PPGGEO-UFRRJ

Programa de Pós-Graduação em Geografia [Mestrado]

História do PPGGEO

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA [PPGGEO-UFRRJ] – MESTRADO 

CONTEXTO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO E DESAFIOS INSTITUCIONAIS

Instituição centenária que começou como referência nacional nas áreas de Agronomia e Veterinária, atualmente a UFRRJ caracteriza-se pela diversidade: tornou-se multicampi e multidisciplinar, estendendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão a todas as áreas do conhecimento. Atualmente, a Geografia da UFRRJ tem forte presença na Baixada Fluminense, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Médio Vale Paraíba Fluminense e na Costa Verde e, por meio de suas ações de pesquisa, ensino e extensão, vem assumindo papel de relevo na compreensão de questões sócio-ambientais, inclusão social e desenvolvimento regional.

Assim, a UFRRJ é a principal Instituição de Ensino Superior Público Federal a impactar diretamente cerca de 7 milhões de pessoas que vivem nas regiões acima descritas. A recente expansão da graduação e da pós-graduação foi planejada e vem sendo operacionalizada visando estender as oportunidades de ensino, pesquisa, extensão a esses cidadãos ― que, não raro, enfrentam enormes dificuldades para obterem serviços públicos de qualidade. Em termos institucionais e regionais, a UFRRJ tem se consolidado a partir de uma preocupação fundamental: contribuir para a interiorização e a descentralização do ensino superior público, considerando a graduação e a pós-graduação de forma articulada e favorecendo a aproximação da universidade com a comunidade que a rodeia.

O presente Mestrado em Geografia se propõe atuar em nome do alargamento da esfera pública e dos direitos públicos legitimadores de uma sociedade democrática. O programa em tela é uma iniciativa que envolve os cursos de geografia dos campi de Seropédica (licenciatura e bacharelado) e Nova Iguaçu (licenciatura). Após o início dos mesmos nos anos 2009 e 2010 (respectivamente), o corpo docente dos referidos cursos decidiu somar esforços, aproximar grupos e temas de investigação e eleger eixos comuns de pesquisa em nome da construção de um programa de pós-graduação (mestrado) em geografia. A instauração de um mestrado em geografia na UFRRJ objetiva o aumento da expertise dos docentes, o enriquecimento das trocas entre seus grupos de pesquisa, o trabalho em conjunto envolvendo os campi de Seropédica e de Nova Iguaçu e a possibilidade de aprofundamento dos estudos dos alunos da graduação e de demais interessados na obtenção dos conhecimentos adquiridos em um curso de mestrado.

 


© 2015-2017 - UFRRJ | Créditos Desenvolvedor: COTIC
E-mail: cotic@ufrrj.br