PPGEduCIMAT

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Produtos Educacionais

 

2017

 

Marcos Paulo Henrique – Caderno de Atividades sobre Conceitos Geométricos em Ambientes de Geometria Dinâmica

 

Daniela Mendes Vieira da Silva – Em Busca dos Logaritmos na Comparação entre Termos de Diferentes Sequências

 

Natália Alves Machado – Manual de Atividades – Do Concreto ao Abstrato: Construindo Conceitos Basilares em Física

Cartas

 

Édyla Silva de Andrade – Caderno Didático “Dialogando sobre Origem da Vida e Evolução Biológica”

 

Cilene de Souza Silva Freitas – Trilhas Ecológicas Educativas em Espaços Não Formais no Parque Natural Municipal do Curió, Paracambi – RJ

 

Bárbara Caroline Cardoso Chagas da Silva – Sequência Didática

 

Fábio Mariano Pereira – Um Novo Olhar Referente à Inserção da Lousa Digital no Planejamento Escolar, Sendo Utilizada como Veículo para Mudança de Práxis Pedagógica do Professor 

 

Lidiane Benites de Campos – Sequência Didática: Produção de Energia Elétrica

 

Gisele Lopes dos Santos – Cartilha intitulada “Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro: Reflexões sobre a Disciplina Biologia”

 

Sarai Oliveira Silva – Uma Proposta para o Uso de Tabelas no Estudo de Funções

 

Julia Maria Rezende Zão – Proposta Problematizadora para o Ensino de Ciências

 

Wesley Augusto Aguiar de Sousa – Espaço da Ciência de Paracambi: Guia de Visitação Histórico, Roteiro e Conhecimento 

 

Adriene da Silva Carvalho – Sequência Didática: Lá no Céu Tem Estrelas e Muito Mais…

 

 

2018

 

Rute Ribeiro Meireles Rocha – Sensibilização para Existência e dos Números Irracionais: Uma Proposta para Formação de Professores

 

Cassia Viana – Histórias para Contar Ciências

 

Rayanne Coelho Borges Correia Duarte – Materiais Curriculares Educativos Online

  1. Relações entre Ângulos
  2. Quando Duas Retas se Cortam por Uma Transversal

 

Ana Carolina Lucena Dias – Apostila de Apoio ao Professor

 

Danilo Pereira de Souza – O Uso do Diário de Campo no Currículo Narrativo

 

Gilmara Ferreira Alvim – Percepção, Ambiente e Fotografia

 

João Carlos Raguzzoni Lopes – Roteiro para o Ensino de Botânica

 

Paulo Mariano Santos Filho – O Papel da Feira de Ciências na Alfabetização Científica: Uma Análise a partir da Experiência de uma Escola Estadual do Sul Fluminense

 

Vanessa de Oliveira Sena – Experimentando Ciências

 

Wanderson Alves Porto – Saberes Necessários ao Docente. Conceitos e Implicações da Teoria da Relatividade Restrita e Geral

 

2019

 

Arlen Pinheiro de Lacerda – Estudo da Função Quadrática no GeoGebra: Análise em Uma Turma de Jovens e Adultos_Caderno de Atividades

 

Darling Domingos Arquieres – Materiais Educativos para Aprender Matemática Online: Uma Proposta a Formação Continuada de Professores

 

Fernando da Rocha da Silva – Produto Educacional Os Números Irracionais Pi e Phi: Uma proposta Exploratória para a Educação Básica

 

Daniele da Costa Mar̤al Oleinik РO uso de Aplicativo como Ferramenta para Compartilhar a Pesquisa sobre a Aprendizagem Significativa

 

Felipe de Jesus Ribeiro Marques – Material Curricular Educativo Online (MCEO): Planando com a Pipa

 

Neiva Ferreira Alves – Conhecendo e Explorando Materiais Manipuláveis no CEDERJ: Roteiro com Fichas Tarefas

 

Flávia Cristina Flores da Silva – Sequência Didática _Gravidez na Adolescência

 

Eni Gomes Singh – Caderno Didático_Implantação de Um Sistema Agroflorestal em Uma Escola de Ensino Médio

 

Ranlig Carvalho de Medeiros – Um Guia para o Professor Interativo_Formação Continuada de Professores em Ensino de Biologia: Análise de um Curso Online e Suas Interfaces em Um Ambiente Virtual de Aprendizagem

 

2020

 

Adriano Araújo do Nascimento – Sequência Didática – Funções e Função Polinomial do 1º Geau para Turmas do 9º ano do Ensino Fundamental 

 

Celso Pinheiro Correia – Caderno de Atividades

 

Cleiton da Silva Resplande

  1. A Corrida dos Guerreiros: Uma Proposta à Luz da Etnomatemática e da Etnociência para as Aulas de Matemática e Ciências para o Curso do 9° ano do Ensino Fundamental
  2. Guia didático

 

Ednara Alves da Silva Paula – Sequência Didática Geometria Espacial

 

Eli Felipe de Magalhães – O Uso de Questões Sociocientíficas na Educação de Jovens e Adultos

 

Isabela Alcântara do Nascimento – {√𝟏, √𝟐, √𝟑, …} racional ou irracional? 

 

 

 


© 2014-2020 - UFRRJ | Créditos Desenvolvedor: COTIC
E-mail: cotic@ufrrj.br