investigação de diferentes temáticas no contexto da psicologia social, com embasamento, em especial, na teoria das representações sociais. Este laboratório dispõe do seguinte mobiliário: 2 mesas, 2 cadeiras, televisão, ar condicionado, armário e 3 estantes. A sala está equipada ainda com 4 computadores e dispõe dos softwares EVOC E ALCESTE.
Na sala 11, funciona o Laboratório de estudos em Psicologia Organizacional, com ênfase em saúde e qualidade de vida no trabalho, coordenado pelo Prof. Marcos Aguiar e integrado, em 2015, por 04 (quatro) alunos de graduação, 04 (quatro) alunos de pós-graduação (mestrado), 01 (um) posdoutorando e 02 (dois) professores convidados, sendo um da UFRJ e o outro do Instituto Superior de Comunicação Empresarial de Lisboa. O laboratório ofereceu suporte ao Ministério do Exército para implantação de um sistema de avaliação psicológica para fins de seleção de Pessoal. O objetivo é fazer funcionar a avaliação psicológica para fins de ingresso nas Escolas de Formação do Exército. Para tanto, foi realizada a avaliação psicológica em caráter experimental na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) em Campinas-SP. Os estudos do laboratório seguem na etapa de acompanhamento visando investigar a qualidade psicométrica dos testes psicológicos utilizados na avaliação experimental, bem como relacionar os resultados obtidos com diversos indicadores de validade externa dos testes. Todo o trabalho vem se apoiando na lógica de uma Psicologia Organizacional baseada em evidências.
Na sala 25, são desenvolvidas atividades relativas ao Laboratório de Psicologia e Informações Afro-Descendentes (LAPSIAFRO), coordenado pelo Prof. Nilton Sousa da Silva, que tem como objetivo principal compreender e atuar nas relações entre os comportamentos individuais e sociais no contexto afro-brasileiro. Almeja ainda desenvolver reflexões biopsicossociais sobre a condição da etnia negra no território brasileiro, presente na arte, na religião, na filosofia e na ciência, mas ainda marcada por estereótipos despotencializadores. No âmbito deste relatório são desenvolvidas atividades como o Fórum Consciência Negra e o projeto de extensão “As árvores africanas no Brasil: um perfil cultural e socioeconômico”, além de incluir projetos de mestrado, de iniciação científica e de pós-doutoramento. Neste último caso, foi iniciado, no final de 2015, o projeto do pós-doutorando Bruno Simões acerca de Educação ambiental e Cultura Afro-Brasileira.
O laboratório em atividade na sala 3 tem a coordenação da Profa. Rosane Melo e compreende atividades que tem em comum a investigação de questões contemporâneas nos campos da educação e da saúde. Esta sala é compartilhada pelas professoras Valéria Marques, Rosane Melo, Lilian Borges e Fernanda Canavês, estando destinada a reuniões, discussões e planejamento de ações relativas aos projetos de pesquisa coordenado por estas docentes, bem como para orientação do trabalho de alunos (mestrado, TCC, estágio e IC) e reuniões com outros pesquisadores da universidade e de instituições externas. Tal sala dispõe de uma mesa (em madeira) retangular para reuniões, , que abriga um total de quinze cadeiras. Dispõe ainda de uma bancada lateral na qual constam três computadores. A sala é servida também por um aparelho de ar condicionado, uma estante (em ferro) com livros e dois armários.
No conjunto, as salas utilizadas para funções de pesquisa e orientações contém um total de 20 computadores ligados à rede, 2 filmadoras, 1 máquina fotográfica, 2 impressoras multifuncionais, 2 data show, televisão, DVD, 5 notebooks, 2 ipads, softwares de análise de dados (5 licenças SPSS, 1 licença SPHINX, NVIVO, EVOC e ALCESTE) e 4 gravadores de voz. Todas elas possuem mesas de reunião ou bancadas, cadeiras giratórias, com ou sem braços e estantes ou armários.
Em 2015, esteve em reforma a Sala de Alunos dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto de Educação (sala 24 do IE), que iniciou seu funcionamento no 1º. Semestre de 2016. A sala destina-se à interação e aos estudos dos pós-graduandos do referido instituto e é composta por cinco computadores com acesso à rede de internet e possibilidade de uso do Portal de periódicos da CAPES. A sala abriga um aparelho de ar-condicionado modelo Split, uma televisão LCD, seis cadeiras tipo secretária sem braço, giratórias, uma mesa oval pequena para reunião, acompanhada por três cadeiras simples, uma estante com aproximadamente 40 livros (minibiblioteca) e um quadro em branco fixado em uma das paredes. As verbas originárias de fomentos têm sido revertidas na melhoria dos espaços físicos e acessibilidade ao aluno para sua melhor formação.
Em relação aos laboratórios de informática disponíveis para o acesso dos discentes do mestrado, além de um laboratório localizado no Instituto de Educação (IE) e compartilhado com a graduação, contamos com dois outros laboratórios localizados no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), contíguo ao Instituto de Educação, e com o laboratório do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA), localizado dentro do campus e disponibilizado pelo referido Programa.
Na interseção entre o Instituto de Educação e o ICHS há um Auditório com capacidade para 150 pessoas, que tem sido utilizado para vários eventos organizados por docentes do Programa. Convém ainda realçar que a UFRRJ possui um pavilhão central com excelente estrutura de auditórios e salas-ambientes, e que este pavilhão dista apenas 800 metros do Instituto de Educação, o que dá plena possibilidade de uso deste espaço para atividades do Programa.
Para as defesas das dissertações, além das salas de aula do IE, tem sido utilizada uma sala deste instituto, denominada salão verde, que é composta por cerca de 30 cadeiras acolchoadas, uma mesa em madeira, quadro branco, aparelho de ar-condicionado modelo split. Além disso, tem sido utilizadas salas de aula e auditórios do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – PPGEA, que dispõe de uma excelente infraestrutura, incluindo computadores, projetos multimídia e rede wireless.

