Autoavaliação e Planejamento Estratégico

É com satisfação, que receberemos este ano a décima turma (T10) do PPGPDS. Ao longo desses dez anos, 149 alunos e 43 professores passaram pelo curso, acumulando experiências e percepções. Chegou a hora de juntarmos todas elas para construir a nova década do nosso programa.

Assim, demos início ao processo de Planejamento Estratégico e Autoavaliação, no qual a participação de toda a comunidade do PPGPDS – docentes, discentes (atuais e egressos) e técnicos-administrativos – é imprescindível. Estamos empenhados em terminar até o final do ano o planejamento estratégico e o plano de autoavaliação, a ser implementado anualmente a partir de 2021.

A Comissão de Autoavaliação foi instituída em dezembro de 2019 e é formada pelos docentes Camila Rodrigues (presidente), Flávia Souza Rocha, Gustavo Bastos Lyra e Leandro Fontoura.

Acompanhe abaixo a entrevista com a Comissão
e entenda um pouco sobre o processo.

O QUE É O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?

COMISSÃO: A partir de 2019 a CAPES formalizou a autoavaliação como um item obrigatório na avaliação do programa. Entendemos que a autoavaliação é um processo de aprendizagem, planejado, implementado e analisado pela comunidade acadêmica e conduzido por uma comissão, que faz o papel de formulador e de mediador das ações a serem avaliadas. Permite uma reflexão sobre o contexto e as políticas adotadas pelo programa, por meio de um processo autogerido pela comunidade. Destaca-se, que além de um item da avaliação da CAPES, a autoavaliação nos auxiliará a saber quem somos, o que queremos e o que faremos para chegar lá.

As recomendações da CAPES para o processo podem ser acessadas aqui e
é importante que toda a comunidade do PPGPDS esteja a par deste documento.

 

COMO SERÁ O PROCESSO NO PPGPDS?

COMISSÃO: Neste primeiro momento, a construção do processo no PPGPDS é conduzido pela Comissão, com o apoio da Coordenação, e baseada nas diretrizes formuladas pela CAPES. Diante da realidade de distanciamento social que enfrentamos em virtude da COVID-19, a fase inicial de interação com a comunidade será feita por meio eletrônico. Inicialmente será necessário a elaboração de um diagnóstico geral da percepção da comunidade sobre o programa. A partir dos resultados desta fase, será possível traçar a melhor estratégia para as demais. O desejo da comissão é que sejam  promovidos alguns encontros presenciais para que, de forma participativa, possamos  construir um planejamento estratégico que faça sentido e que atenda toda a comunidade. E, além disso, uma metodologia de autoavaliação capaz de refletir este planejamento. Pensamos também em trazer convidados externos, especialistas em áreas específicas, que podem nos ajudar no processo, ou profissionais que tenham interagido com o programa e que possam compartilhar sua percepção conosco. Pela incerteza do momento que vivemos, refletimos também sobre a possibilidade de fazer alguns desses encontros de forma remota.

 

COMO SERÁ O ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE DO PPGPDS?

COMISSÃO: A Comissão iniciou o trabalho internamente, em março deste ano, para definir as primeiras diretrizes, com base nas recomendações da CAPES. No próximo mês, a representante da turma atual será convidada a participar das reuniões, para auxiliar na aproximação dos demais alunos e trazer também questionamentos e sugestões. Em breve toda a comunidade será convidada a participar ativamente nesta construção, inicialmente de forma conjunta, virtualmente, e posteriormente provavelmente com ações específicas para cada grupo de membros (docentes, discentes ativos, egressos e técnico-administrativos). Sem a participação da comunidade não será possível delinear um planejamento realista e factível para o programa, por isso é tão importante o envolvimento de todos.

 

O QUE O PROGRAMA GANHA COM ESTE PROCESSO?

COMISSÃO: É parte fundamental do processo a reflexão interna sobre a própria missão do programa, avaliando nossa trajetória nessa primeira década de funcionamento. A partir de agora o programa também será avaliado pela a capacidade de se planejar e de refletir sobre os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. É o momento de pensarmos no impacto que desejamos ter na sociedade daqui pra frente, e de refletir sobre o papel de cada um de nós no programa e também o que esperamos dele. Nosso programa trata de assuntos atuais e dinâmicos, que afetam a sociedade como um todo, e é fundamental que sejamos capazes de reajustar a rota sempre que necessário. Além disso, a construção coletiva de uma visão estratégica para os próximos anos fortalece a comunidade do PPGPDS, para que trabalhemos cada vez mais juntos e de forma harmônica e colaborativa, o que pode ampliar nosso impacto na sociedade, ao estimular atuação conjunta dos membros de diferentes áreas. O trabalho multi e interdisciplinar é um desafio, e apenas a construção de metas coletivas e que contemplem toda a comunidade é que pode criar o ambiente favorável para que ele aconteça.

 

QUAIS SÃO ENTÃO OS PRÓXIMOS PASSOS?

COMISSÃO: A próxima fase do processo é um diagnóstico rápido da percepção de toda a comunidade em relação aos pontos destacados pela última avaliação da CAPES, tanto os fortes quanto aqueles a melhorar. Todos receberão, provavelmente ainda no mês de maio, por e-mail, um convite para responder, de forma anônima, um formulário eletrônico simples. Este primeiro diagnóstico, cujos resultados serão compartilhados com todos após serem compilados e analisados, será a base para as próximas fases. É fundamental a participação de todos para que tenhamos um retrato realista de como enxergamos o programa e nosso papel nele. Contamos com a participação de toda a comunidade do PPGPDS!

Gostaríamos de ouvir você desde agora: quais são suas dúvidas sobre este processo?

 

📧 Nos envie um e-mail, clicando aqui.

📥 Compilaremos todas as perguntas, que serão respondidas pela Comissão e disponibilizadas aqui na página do programa.

👀 Fique de olho também nas nossas redes sociais para mais informações sobre o processo.

 

Últimas Notícias

Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto de Florestas

O Instituto de Florestas iniciou a discussão sobre o seu Plano de Desenvolvimento Institucional. O objetivo é elaborar o documento leia mais

11/05/2020 - 11:47

As inscrições para o Processo Seletivo 2020-2 foram PRORROGADAS até o dia 19/06!

As inscrições no processo seletivo foram PRORROGADAS até o dia 19/06/2020! O calendário foi alterado! Para informações e baixar o leia mais

06/05/2020 - 12:15

Autoavaliação e Planejamento Estratégico

É com satisfação, que receberemos este ano a décima turma (T10) do PPGPDS. Ao longo desses dez anos, 149 alunos leia mais

04/05/2020 - 21:12

Comunicado PPGPDS COVID-19

Considerando as Diretrizes de Contingência no âmbito da UFRRJ, as Notas da Reitoria da UFRRJ, o Decreto do Governo do leia mais

06/04/2020 - 09:27

mais notícias