Processos de Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática

Área de Concentração: Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

Descrição: Esta linha agrupa investigações que dizem respeito aos processos de ensino e de aprendizagem nas diversas áreas das Ciências (Biologia, Química e Física) e da Matemática. Procura-se buscar um entendimento da maneira como ocorre o processo de apropriação dos conceitos em ciências e matemática e a compreensão do papel da interação no processo de construção conceitual. Contempla-se também a introdução de novas tecnologias, especialmente as da informação e comunicação (TIC) na investigação sobre o processo de aprendizagem de alunos e professores da educação básica. São focos de interesse para pesquisa:
– as concepções prévias de alunos de diferentes níveis educacionais, quanto a conceitos das Ciências e da Matemática;
– os fatores cognitivos, afetivos e motivacionais, entre outros, envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem dessas áreas;
– investigação a respeito de estratégias de ensino-aprendizagem nas áreas de Ciências e Matemática, tendo em vista a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação;
– os objetos ou ambientes virtuais de aprendizagem;
– a proposição de materiais inovadores para o ensino e a divulgação das Ciências e da Matemática, para sua utilização nos diferentes ambientes de ensino (formal, não formal e a distância);
– processo de construção do conhecimento científico na escola;
– contribuições da História das Ciências para o ensino-aprendizagem de Ciências.

Postado em 23/08/2015 - 00:13

Skip to content