Recursos de Informática

Os computadores que servem ao Programa são ligados a rede wi-fi em todas as dependências da universidade e possibilitam o acesso ao Portal de periódicos da CAPES, disponível com link na página principal da UFRRJ e na página do PPGPSI. É oferecido aos alunos acesso ao programa de pesquisa SPSS- Statistical Package for the Social Sciences, bem como ao QSR Nvivo 2.0, que se constitui numa das mais recentes versões de programas voltados para a análise qualitativa de dados, e ao software para Análise de Dados Sphinx Léxica, que contém recursos avançados capazes de investigar em profundidade entrevistas, discursos, livros, mensagens, etc., por meio de funções potentes de divisão do texto, de navegação por hipertexto, de indexação automática e de trechos repetidos. No Sphinx, os dados podem ser coletados por meio de pesquisas realizadas com o software ou então importando-se bases de dados já existentes. Dispõe-se ainda do ALCESTE- Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segment de Texte, (“Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto”), que se trata de um programa de análise quantitativa de dados textuais, comumente utilizado em estudos sobre representações sociais.

Biblioteca

A Biblioteca Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (BC-UFRRJ), criada em 1948, possuiu dois setores para melhor atender aos serviços solicitados por alunos, professores, pesquisadores e comunidade: 1) o Setor de Intercâmbio e Divulgação, que levanta e divulga informações de acordo com o interesse dos usuários, bem como implementa serviços que se destinam a informar e divulgar o acervo da Biblioteca e 2) o Setor de Periódicos, que tem como objetivo levantar, acessar e disseminar informações relevantes à Comunidade Universitária contidas no acervo de periódicos (em papel) da BC, nas bases de dados bibliográficos disponíveis (CD-ROM e “on line”) e no Portal de Periódicos eletrônico da CAPES. É responsável pela circulação e controle de todo o acervo de periódicos da Biblioteca (“full text” e “abstracts”), pelo Serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT On Line), pela disponibilização aos usuários dos periódicos eletrônicos do Portal da CAPES, pelo acesso ao Catálogo Coletivo Nacional – CCN – e pelo intercâmbio com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME, dando acesso a documentos no Brasil e no exterior.
O Setor de Periódicos viabiliza também o acesso à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, que informa em qual biblioteca brasileira encontra-se o trabalho de pesquisa desejado. Também é responsabilidade deste setor a guarda e o atendimento referente aos Diários Oficiais da União – DOU recebidos pela UFRRJ.
Em relação ao processamento técnico e cuidados com o acervo, a Biblioteca conta com dois setores, o primeiro deles relativo ao Setor de Formação e Desenvolvimento do Acervo – SFDA, que é responsável pela formação da coleção da Biblioteca Central, através dos processos de seleção, aquisição e registro dos materiais bibliográficos (livros, teses, periódicos, documentos multimídia etc.). O processo de aquisição por compra obedece a critérios legais e institucionais, com sugestões de professores, alunos e bibliotecários. A composição do acervo é direcionada em função dos interesses dos cursos de graduação e de pós-graduação e demais áreas de interesse da Universidade. O outro setor diz respeito ao Setor de Permutas e Doações – SPD, encarregado de organizar as doações recebidas, as quais passam por seleção prévia para constituírem o acervo. O Setor mantém permuta das Revistas Universidade Rural (Ciências da Vida, Exatas e da Terra, Ciências Humanas) e Revista Floresta e Ambiente, com publicações editadas por diversas instituições nacionais e estrangeiras.
Em relação especificamente ao acervo da área da Psicologia, a Biblioteca dispõe de aproximadamente 2.500 títulos distribuídos em diversas áreas desta ciência, atendendo não somente a graduação, mas também a pós-graduação.
A Biblioteca funciona em horário estendido, das 8:00 hs às 22 hs, para melhor atender aos cursos noturnos e a comunidade acadêmica. Os principais serviços por ela oferecidos são:
