Apresentação

Coordenação Acadêmica (mandato 2022/2024)

Coordenador: Profa. Elis Regina Barbosa Angelo

Vice-Coordenador: Prof. Fabio Pereira Cerdera

Informações: Secretaria do PPGPACS

E-mail: secretariapgpacsufrrj@gmail.com

Instituição centenária, que começou como referência nacional nas áreas de Agronomia e Veterinária, hoje a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) diversificou-se: tornou-se multicampi e multidisciplinar, estendendo sua atuação de ensino, pesquisa e extensão a todas as áreas do conhecimento. O marco de sua origem é o Decreto-lei no 8.319, de 20/10/1910, que estabeleceu as bases para o ensino agrícola no Brasil e criou a Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária (ESAMV). Nos anos subsequentes, a ESAMV passou por ampliações e reordenamentos e pelo Decreto-Lei no 6.155, de 30/12/1943, foi elevada à categoria de Universidade Rural, quando se consolidaram novos cursos e serviços.

Pouco depois, em julho de 1947, foi inaugurado o Campus Seropédica, em uma propriedade de aproximadamente 3.500 ha, às margens da antiga rodovia Rio-São Paulo, atualmente denominada BR-465. Em 1962, a Universidade Rural passou a denominar-se UniversidadeRural do Brasil (URB), sendo-lhe reconhecida a autonomia didática, administrativa, financeira e disciplinar. Ao longo da década de 1960, a Universidade conheceu uma gradual expansão, com a criação de novos cursos e pelo Decreto no 60.731, de 19/05/1967, ganhou a denominação de Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que mantem até hoje. Durante a década de 1970, a UFRRJ criou novos cursos de graduação, ampliando o seu perfil para além da área das Ciências Agrárias, quando implantou os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Licenciatura em Economia Doméstica, Geologia, Zootecnia, Licenciatura em Educação Física e Licenciatura em Ciências com habilitações em Matemática, Física, Química e Biologia. No início dos anos 1990, foram criados os cursos de Engenharia de Alimentos e o primeiro curso noturno da instituição: Administração. Na década de 2000 novos cursos foram criados: Engenharia de Agrimensura, Licenciatura em Química, Engenharia Agrícola, Arquitetura e Urbanismo e, em 2001 destaca-se a criação do curso de História – Licenciatura, no turno noturno, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), no Campus Seropédica.

A partir de 2005, a UFRRJ iniciou um significativo processo de crescimento e expansão, deixando de ser uma IES de pequeno porte para se transformar em uma universidade de médio porte, com aproximadamente 15.000 alunos distribuídos em 58 cursos de graduação, em turnos e campi diferentes. Por meio do Programa de Expansão do Ensino Superior, do Governo Federal, foi criado um campus universitário da UFRRJ no município de Nova Iguaçu, denominado Instituto Multidisciplinar (IM), onde passaram a funcionar sete cursos de graduação: Administração, Matemática, Pedagogia, Ciências Econômicas, Turismo, Hotelaria e História. Em 2007, no quadro ainda do Programa de Expansão conduzido pelo MEC, a UFRRJ direcionou sua atenção para a criação do Campus Três Rios o Instituto de Três Rios (ITR) , onde são oferecidos quatro cursos de graduação: Administração, Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental.

