Educação em Ciências e Matemática e Organização Curricular

Área de Concentração: Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

Descrição: Esta linha caracteriza-se pelas discussões sobre currículo tendo como eixos a construção social do conhecimento e a inter/transdisciplinaridade. Sustentam essas discussões questões como o confronto de saberes na escola, a necessidade de valorização do saber popular, a crítica às concepções positivistas de conhecimento, assim como a reflexão sobre conhecimento comum e conhecimento científico, sobre o processo de produção do conhecimento e sobre a hierarquia dos saberes na sociedade. A hegemonia da disciplinarização põe em evidência – teórica e prática, toda a lógica da fragmentação, a despeito dos clamores científicos e das demandas contextuais por um conhecimento globalizante, de fundamental importância no âmbito da educação em ciências. A organização curricular, sob a óptica de uma pesquisa inter/transdisciplinar mantém a preocupação em produzir conhecimento dessa mesma natureza com fundamentos oriundos da literatura e de indivíduos – que se manifestam a partir de distintos lugares, de observações de contextos e de outros textos correlatos. Contemplando-se desta forma as pesquisas sobre currículo com o enfoque na relação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Ciências, a
Educação Ambiental no ensino de Ciências, Etnoconhecimento e a valorização do saber popular na sala de aula. São focos de interesse para pesquisa:
– organização e reestruturação curricular, tomando como referência os processos sócio-históricos e culturais.
– ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de Ciências: Transversalidade e organização curricular.
– educação ambiental no ensino de Ciências: Transversalidade e organização curricular.
– etnoconhecimento: a valorização do saber popular na sala de aula.
– perspectivas dialógicas e diferentes saberes.

Postado em 23/08/2015 - 00:08

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