José Ivo Baldani

Áreas de Atuação:

Genética Molecular e de Microorganismos, Fixação Biológica de Nitrogênio, Endófitos, Bactérias Diazotróficas, Cana -de -açúcar e Outras Gramíneas de Interesse Agrícola.

Linhas  de pesquisa:

Disponibilidade  para orientação nos temas: Interação planta-bactéria diazotrófica– exploração do potencial de aplicação de bactérias diazotróficas associativas e endofíticas com impacto direto na redução na aplicação de fertilizantes químicos nitrogenados em culturas de importância agrícola como a cana-de-açúcar e as  pastagens forrageiras. Envolve a determinação das atividades funcionais das bactérias diazotróficas (produção de fitohormonios e sideroforos, capacidade de solubilizar fosforo inorgânico e zinco e habilidade de degradar celulose) e a identificação taxonômica das estirpes (gene 16S rRNA e genes conservados).  Avaliação do potencial das estirpes em plantas alvos (cana-de-açúcar, arroz, braquiária) em experimentos in vitro, casa-de-vegetação e campo visando o desenvolvimento de um biofertilizante.

Controle de pragas e doenças (Bacillus spp)- uso de bactérias endofíticas do gênero Bacillus com atividades entomopatogênica à broca gigante (Telchin licus lucus) e a broca da cana (Diatreae saccharalis) em  cana-de-açúcar –  seleção de estirpes em bioensaios laboratoriais, casa-de- vegetação e e a campo. Outra vertente refere-se ao uso desses Bacillus no controle biológico de fungos fitopatogênicos em culturas tais como a cana-de-açúcar, milho, soja, feijão e algodão.  Além dos ensaios in vitro, casa-de vegetação e campo, a pesquisa busca identificar os genes responsáveis pela produção dos compostos por análise moleculares.

Análise genômica e proteômica de bactérias: análise de genomas de estirpes com potencial de uso na agricultura por meio de ferramentas de sequenciamento em larga escala e  de bioinformática assim como da análise da expressão diferencial de genes das  bactérias inoculadas em plantas por métodos transcriptômicos e proteômicos.

Docente Permanente do PPGF.