– Consultas locais mediante pesquisa nos diversos catálogos (de monografias e de periódicos) das obras existentes na Biblioteca Central: livros, disponíveis para livre consulta nos salões A e B do 1º. Piso, e periódicos – disponíveis para consulta nos salões C e D do 2º. Piso.
– Bases de dados: de livros e teses, de periódicos.
– Portal da Capes.
– Empréstimo Domiciliar de Publicações, em que ocorre retirada de obras com fins de consulta domiciliar, obedecendo a um prazo estipulado pela Biblioteca, o que exige cadastramento prévio na BC e possui normas específicas de funcionamento.
– Empréstimo entre Bibliotecas, em que o empréstimo é realizado de uma biblioteca para outra, mediante solicitação de material bibliográfico existente em outras bibliotecas do país ou por atendimento a pedido destas. Este procedimento também exige credenciamento prévio do leitor na Seção de Referência.
– Reserva de Publicações, realizada pelo próprio usuário, através do Sistema Pergamum.
– COMUT (Serviço de Comutação Bibliográfica), que se trata de um programa desenvolvido pelo IBICT, com a cooperação de várias bibliotecas brasileiras, através do qual se localizam e se reproduzem artigos de publicações periódicas. O atendimento realizado pelo Setor de Periódicos.
– Consultas ao CCN (Catálogo Coletivo Nacional), com localização “on-line” de periódicos no Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos (CCN/IBICT). O atendimento ocorre no Setor de Periódicos.
– Levantamentos Bibliográficos, que abarca o levantamento de todas as obras monográficas e periódicas sobre determinado(s) assunto(s) existentes na BC e em outras Instituições. Podem ser solicitados à Seção de Referência ou ao Setor de Periódicos, conforme o interesse do leitor.
– Normalização Bibliográfica, que diz respeito a ordenação das referências bibliográficas (obras pesquisadas) seguindo as normas da ABNT. O atendimento se dá pela Seção de Referência.
– Elaboração de Ficha Catalográfica, com confecção de ficha catalográfica na fonte das teses e dissertações defendidas na UFRRJ e de outros trabalhos técnico-científicos editados pela Editora da UFRRJ (EDUR).
O PPGPSI/UFRRJ conta também com uma biblioteca setorial na área de Ciências Humanas e Sociais, que contém títulos específicos das suas linhas de pesquisas e disponibiliza obras atualizadas. Essa biblioteca visa agilizar o acesso dos mestrandos no que se refere à consulta de obras utilizadas nas disciplinas e nos projetos de pesquisa, além de dar oportunidade de acesso a outras produções complementares da grande área. A biblioteca setorial é de responsabilidade dos professores e da gestão dos programas envolvidos no que tange as regras de funcionamento. Atualmente, a biblioteca setorial se encontra em prédio anexo vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Vale lembrar, a guisa de esclarecimento, que o PPGPSI se encontra no Instituto de Educação por razões históricas, visto que o Departamento de Psicologia na UFRRJ iniciou a 35 anos com a finalidade de atuar nas licenciaturas, sendo os curso de graduação e o mestrado na área iniciativas mais recentemente, criados em 2010 e 2012 respectivamente. No entanto, mantemos um profícuo diálogo e parceria com o ICHS de modo a ampliar as oportunidades dos discentes na integração com as áreas da ciências humanas e sociais de uma maneira geral.

Outras Informações

Convém ressaltar o momento em que se encontra a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro que, após o REUNI, aumentou significativamente sua oferta de vagas na graduação e na pós-graduação. Isso causou um grande impacto nas demandas por espaço e readequação da estrutura para recepção dos cursos novos. A Universidade e, em especial, o Instituto de Educação, ao qual o PPGPSI se encontra vinculado, vem se empenhando para dar cada vez mais suporte e infraestrutura adequada ao programa. Como resultado, o PPGPSI já conseguiu, desde sua criação, ampliar os laboratórios de pesquisa para os professores, uma sala administrativa mais ampla e mais bem equipada, uma sala de alunos e a ampliação e modernização do laboratório de informática, além de compor uma biblioteca setorial juntamente com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais, com quem mantem uma estreita relação.
Ademais, os professores do programa vêm se empenhando, com bons resultados, na busca de fomentos para melhor equipar os laboratórios e as pesquisas desenvolvidas no programa.