Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE SUSTENTÁVEL: DIÁLOGOS ONTOEPISTEMOLÓGICOS NA FORMAÇÃO HUMANA, CULTURAS E NATUREZA

Esta área se ocupa de pensar possibilidades e alternativas de planejamento, elaboração e aplicação de teorias e práticas na Educação com objetivos de solidificação e consolidação de saberes locais para a construção da sociedade sustentável. Para tanto, agrupa pesquisadores das diversas áreas do conhecimento em atuação dialógica, tendo a Educação como sustentação e eixo transdisciplinar.  Assim, concentra investigações que se ocupem com construções humanas em suas relações ontoepistemológicas, socioambientais e identitárias; políticas públicas para a Educação; gestão da Educação; linguagens e tecnologias; culturas e suas capilarizações; estudos das subjetividades e do comportamento humano. Com esse fim, acolhe investigações relacionadas à educação escolar nas dinâmicas de suas diversas modalidades (educação profissional, educação do campo, educação escolar indígena, quilombola, EJA, entre outras), assim como à educação não-escolar.

LINHA 1: EDUCAÇÃO, FUNDAMENTOS E FORMAÇÃO HUMANA

Descrição:

Esta linha abriga projetos de pesquisa que tenham por objetivo 1) investigar processos de identidade e construção do conhecimento nos variados contextos educacionais; 2) discutir a construção de políticas públicas para a Educação de modo a contribuir para a ampliação de análises educacionais em perspectivas inter e transdisciplinares, considerando contextos sociais, culturais, ambientais e as dimensões do sujeito histórico; 3) corroborar a superação das vulnerabilidades sociais e fortalecimento da formação humana, as ações para o favorecimento da criatividade, de direitos sociais, em especial, na formação de professores; 4) cooperar para o fortalecimento da sociedade democrática.

Docentes:

Ana Claudia de Azevedo Peixoto, Allan Rocha Damasceno, Jose Ricardo da Silva Ramos, Liliane Barreira Sanchez, Liz Denize Carvalho Paiva, Luciene de Fatima Rocinholi, Nadia Maria Pereira de Souza, Silvia Maria Melo Goncalves, Silvia Moreira Goulart, Wanderley da Silva.

 

LINHA 2: EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURAS

Descrição:

Esta linha abriga projetos de pesquisa que tenham por objetivo 1) investigar os aspectos pedagógicos e tecnológicos no ensino de línguas, linguagens e corporeidades nos diferentes níveis, suas culturas, artes e literaturas na educação formal e na formação de professores; 2) problematizar a formação de professores na articulação teoria-prática-reflexão para a educação crítica em relação às diversas linguagens, corporeidades e produções de sentidos; 3) discutir currículos e políticas para o fortalecimento das culturas e epistemologias historicamente apagadas; 4) investigar manifestações culturais e o fortalecimento do protagonismo de culturas locais.

Docentes:

Adriana Alves Fernandes Costa, Amparo Villa Cupolillo, Andrea Sonia Berenblum, Bruno Cardoso de Menezes Bahia, Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Jose Roberto Linhares de Mattos, Monica Aparecida Del Rio Benevenuto, Ramofly Bicalho dos Santos, Sandra Maria Nascimento de Mattos, Simone Batista da Silva.

LINHA 3: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E SUSTENTABILIDADE

Descrição:

Esta linha abriga projetos de pesquisa que tenham por objetivo 1) investigar aspectos pedagógicos, tecnológicos e epistemológicos das diferentes dimensões da sustentabilidade e das ruralidades em ambientes de ensino formal e informal; 2) problematizar a formação de professores na articulação teoria-prática-reflexão para a educação crítica em relação às diferentes dimensões da sustentabilidade e das inter-relações entre meio ambiente e sociedade, com ênfase aos ambientes rurais; 3) discutir currículos e políticas para o fortalecimento da sustentabilidade nos espaços de educação formais e não formais; 4) desenvolver estudos e investigar experiências vinculadas à agroecologia, educação do campo, educação ambiental, ciências ambientais, justiça ambiental, diversidades, gênero e geração, saúde pública, Educação Agrícola no contexto da Saúde Única, saúde populacional e do trabalhador rural, educação em saúde no ambiente rural e ainda Educação Agrícola, Endemias Rurais e Biosseguridade.

Docentes:

Ana Maria Dantas Soares, Antonio Carlos de Souza Abboud, Argemiro Sanavria, Claudia Antonia Vieira Rossetto, Igor Simoni Homem de Carvalho, Joao Batista Rodrigues de Abreu, Jorge Luiz de Goes Pereira, Luciana Helena Maia Porte, Sandra Maria Gomes Thome, Sandra Regina Gregorio, Tiago Badre Marino, Tiago Boer Breier.

Últimas Notícias

EDITAL PPGEA/UFRRJ N º 01/2024

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – PPGEA, daUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro, comunica que, leia mais

04/04/2024

CLASSIFICAÇÃO FINAL TURMA DEMANDA SOCIAL 2024-1

Classificação Final

01/12/2023


ALTERAÇÃO NAS BANCAS DE AVALIAÇÃO TURMA DEMANDA SOCIAL 2024-1

Alteração das bancas sexta a tarde

08/11/2023

HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS PARA SELEÇÃO DA TURMA DEMANDA SOCIAL 2024/1

3ª ETAPA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA A TURMA DEMANDA SOCIAL 2024-1 Prezados/as candidatos/as,A terceira etapa do processo seletivo para leia mais

06/11/2023

RESULTADO DA 2 ETAPA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA A TURMA DEMANDA SOCIAL 2024-1

Clique para acessar o Resultado da Etapa 2

23/10/2023

mais notícias