Convênio com Asociación Iberoamericana de Postgrado beneficia ruralinos

A UFRRJ passou a fazer parte da Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP), juntando-se a uma lista de universidades do mundo. Após dois anos de articulações e tratativas, a iniciativa de internacionalização já pode ser aproveitada pela comunidade da UFRRJ. A AUIP oferece uma série de possibilidades de intercâmbio a docentes, discentes e técnicos-administrativos que desejem realizar aperfeiçoamento profissional. O responsável pela celebração do convênio foi o professor Antonio C. S Abboud (DFito/IA), com apoio da Reitoria e da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin).

Há atualmente alguns editais abertos, como o Programa de Bolsas de Mobilidade Pós-doutoral entre universidades latino-americanas e andaluzas 2020 para professores e técnicos.  Para alunos graduados na UFRRJ que desejem fazer um mestrado, há o edital de Becas para realizar Estudios de Máster Universitario en la Universidad Carlos III 2020.

Redes de pesquisa

Além de bolsas, a AUIP concede a oportunidade de se criar redes de pesquisa. Paralelamente ao processo de adesão da UFRRJ à AUIP, o professor Abboud (DFito) e o professor Roberto  Rodriguez da Universidad Nacional del Sur (Bahia Blanca, Argentina) articularam  e obtiveram a recente criação da Red Iberoamericana de Investigación em Cultura em Agricultura Orgánica (Rediao) com a participação de 12 universidades de 10 países a saber: Argentina: Universidad Nacional del Sur (UNS); Brasil: Universidade Federal Rural de Río de Janeiro (UFRRJ); Colombia: Universidad del Tolima (UT); Cuba: Universidad Agraria de La Habana (UNAH) e Universidad de La Habana (UH); Chile: Universidad Católica de Valparaíso (PUCV); Ecuador: Universidad Católica de Santiago de Guayaquil (UCSG); España: Universidad de Almería (UAl) e Universidad Politécnica de Cartagena (UPCT); Guatemala: Universidad Rafael Landivar (URL); México: Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e Portugal: Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA/IPVC).

A Rediao, em processo de estruturação, possibilitará o intercâmbio de pesquisadores e ajudará na realização de projetos conjuntos na área de agricultura orgânica com apoio da AUIP.

 

Colaboração: Antonio C. S Abboud (DFito/IA)