PPGGEO-UFRRJ

Programa de Pós-Graduação em Geografia [Mestrado]

Infraestrutura

O PPGGEO é um programa bi-campi, realizando suas atividades tanto no Departamento de Geografia do Instituto de Agronomia [Seropédica-RJ] quanto no Departamento de Geografia do Instituto Disciplinar [Nova Iguaçu – RJ].

Destaca-se a necessidade sempre presente de articulação com os diferentes campos afins, com institutos e departamentos da UFRRJ, para o aproveitamento da infraestrutura laboratorial, de campo e do corpo docente e técnico já existente. A integração entre os dois campi foi pensada desde o projeto inicial,  buscando o fortalecimento, a integração e troca de experiências sobre as realidades vivenciadas por ambos os cursos dos dois campi, no sentido de alcançar novas contribuições para os alunos dos cursos, para a UFRRJ e para a sociedade.

Pr̩dio de Geoci̻ncias [Serop̩dica-RJ] e Instituto Multidisciplinar [Nova Igua̤u РRJ], respectivamente: locais das aulas e principais atividades de pesquisa do PPGGEO-UFRRJ.

 

LABORATÓRIOS:

1) Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Básica: implantado através do edital FAPERJ apoio a instituições de ensino e pesquisa, em 2009, oferece um espaço para se pensar o ensino, auxiliando na preparação de material alternativo (maquetes, experiências, palestras, entre outros), na análise de material didático já existente (para o ensino fundamental e médio), bem como na constituição de um acervo didático. Está vinculado também aos dois grupos de pesquisa, ensino e extensão vinculados ao CNPq/UFRRJ/IMNova Iguaçu: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS) e Grupo de Estudos Integrados em ambiente: Geografia, educação e cidadania (GEIA).

2) Laboratório de Geoprocessamento: implantado em 2012 em sala climatizada com cerca de 50m2, conta com equipamentos multimídia como Data Show, Tela de Projeção, dentre outros, bem como 25 máquinas configuradas com tecnologia de ponta e capacidade para processamento de programas voltados para Geoprocessamento, Modelagem Ambiental, Cartografia Digital;

3) Laboratório Política, Epistemologia e História da Geografia (LAPEHGE) / Laboratório de Geografia Econômica e Política e Práticas Educativas (LAGEPPE): instalações compartilhadas; o primeiro foi  equipado com apoio do Edital APQ1 da FAPERJ, possuindo três laptops e três mesas de trabalho; o segundo, também com apoio do CNPq e FAPERJ (auxílios instalação e apoio à escola pública), possui 1 laptop, 1 desktop, 2 impressoras e 1 data-show.

4) Laboratório Espaço, Teoria Social e Cidade: Apoiado pela FAPERJ por meio de auxílio-instalação, conta com dois computadores, duas impressoras e duas mesas de trabalho.

 

BIBLIOTECAS:

A Bibliteca Central está situada no Campus Seropédica, possui 30 computadores ligados à Internet e acervo de cerca de 70.000 títulos. A BC disponibiliza acesso on-line para consulta do acervo de todas as bibliotecas da universidade, por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum. Disponibiliza, também, acesso às bases nacionais e estrangeiras integrantes do Portal de Periódicos da CAPES e outras redes de comunicação científica, como o JSTOR, tanto nos laboratórios e salas de trabalho dos docentes, como através dos terminais localizados na própria BC.

Ressalta-se ainda a biblioteca do Instituto Multidisciplinar está localizada no campus de Nova Iguaçu, tendo sido inaugurada em 2010; desde então, tem recebido investimentos importantes: mediante investimento total de R$ 450.000,00 ocorrido em 2011, foram adquiridos cerca de 2.900 títulos em língua estrangeira e portuguesa nas áreas de Ciências Humanas.

A BC disponibiliza ainda bases de dados que fornecem suporte aos pesquisadores da instituição, quais sejam: 1. A Fine Arts and Music Collection: contém centenas de revistas e periódicos com texto completo em bases de dados como Wilson Art Index e RILM. Essa coleção fornece todos os recursos para ajudar nas pesquisas em áreas como teatro, música, história da arte e cinema; 2. Base de dados da Cengale Learning: É uma base de dados que produz conhecimento nos princípios: cuidado com o planeta, qualidade acadêmica, globalização e experiência individual de aprendizado; 3. ABNT Coleção: é um banco de dados com o objetivo de disponibilizar as normas da ABNT visando facilitar a elaboração dos relatórios pesquisas, artigos, teses e dissertações, tanto por alunos quanto por pesquisadores. A BC apresenta em seus quadros 6 Bibliotecárias e 44 servidores administrativos.

O acervo da biblioteca é o seguinte: Livros = 22.183 títulos e 44.884 volumes; teses = 2740 títulos e 2755 volumes; Vídeos = 142 volumes e periódicos = 2166 títulos e 179.029 volumes. Ela mantém um sistema de integração com outras bibliotecas, através do Programa COMUT, Empréstimo interbibliotecário, convênios com as bibliotecas da EMBRAPA, e do serviço de permuta de duplicatas. Este intercâmbio possibilita aos usuários um contato direto com os acervos de bibliotecas nacionais e internacionais, permitindo a mais rápida obtenção de dados bibliotecários. O acervo da BC atende a todas as áreas de conhecimento. Nela funcionam os seguintes serviços especiais: Serviço de alerta de livros e periódicos; Comut; empréstimos interbibliotecas; lançamentos.


© 2015-2018 - UFRRJ | Créditos Desenvolvedor: COTIC
E-mail: cotic@ufrrj.br