O PPGPDS

OBJETIVOS

O Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável é um Mestrado Profissional oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), criado em 2010 e que tem como proposta permitir aos seus alunos uma sólida formação interdisciplinar nas áreas de Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Gestão.

Esta formação busca capacitar os profissionais formados pelo PPGPDS a desenvolver habilidades para trabalhar questões relacionadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental em diferentes escalas, transpondo este conhecimento para ações locais em comunidades rurais e urbanas, com foco especial na redução da pobreza e das desigualdades sociais.

Os alunos egressos do PPGPDS/UFRRJ são habilitados a traduzir seu compromisso com os princípios e práticas do Desenvolvimento Sustentável, em uma participação consistente e ativa, no desenho e implementação de planos, programas e projetos em uma perspectiva interinstitucional, a partir do diálogo com agentes de diferentes setores da sociedade. Dessa forma, o PPGPDS destina-se a formar líderes profissionais altamente qualificados, a partir de uma abordagem multidimensional de sustentabilidade, com conhecimentos substantivos para analisar e diagnosticar problemas, desafios, alternativas de solução e práticas, seja em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou como profissionais autônomos.

O Mestrado do PPGPDS busca incentivar a integração entre estudantes provenientes das distintas regiões brasileiras, abrindo também oportunidades de convívio com estudantes  dos demais países latinoamericanos, e de países africanos de língua portuguesa. Outro diferencial do Programa é possibilitar a  troca de experiências dos nossos alunos com os estudantes dos demais Mestrados da Associação Global MDP, estimulando a articulação de uma grande rede internacional de especialistas em Desenvolvimento Sustentável.

 

HISTÓRICO

Em 2007, a John and Catherine T. MacArthur Foundation, na busca por novas ideias para apoiar o desenvolvimento sustentável,  incentivou a formação da International Commission on Education for Sustainable Development Practice. Esta comissão reuniu 20 eminentes pensadores de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento e, em outubro de 2008, publicou seu relatório final, que concluiu que os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável – da pobreza extrema e controle de doenças até as alterações climáticas e a vulnerabilidade dos ecossistemas – devem ser resolvidos através de uma abordagem que envolva conhecimentos e competências existentes hoje em uma gama diversa de disciplinas. Assim, o progresso efetivo no Desenvolvimento Sustentável exige práticas, políticas bem geridas e programas que incorporem conhecimentos das ciências da saúde, ciências naturais e ciências sociais. No entanto, poucos são os gestores que estão preparados para conceber e implementar soluções integradas para enfrentar estes desafios.

A partir desta constatação, a International Commission on Education for Sustainable Development Practice recomendou a criação de um novo programa de treinamento interdisciplinar em escala internacional, em nível de mestrado, voltado para a formação de profissionais aptos a lidar de maneira prática com problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável. A este programa a comissão chamou de Global Master’s in Development Practice (Global MDP).

Como resultado das recomendações feitas por esta Comissão, a MacArthur Foundation, instituição sem fins lucrativos com sede em Chicago (EUA), disponibilizou 16 milhões de dólares de seu orçamento para apoiar e financiar a criação deste programa em mais de 20 universidades ao redor do mundo, com a proposta de atuarem em rede.

A 15 primeiras instituições foram escolhidas em 2009 através de seleção pública de projetos. As cinco seguintes passaram por um processo de seleção direcionada por meio de carta convite para garantir a representatividade geográfica do programa. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi uma das instituições convidadas para participar deste processo, juntamente com outras 26 instituições de ensino superior da América Latina. Após um competitivo e rigoroso processo seletivo, a UFRRJ recebeu importante aporte inicial de recursos da Fundação MacArthur para viabilizar a implantação de seu programa de mestrado e, em agosto de 2011, iniciaram as aulas da primeira turma.

Atualmente a Rede Global MDP é formada por 36 Programas de Pós-graduação espalhados pelo mundo, estando seu Comitê Central estabelecido na Sustainable Development Solutions Network (SDNS) e maiores informações podem ser obtidas através do link http://mdpglobal.org/

Últimas Notícias

Publicado o Edital do Processo Seletivo para a Turma 14 (2024)

O Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da UFRRJ informa a publicação do Edital de Abertura do leia mais

26/01/2024 - 12:15

PROCESSO SELETIVO 2023 – RESULTADO FINAL

Atenção! A lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo para a Turma 2023 (T13) do PPGPDS já está disponível na leia mais

01/08/2023 - 18:32

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES ORAIS

O resultado das Avaliações Orais (AO) já está disponível na aba Processo Seletivo!

07/07/2023 - 14:56

ESCALA PARA AVALIAÇÕES ORAIS

A escala para as Avaliações Orais, etapa obrigatória do Processo Seletivos para a Turma 2023 (T13) do PPGPDS já está leia mais

29/06/2023 - 15:30

RESULTADO DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS

O Resultado da análise de documentos (CV, projeto e carta de intenções) já está disponível na aba Processo Seletivo!

26/06/2023 - 13:07

RESULTADO DA PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA

O resultado da Prova de Proficiência em Língua Inglesa da Seleção para a turma 2023 já está disponível na aba leia mais

14/06/2023 - 18:25

mais notícias