Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2020.
Orientações mediante a Pandemia da COVID-19

DIRETRIZES PARA REALIZAÇÃO DE BANCA VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. 

No momento atual, as bancas de qualificação e defesa estão sendo feitas de forma remota, e é comum o surgimento de dúvidas.

Sendo assim, segue algumas diretrizes com o objetivo de sanar dúvidas e evitar desconfortos posteriores:

  • A escolha da plataforma de web conference fica a critério da banca, porém a RNP é a preferencial.
    Em caso de dúvidas referente ao uso da plataforma, segue o LINK com material explicativo voltado tanto para administradores das conferências virtuais quanto para os convidados.
  • Em relação as assinaturas das atas, infelizmente não há alternativa, elas devem ser assinadas presencialmente. As opções são: enviar pelo correio para os membros, caso seja urgente, ou aguardar o fim da pandemia.
  • Caso o(a) presidente da banca ou orientando(a) não estejam na Rural, deverão ser seguidas as orientações da PROPPG, em anexo, conforme item 2.e: “Caso o discente e o presidente da banca também estejam em videoconferência, deve ser gravada a leitura do parecer para o discente e este deve manifestar sua concordância verbal, que depois será confirmada pela assinatura na Ata.”

============================================

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA(CEP) DURANTE A QUARENTENA. 

Devido ao período de quarentena, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFRRJ informa os novos procedimentos para encaminhar projetos de forma 100 % digital.
Diretrizes para envio disponível AQUI.

============================================

EDITAL TURMA 2021. 

Mediante a inesperada e grave Pandemia da COVID-19, nossos cronogramas foram alterados.

Ainda não temos previsão do processo seletivo para turma 2021, portanto pedimos que continue acompanhando nosso site e redes sociais para novas informações a partir de julho/2020.

Mas não deixe de fazer o Teste da ANPAD, pois este tem validade de 2(dois) anos.