Infra-Estrutura


Laboratórios

Vinculados aos Docentes/Pesquisadores credenciados no Programa e de forma a compor uma Rede Biotecnológica de contexto Fitossanitário e multi-institucional (UFRRJ, Embrapa Milho e Sorgo, INPI e UENF), para a pesquisa o Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada dispõe dos seguintes laboratórios: UFRRJ – Laboratório Oficial de Diagnóstico Fitossanitário da UFRRJ (engloba os Laboratórios de Bacteriologia e Fitoplasmologia, Micologia, Nematologia, Patologia de Sementes, Virologia e Viróides), Laboratório de Biologia do Solo, Laboratório do Centro de Biologia de Insetos, Laboratório do Centro de Taxonomia de Insetos e Núcleo de Estudos e Controle de Pragas Urbanas e Agrícolas, Laboratório do Centro Integrado de Manejo de Pragas “Cincinnato Rory Gonçalves”, Laboratório de Fisiologia Vegetal, Laboratório de Produtos Florestais, Laboratório (Cultura de Tecidos e Fitopatologia) no campus Dr. Leonel Miranda/UFRRJ; EMBRAPA – Laboratório de Micologia da EMBRAPA Milho e Sorgo).

Todos os Laboratórios vinculados aos Docentes/Pesquisadores credenciados no Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada dispõem de infra-estrutura mínima necessária para o atendimento dos discentes e desenvolvimento de suas Linhas de Pesquisa e Projetos de Pesquisa. Além de estarem ligados à rede mundial de computadores (Internet). No caso, do Laboratório Oficial de Diagnóstico Fitossanitário da UFRRJ, todos os laboratórios existentes no mesmo estão ligados em rede interna (Intranet).

O aspecto interdisciplinar e inter-institucional das pesquisas desenvolvidas no Programa torna-se viável à medida que todos os discentes do Programa contam com a infra-estrutura dos diversos laboratórios associados, otimizando os recursos públicos.

Como material permanente e equipamentos disponíveis aos Docentes/Pesquisadores credenciados no Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada e discentes associados, temos: Agitador Magnético, Agitadores Orbitais, Agitador de Tubos, Aparelho de Filtração à Vácuo, Aparelho de Eletro-transferência Semi-Seco, Aparelho de Western Blot, Aquecedor de Água Elétrico, Aparelhos de Ar Condicionado, Arado, Armários, Autoclave Horizontal, Autoclaves Verticais, Balanças Eletrônicas de Precisão, Bancadas de Madeira, Bancos, Banho Maria, Bebedouros, Bloco Térmico, Bombas de Água, Bombas de Vácuo, Botijões de Gás, Cadeiras, Caixa para visualização de placas oriundas de Teste Sorológico, Calculadoras de Mesa, Câmara Fotográfica, Câmaras de Crescimento (B.O.D.), Câmaras para Germinação de Plantas e Sementes com Fotoperíodo, Carretas, Casa de Vegetação, Centrífuga Eppendorf, Centrífugas de Mesa, Chuveiro/Lava Olhos, Computadores, Cubas de Eletroforese Horizontal e Vertical, Deionizador de Água, Dessecadores de Vidro, Destilador de Água, Desumificadores, Eletroporador, Espectrofotômetro Biomate, Espectrofotômetro de Luz Visível, Estabilizadores de Voltagem, Esterilizador, Estufas, Extintores de Incêndio, Filmadora, Fluxos Laminares, Fogões, Fontes de Eletroforese, Fornos de Microondas, Forno de Hibridização, Fotodocumentador Alpha DigiDoc, Freezers, Grade de Disco, Gravador de CD, Impressoras, Leitor de Microplaca (Placa de ELISA), Liquidificadores, Liofilizador, Luminárias, Máquina de Escrever, Máquina Fotocopiadora, Máquinas Fotográficas, Máquina de Gelo, Medidores de pH (Potenciômetros), Mesas, Microcâmeras, Microfone, Micropipetas, Microscópios Estereoscópios, Microscópios Eletrônicos, Microscópio de Fluorescência, Microscópios Óticos, Microondas, Micrótomo Manual Rotativo, No Break, Pen Drive, Pipetas Automáticas, Pipetas Multicanais, Placa aquecedora, Planímetro, Poltronas, Projetor Multimídia, Projetores de Slides, Pulverizador Costal, Recipientes de 20 litros para conservação de Nitrogênio Líquido, Refrigeradores, Relógios de Tempo, Replicador de Colônias Bacterianas, Retroprojetores, Rotores de Centrífuga e Ultra-centrífuga, Scanners de Mesa, Seqüenciador Automático de Ácido Nucléico, Sonicador, Telas de Projeção, Televisões, Termocicladores, Termonebulizador, Transformadores de Voltagem, Transiluminadores de Luz Ultravioleta e Visível, Trator, Ultracentrìfuga, Videos Cassete e Web Cam.

