Infra-Estrutura

O Departamento de Petrologia e Geotectônica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DPG/UFRRJ) tem aproximadamente 600m2 de área construída, com salas e laboratórios distribuídos em três edificações contíguas dentro do campus. O DPG/UFRRJ dispõe da seguinte infraestrutura de laboratórios:

 

  • Laboratório de Preparação de Amostras: ocupa uma área de 78 m2. Produz lâminas petrográficas e amostras de rochas e minerais britadas e reduzidas ao pó. Os equipamentos existentes são uma máquina de serra diamantada (Maqfort, modelo Onça), uma politriz dupla (Maqforte, modelo Onça), uma placa aquecedora (Robertshaw, modelo B300), uma estufa de secagem (Quimis, modelo Q317-B42), um microscópio monocular (Wild Heerbrug, modelo M-21), uma balança eletrônica de precisão (Gehaka, modelo BG200), um britador de mandíbulas (Astecma, modelo Breaker Fix 50) e um moinho (Shatterbox, modelo 8530).

 

  • Litoteca: ocupa uma área de 50 m2. Local de estocagem de amostras de rochas e minerais, equipado com um compressor de ar (Schultz, modelo MSI 5,2 VI) para limpeza de rochas, minerais e equipamentos em geral.

 

  • Laboratório de Microscopia Óptica: ocupa uma área de 50 m2, em ambiente com ar refrigerado e desumificadores. Neste laboratório há seis lupas estereoscópicas (Motic microscopes, modelo SMZ 168), vinte e três microscópios petrográficos binoculares (luz natural plano polarizada, modelos Olympus e Zeiss) e um microscópio óptico de luz transmitida e refletida exclusivo para atividades de pesquisa (Carl Zeiss, modelo AXIO IMAGER A2M).

 

  • Laboratório de Difratometria de Raios-X: ocupa uma área de 30 m2, em ambiente com ar refrigerado e desumificadores. Neste laboratório há um difratômetro de raios-X (Bruker, modelo AXS D8 Discover XRD) utilizado para a caracterização microestrutural e geoquímica (semiqualitativa) de rochas, minerais e outros materiais sólidos.

 

  • Laboratório de Geofísica Aplicada: ocupa uma área de 20 m2. Neste laboratório são mantidos um gravímetro (Lacost & Romberg, modelo G1125), um sismógrafo (GeoSIG, modelo GSR-12PC) e um resistivímetro (fabricante e modelos não identificados) que são utilizados em levantamentos de dados geofísicos no campo.

 

  • Laboratório de Modelagem Tectônica: ocupa uma área de 20 m2. Produz modelos experimentais de processos e mecanismos deformacionais, obtidos por simulação física, que permitem observar a geometria e o desenvolvimento das estruturas investigadas em trabalhos de campo. O laboratório possui materiais utilizados como análogos, incluindo silicones, areias, pastas de mistura areia, resinas, corantes, fibras, chapas de acrílico e madeiras, dentre outros. Um motor é utilizado para simular a deformação durante a elaboração dos modelos físicos.

 

  • Laboratório de Geomorfologia e Neotectônica: ocupa uma área de 40 m2. Local equipado com bancadas com seis computadores com softwares de ambientes GIS e duas impressoras. Neste laboratório são desenvolvidos modelos computacionais sobre a evolução geológica e geomorfológica ocorridas no Mesozoico e Cenozoico, sobretudo na região do Planalto Atlântico entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Os modelos são, em grande parte, voltados para os estudos neotectônicos, os quais envolvem métodos e técnicas multidisciplinares como as utilizadas na Geologia Estrutural, Geomorfologia Tectônica, Sedimentologia (estudos do Quaternário e Neógeno), Geofísica, Pedologia, Geocronologia e outras.

 

Os pesquisadores do DPG/UFRRJ utilizam rotineiramente, também, os seguintes laboratórios do Departamento de Geociências da UFRRJ:

 

  • Laboratório de Análise Térmica de Minerais e Materiais: ocupa uma área de 35 m2. Local equipado com um aparelho de Análise Térmica (Mettler Toledo, modelo 851E) e com todos os acessórios que permitem efetuar análise termogravimétrica e análise térmica diferencial. Os dados gerados neste laboratório têm sido utilizados em estudos geoquímicos de processos de baixa energia, tais como alteração de rochas e pedológicos.

 

  • Laboratório de Computação: ocupa uma área de 40 m2. Local equipado com vinte e cinco computadores, quinze notebooks e um servidor.

