gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NOTA DE REPÚDIO AO ATO DE RACISMO EM DUQUE DE CAXIAS

Postado em 23 de julho de 2021

O Programa de Pós-graduação em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEDUC-UFRRJ) REPUDIA a violência racista perpetrada contra o mural artístico “Mulheres Negras Nossos Passos Vêm de Longe”, localizado no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense (BF).

Os rostos das homenageadas, que são lideranças locais e nacionais, foram violados com tinta branca, numa explícita demonstração de desrespeito, ódio e recusa à História Afro-brasileira e Afrodiaspórica, pois o mural celebra a data de 25 de julho: dia da Mulher Negra Afro-latinoamericana e Caribenha, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O crime cometido em Duque de Caxias afronta as teorias e práticas antirracistas desenvolvidas na região da Baixada Fluminense, por ativistas, educadoras/es, artistas e residentes. O PPGEDUC-UFRRJ REPUDIA a imposição da branquidade como regra e padrão etnocêntrico; solidariza-se com as mulheres atacadas em sua dignidade, a saber: Ana Leone, Dona Leonor, Fátima Monteiro, Nívia Raposo, Rose Cipriano, Sílvia Mendonça (líderes na luta por Direitos Humanos); e, na Ancestralidade: Maria Conga; Mãe Beata de Yemanjá e Marielle Franco. Por isso, clamamos por uma sociedade sem racismo!

Profª Drª Rosangela Malaquias (docente do PPGEduc/UFRRJ)

Skip to content