Em 2008, concomitantemente ao processo de implantação dos seus dois novos campi universitários, a UFRRJ iniciou seu Programa de Reestruturação e Expansão (PRE), ação que foi uma resposta institucional propositiva ao REUNI, instituído pelo MEC, cujo impacto social nas regiões de sua influência mostra-se extremamente relevante. Como desdobramento do processo de expansão e reestruturação, foram criados no ICHS, no Campus Seropédica, os cursos de graduação em Artes, Letras, Filosofia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Hotelaria, Administração Pública, Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Direito e duas novas modalidades do curso de História: Bacharelado (noturno e vespertino) e  Licenciatura (vespertino). Pari passu ao processo de ampliação dos cursos de graduação, a UFRRJ buscou consolidar-se como centro de excelência nas áreas de pesquisa e de pós-graduação, oferecendo programas de ressonância internacional e nacional e produzindo impactos locais e regionais relevantes. Em consonância com o projeto de fortalecimento da área de Humanidades na UFRRJ e alinhando-se às diretrizes gerais do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010, que manifesta a meta de interiorizar e descentralizar os programas de pós-graduação, segundo o entendimento de que a expansão dos mesmos é fator estratégico no processo de desenvolvimento socioeconômico e cultural da sociedade brasileira, destaca-se a criação de vários Programas de Pós-Graduação em áreas de Ciências Humanas e Sociais. A partir de então, foram implantados outros cursos de pós-graduação na
UFRRJ, como o Mestrado em História, em 2007 (que terá turmas de doutorado a partir de 2014); o mestrado em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares , em 2009; e os programas de mestrado acadêmico em Psicologia (2011), Ciências Sociais (2012), Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (2012) e Filosofia (2013). A UFRRJ oferece, atualmente, 33 cursos de pós-graduação stricto sensu nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Ciências da Terra e Engenharias, sendo 20 mestrados acadêmicos, 12 doutorados e 3 mestrados profissionais. Além disso, oferece cursos de pós-graduação lato sensu para a comunidade de forma regular. Por ser multicampi, atualmente a UFRRJ tem presença forte na Baixada Fluminense, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Médio Paraíba e no Norte Fluminense e, por meio de suas ações de pesquisa, ensino e extensão, vem crescentemente assumindo um papel relevante na inclusão social, no desenvolvimento regional e na valorização da cultura e da história de suas populações.
A Baixada Fluminense é uma região densamente povoada, abrigando 3,5 milhões de pessoas e composta pelos municípios de Nova Iguaçu, Queimados, Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti,Mesquita, Nilópolis, Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Guapimirim, Japeri e Magé (Figura 01). Observe-se que, segundo inúmeros indicadores, essa macroregião, que integra a chamada Região Metropolitana do Rio de Janeiro, acumula recordes negativos. Nela encontram-se as menores taxas de desenvolvimento humano do estado, sendo gravíssimos os problemas de falta de saneamento básico, de habitação, de transporte de massas, de educação de qualidade e de segurança pública. A chamada Zona Oeste do município do Rio de  Janeiro é outra região localizada na zona de influência direta da UFRRJ. É, também, densamente povoada e economicamente fundamental para a cidade e o estado do Rio de Janeiro. Deve-se destacar os novos empreendimentos da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Estado no sentido de facilitar o trânsito em direção à Zona Oeste da cidade por meio da construção de faixas seletivas para ônibus (Transoeste), facilitando o acesso a bairros do município do Rio de Janeiro próximos a Seropédica, tais como Campo Grande e Santa Cruz. Do mesmo modo, a construção do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, que corta o município de Seropédica, também contribuirá para a ampliação dos acessos à universidade. Assim, a Baixada Fluminense, região que congrega 13 municípios do Estado do Rio de Janeiro e uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes, onde são gerados 25% do PIB industrial do
Estado. Apesar de sua importância econômica e da alta densidade populacional, a região tem sido historicamente excluída de alguns cenários culturais e intelectuais.

A ampliação de instituições públicas de ensino superior na região, além de promover uma ampliação do acesso a esse nível de ensino vem favorecer processos de mobilidade e inclusão social, com impactos para o desenvolvimento da Baixada Fluminense. Geralmente, os programas e projetos que se dedicam às áreas política e culturalmente periféricas estipulam como vias de inclusão social, ações nos setores de esporte e lazer ou técnico desprezando a opção acadêmica, ora priorizada. Com o objetivo de contribuir para a construção de novas concepções e práticas das políticas públicas no âmbito da educação superior brasileira, sobretudo no tocante ao desenvolvimento sócio-cultural e o envolvimento político dos jovens e adultos residentes nas regiões da Baixada, Sul e Oeste fluminense, é que a UFRRJ reafirma seu entendimento de que a via da educação é um dos principais elementos constituintes de uma política de desenvolvimento social. Na Costa Verde, região também impactada pela presença da UFRRJ, estão os municípios de Mangaratiba e Angra dos Reis, na direção do Sul Fluminense. No Vale do Paraíba localizam-se os municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Vassouras, Valença, Três Rios, Quatis e Volta Redonda. Do ponto de vista geográfico, a UFRRJ é a principal Instituição de Ensino Superior Público Federal a impactar diretamente a vida de aproximadamente 7 milhões de pessoas que vivem nas regiões descritas acima. A recente expansão da graduação e da pós-graduação foi planejada e vem sendo operacionalizada com o objetivo de ampliar as oportunidades de ensino, pesquisa, extensão a essa população que enfrenta enormes dificuldades para obter serviços públicos de qualidade, sendo a educação um dos maiores problemas. Em nível institucional e regional, as áreas de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ tem-se consolidado a partir de uma preocupação fundamental, que orienta todos os profissionais envolvidos no processo: contribuir para a interiorização do ensino superior público, considerando de forma articulada a graduação e a pós-graduação e favorecendo a aproximação da universidade com a comunidade que a rodeia.

Share