Normas para elaboração de Teses e Dissertações da UFRRJ

Versão 2006 do Manual de elaboração de teses da UFRRJ: AQUI

1)Sobre a obrigatoriedade de citação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes nos trabalhos realizados com apoio financeiro desta agência:
Em atendimento ao Ofício Circular nº 19/2018-CPG/CGSI/DPB/CAPES – Portaria CAPES nº 206, de 4 de setembro de 2018​, fica estabelecido que, a partir de 01/01/2019, todos os TFCs e trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, devem ter o seguinte texto no arquivo final, em PDF, no idioma do trabalho: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”. A Secretaria do MPGE não aceitará os trabalhos sem essa referência.

2) Sobre os TFCs dos Mestrados Profissionais: Em acordo com o Regimento do Programa, o desenvolvimento da pesquisa no MPGE obedecerá aos critérios gerais fixados e definidos pelo CNPq, pela área de Administração na CAPES e deverá estar em consonância com o Plano de Pesquisas e Desenvolvimento Científico da UFRRJ. O TFC (Trabalho Final de Curso) poderá ser composto por uma dissertação ou um produto tecnológico e técnico conforme orientação da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES que define o propósito, os critérios e métricas de avaliação dos cursos na modalidade profissional da pós-graduação strito sensu. Aceitar-se-á variantes da dissertação como TFC, conforme os seguintes itens:

  • Classe 1: Publicações tecnológicas em periódicos qualificados de acordo com classificação da área (Qualis); Patentes; Registros de softwares; depósito de software livre em repositório conhecido ou obtenção de licenças alternativas ou flexíveis para produção intelectual; Desenvolvimento de produtos, processos e técnicas; Protótipo para desenvolvimento de equipamentos e produtos específicos; Consultoria para organizações públicas e privadas; Assessoria técnica para organizações públicas e privadas.
  • Classe 2: Produção de programas de mídia; Manuais de operação técnica; Protocolo experimental ou de aplicação ou adequação tecnológica; Produção artística; Modelo de Gestão; Tecnologia de Gestão.
  • Classe 3: Desenvolvimento de aplicativos e materiais didáticos e instrucionais, Estudo de casos, jogos; Realização de pesquisa de mercado; Relatório técnico.


Skip to content