 

  • Laboratório de Geoprocessamento Aplicado: ocupa uma área de 30 m2. Local equipado com dez computadores, duas impressoras jato de tinta HP deskjet; um scanner de mesa e licenças de softwares de geoprocessamento, tais como o SAGA e ARCGIS.

 

  • Laboratório de Sedimentologia: ocupa uma área de 30m2. Local equipado com jogos de peneiras, um vibrador Produtest, bacia mecânica, dois quarteadores, um separador eletromagnético tipo FRANTZ, vidrarias em geral, um espectrofotômetro, uma balança digital, três balanças analógicas, uma balança analítica, uma lupa binocular e reagentes.

 

  • Laboratório de Mapeamento Geotécnico: ocupa uma área de 80m2. Local equipado com máquina de cisalhamento informatizada, perfuratriz (Mod Hidro – Drill; Motor Tecumseh 3.0 com 25 m de haste ¾’com 2 brocas de 4’) e acessórios, prensa hidráulica 15’; aparelho de Casagrande, lupa binocular, estufa, conjunto de peneira, conjunto de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélites, 2 trados de 7’e 4’ e vidrarias em geral.

 

Caracterização do acervo da biblioteca da UFRuralRJ:

 

A biblioteca ligada à rede mundial de computadores, dispondo de seis computadores para usuários. Os dados do acervo da Biblioteca Central (BC) da UFRRJ relacionados à área de Geociências estão discriminados abaixo (Tabela 1).

Tabela 1: Acervo bibliográfico da área de Geociências na BC/UFRRJ

 

A UFRRJ é uma instituição que não possui bibliotecas setoriais. A maior parte do acervo bibliográfico da instituição está organizado em áreas/sub-áreas do conhecimento na BC/UFRRJ no campus de Seropédica/RJ (campus principal). Subordinadamente, a UFRRJ possui bibliotecas nos campi de Nova Iguaçu/RJ e Três Rios/RJ. A consulta ao catálogo com todas as obras constantes no acervo bibliográfico da instituição pode ser feita pelos terminais localizados na biblioteca ou via internet, no seguinte endereço: http://pergamum.ufrrj.br/biblioteca/. Além disso, o acesso ao Portais de Periódicos, como no caso do mantido pela CAPES, pode ser realizado nas dependências da biblioteca ou em qualquer computador com acesso à internet, desde que o usuário cadastrado possua uma senha. A BC/UFRRJ disponibiliza ainda bases de dados que fornecem suporte aos pesquisadores da instituição, quais sejam:

 

1) A Fine Arts and Music Collection: contém centenas de revistas e periódicos com texto completo em bases de dados como Wilson Art Index e RILM. Essa coleção fornece todos os recursos para ajudar nas pesquisas em áreas como teatro, música, história da arte e cinema.

2) Base de dados da Cengale Learning: É uma base de dados que produz conhecimento nos princípios: cuidado com o planeta, qualidade acadêmica, globalização e experiência individual de aprendizado.

3) ABNT Coleção: é um banco de dados com o objetivo de disponibilizar as normas da ABNT visando facilitar a elaboração dos relatórios pesquisas, artigos, teses e dissertações, tanto por alunos quanto por pesquisadores.

Últimas Notícias

Mestrado 2024: Resultado após prazo de recursos

Uma vez que o prazo de recurso final foi encerrado e que não houve nenhuma solicitação, o PPGMEG torna público leia mais

12/03/2024 - 23:08

Seleção mestrado 2024: Divulgação resultado final

O PPGMEG divulga o resultado final do processo seletivo. Leiam com atenção o documento a seguir:

09/03/2024 - 11:41

Seleção Mestrado 2024: Resultado da avaliação de Heteroidentificação

Abaixo, confira o resultado da avaliação realizada pela Comissão de Heteroidentificação:

09/03/2024 - 08:14

Seleção mestrado 2024: Análise de recursos

A Comissão de Seleção associado ao Edital 01/2024 divulga a análise de recursos referentes a etapa de Análise do CV leia mais

05/03/2024 - 12:38

Mestrado 2024: Resultado da etapa de entrevistas

O PPGMEG divulga o resultado da etapa de entrevistas:

04/03/2024 - 23:17

Mestrado 2024: Avaliação do CV LATTES

PPGMEG divulga o resultado da avaliação do CV LATTES (Esta fase é classificatória):

01/03/2024 - 18:10

mais notícias


Notícias Relacionadas

Mestrado 2024: Resultado após prazo de recursos

Seleção mestrado 2024: Divulgação resultado final

Seleção Mestrado 2024: Resultado da avaliação de Heteroidentificação

Seleção mestrado 2024: Análise de recursos

Mestrado 2024: Resultado da etapa de entrevistas