Bibliotecas

A Biblioteca Central da UFRRJ está ligada à rede mundial de computadores (Internet) permitindo inclusive o acesso ao Portal Eletrônico da CAPES.

O acervo da Biblioteca Central da UFRRJ atende às seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Florestais, Geociências, Ciências Exatas, Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais tendo: Livros – 27.334, Folhetos – 180, Teses – 2.658, Periódicos – 2.304, Mapas – 203, Base de Dados on line – 04, Base de Dados CD-ROM – 07, Base de Dados em Disquetes – 01, totalizando 32.699 títulos.

Esse acervo conta ainda com obras bibliográficas de valor inestimável como o Selecta Fungorum Carpologia, Sylloge Fungorum e a Coleção Científica e Herbário Fitopatológico “Verlande Duarte Silveira”, que é tido como um dos dez mais antigos do país, tendo se iniciado em 1916 na antiga Escola Nacional de Agronomia e que conta hoje com um acervo estimado de 30.000 exemplares.

Aliado a isto, ainda temos a disposição para a consulta bibliográfica, o acervo das Bibliotecas da EMBRAPA Agrobiologia, da FIOCRUZ, da PESAGRO e da UFRJ.

O acervo bibliográfico dos Laboratórios integrantes do Programa e da UFRRJ, UFRJ, FIOCRUZ e EMBRAPA atende de maneira geral às necessidades do Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada através dos periódicos nacionais e internacionais existentes nas mesmas.

Pertencendo ao acervo do Departamento de Entomologia e Fitopatologia, do Instituto de Biologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, têm-se obras bibliográficas de valor inestimável, como a “Insetos do Brasil” e contamos com a Coleção Científica Entomológica “Ângelo Moreira da Costa Lima”, que se iniciou em 1916, na antiga Escola Nacional de Agronomia e, que conta hoje com um acervo estimado de 100.000 exemplares.

Todos estes recursos permitem que os Discentes e Docentes vinculados ao Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada possam suprir as necessidades através de bibliotecas virtuais nacionais e internacionais e do serviço “Periódicos” da CAPES.

Recursos de Informática

A Secretaria da Pós-graduação e todos os Laboratórios vinculados aos Docentes/Pesquisadores credenciados no Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada dispõe de microcomputadores conectados a Internet por meio da rede de suas Instituições, as quais se interligam nacionalmente e internacionalmente através da REDE RIO.
Especificamente, como Recursos de Informática disponíveis para os Docentes/Pesquisadores credenciados no Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada e discentes associados, temos: computadores, gravador de CD, impressoras multifuncional e projetor multimídia.

Outras informações

O Programa dispõe de infra-estrutura administrativa com uma secretaria localizada na sala 21 da Área de Fitopatologia (designado de Campo Experimental “Oswaldo Carlos de Almeida”) do Departamento de Entomologia e Fitopatologia (DEnF)/UFRRJ.
Os Docentes/Pesquisadores tem salas próprias nas Instituições que representam, totalizando 14 salas. Existe uma sala para discentes ainda não equipadas com computadores.

Instalações Físicas – Salas de Aula:


 Para o Ensino, o Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada dispõe de Salas de Aula no Instituto de Biologia/UFRRJ e no Departamento de Entomologia e Fitopatologia do Instituto de Biologia/UFRRJ.

Áreas de Campo de Plantio para Ensino e Pesquisa:


 Para as atividades de Ensino e Pesquisa em campo estão disponíveis uma área de 10 hectares sendo quatro hectares (designado de Campo Experimental "Oswaldo Carlos de Almeida") inseridos na Área de Fitopatologia do DEnF (campus de Seropédica da UFRRJ) e seis hectares inseridos no Campus Dr. Leonel Miranda/UFRRJ (campus Campos dos Goytacazes da UFRRJ – Antiga Estação Experimental do PLANALSUCAR).