Disciplinas Obrigatórias


Caminhos teórico-metodológicos para aprendizagem em Ciências e Matemática

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: História e Epistemologia da(s) Ciência(s). Concepções prévias dos alunos (Conhecimento cotidiano, científico e escolar. Movimento das Concepções Alternativas. Mudança Conceitual). Experimentação no Ensino de Ciências (Aspectos sócio-históricos. Desafios à prática da experimentação nas escolas). Espaços não Formais de Educação em Ciências. Questões de linguagem nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências (Relações entre linguagem e aprendizagem. Pesquisas sobre interações discursivas no Ensino de Ciências. Relações entre linguagem cotidiana e linguagem científica. Leitura e produção escrita dos alunos no Ensino de Ciências. Uso de textos literários, jornalísticos e de divulgação no Ensino de Ciências. Uso de história em quadrinhos no ensino). Introdução ao uso das tecnologias em ensino de Ciências, Biologia e Matemática. Conhecimento e interação com interfaces de trabalho: espaços virtuais e ferramentas de interação com grupos online e offline. Desenvolvimento de atividades de ensino de ciências em espaços não formais. Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos educativos presenciais e a distância. Ciberespaço. As tecnologias educacionais e as metodologias de aprendizagem colaborativa e significativa. Ambiente Virtual de Aprendizagem.


Prática Científica na Educação em Ciências e Matemática

Créditos: 2
Carga Horária: 30
Ementa: Produção e socialização de conhecimentos e de práticas diversas na educação científica.


Estudos sócio-históricos do currículo em Ciências e Matemática

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: O campo do currículo e seus aspectos históricos. Currículo como produção cultural. Abordagens discursivas no campo do currículo. Identidade e diferença no campo do currículo. Centralidade do conhecimento nos estudos curriculares (perpassando tradições eficientistas e progressivistas, a Nova Sociologia da Educação, pedagogia crítico-social dos conteúdos e educação popular). História das disciplinas escolares (abordagem histórica das concepções de disciplina e currículo disciplinar. Integração curricular). Poder e ideologia nos estudos curriculares. Políticas curriculares (EaD, Formação de professores, Livro didático). Currículo e mídia.


Prática docente supervisionada de Ciências e Matemática

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: A finalidade da Prática Docente Supervisionada é possibilitar aos professores a construção de conhecimentos experienciais essenciais à sua atuação, sejam em espaços formais ou não formais de aprendizagem. A Prática Docente Supervisionada será desenvolvida de forma articulada com as disciplinas: Caminhos teórico-metodológicos para aprendizagem em Ciências e Matemática; Estudos sócio-históricos do currículo em Ciências e Matemática e; Pesquisa em ensino de ciências e de matemática, em especial, com atividades ao longo de todo o curso e associadas ao trabalho desses professores em sala de aula. As atividades desenvolvidas deverão ser apresentadas em um Seminário que ocorrerá no terceiro semestre do Curso.


Trabalho de Pesquisa I

Créditos: 2
Carga Horária: 30
Ementa: Estudo teórico-prático da realidade da escola e da sala de aula de Ciências e Matemática com ênfase na pesquisa, empregando depoimentos e entrevistas, com vistas à problematização dessa realidade. Produção de texto contendo a Proposição e organização preliminar do referencial teórico.


Trabalho de Pesquisa II

Créditos: 2
Carga Horária: 30
Ementa: Elaboração, apresentação e defesa do Projeto de Pesquisa.


Estudos e Vivencias I

Créditos: 2
Carga Horária: 30
Ementa: Desenvolvimento de atividades e investigações nos espaços de aprendizagem (formais e ou não formais) referente ao projeto de pesquisa desenvolvido.


Pesquisa em ensino de ciências e matemática.

Créditos: 3

Carga Horária: 45

Ementa: Análise de artigos de pesquisas publicados nos principais periódicos nacionais e internacionais da área do ensino de Ciências e de Matemática. Discussão crítica e produção de resenhas analíticas sobre artigos de pesquisas recentes publicados nos principais periódicos da área de educação em Ciências e Matemática.



Skip to content