Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2019.
Objetivos e Política de Autoavaliação

POL√ćTICA DE AUTOAVALIA√á√ÉO

No quadriênio 2017-2020, prestes a completar 20 anos de existência, o PPGE tem trabalhado com afinco na sua proposta de reformulação e reposicionamento, e conta com o total apoio institucional da Pro-Reitoria de Pós-Graduação da UFRRJ. Seu plano de ação se dá em dois eixos interdependentes: a formação discente de alto nível, e a produção tecnológica.

O PPGE aderiu ao modelo de autoavalia√ß√£o, e trabalha com os seguintes par√Ęmetros.

 

  • Princ√≠pios de autoavalia√ß√£o: para atingir seus objetivos, se inspiram nos conceitos da qualidade, como confiabilidade, responsividade (entregar o que promete) e reputa√ß√£o.

 

  • Vis√£o: uma nova imagem do PPGE para o conceito m√°ximo na Avalia√ß√£o Quadrienal e cria√ß√£o do Doutorado.

 

 

  • Apoio institucional: permanente e importantes, como a participa√ß√£o docente no EnANPAD com recursos do Edital 20/2018, da PROEXT.

 

  • Preocupa√ß√£o com o sucesso do aluno
    • Avalia√ß√£o das disserta√ß√Ķes: As bancas avaliam os trabalhos. Em 2019, o aluno Robson Leite foi agraciado pela Sociedade Brasileira de Administra√ß√£o P√ļblica com o pr√™mio de melhor disserta√ß√£o do ano de Mestrado Profissional.
    • Avalia√ß√£o da aprendizagem: Todas as disciplinas tiveram o conte√ļdo program√°tico atualizado, e s√£o avaliadas pelos discentes por meio do Instrumento de Pesquisa online (exemplo). Desde 2016 que h√° forte incentivo √† produ√ß√£o intelectual discente, e os efeitos s√£o percebidos neste quadri√™nio 17-20.
    • Evas√£o: Com maior rigor e transpar√™ncia na sele√ß√£o, observam-se poucos casos de evas√£o. O tempo de forma√ß√£o √© monitorado, e o aluno do PPGE defende sua disserta√ß√£o em 26 meses, em m√©dia.

 

  • Preocupa√ß√£o com o sucesso do professor e dos t√©cnicos
    • Desempenho do orientador: O colegiado estuda uma ferramenta de avalia√ß√£o para este quadri√™nio. O PPGE tem um corpo docente altamente qualificado e orientado para a pesquisa aplicada.
    • Capacita√ß√£o Institucional: H√° pol√≠tica institucional de capacita√ß√£o para os t√©cnicos e docentes, como o PDI.
    • Qualidade do apoio t√©cnico e Infraestrutura: com os recursos dos conv√™nios, s√£o percept√≠veis as melhorias na infraestrutura f√≠sica do programa, assim como no acesso digital √† biblioteca. O PPGE disp√Ķe do excelente acervo dos Peri√≥dicos CAPES e uma equipe t√©cnica competente, formada por um servidor e dois estagi√°rios.

 

  • Preocupa√ß√£o com o sucesso do programa de maneira global
    • Acompanhamento de egressos: A pesquisa com os egressos revela que o PPGE contribui para a forma√ß√£o e a empregabilidade do discente. Os respondentes atribuem um papel preponderante ao PPGE por sua atua√ß√£o no mercado de trabalho, sobretudo para ascens√£o profissional. 92% dos respondentes avaliam o PPGE entre ‚ÄúBom‚ÄĚ e ‚ÄúExcelente‚ÄĚ, e o perfil do egresso √© formado por profissionais em cargos de lideran√ßa, com 70% dos respondentes com sal√°rios acima de dez sal√°rios m√≠nimos.

 

Políticas de internacionalização: o programa estuda uma parceria com universidade européia para dupla titulação, participa e estimula eventos internacionais.  Como exemplo, em 2017, PPGE apoiou a vinda de Frank Trentmann (Birkbeck,University of London) ao Brasil, para o Workshop International Cycle of Lectures: Consumption, Material Culture and Energy Transition.

 

Como um dos resultantes desse esforço, espera-se enfatizar a qualidade da produção técnico-tecnológica de discentes e de docentes na área de concentração do programa.

H√° preocupa√ß√£o do programa em provocar impacto social positivo na vida profissional e, ato cont√≠nuo, pessoal dos discentes e seus egressos. Historicamente, nossa proposta tamb√©m reconhece seu papel institucional por meio da necess√°ria integra√ß√£o com a gradua√ß√£o e outros PPGs, em a√ß√Ķes de nuclea√ß√£o e solidariedade. Al√©m da forte atua√ß√£o com a forma√ß√£o de alunos da gradua√ß√£o, o PPGE tem apoiado, mediante a concreta atua√ß√£o de seus docentes do NDP – N√ļcleo Docente Permanente, a cria√ß√£o de novos cursos para a UFRRJ.

 

OBJETIVOS DO PPGE

O Mestrado Profissional em Gest√£o e Estrat√©gia √© um curso da modalidade profissional¬†stricto sensu, que¬†tem como principal objetivo¬†formar e desenvolver profissionais de alto n√≠vel em Administra√ß√£o, para atua√ß√£o nos setores produtivos e acad√™micos, de natureza p√ļblica ou privada.

São objetivos específicos do PPGE:

1. Qualificar profissionais para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, com plasticidade intelectual e pensamento crítico visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;
2. Fortalecer o perfil de egressos habilitados e capazes de atuar profissionalmente utilizando a aprendizagem da pesquisa cient√≠fica para agregar valor √† tr√≠ade carreira, empregabilidade e forma√ß√£o, que constituem o perfil do profissional de ponta no mundo contempor√Ęneo.
3. Propiciar melhores condi√ß√Ķes de competitividade e produtividade em empresas, organiza√ß√Ķes p√ļblicas e privadas.
4. Promover a articula√ß√£o integrada e sist√™mica da forma√ß√£o profissional com organiza√ß√Ķes, universidades e entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a efic√°cia e a efici√™ncia das organiza√ß√Ķes p√ļblicas e privadas por meio da solu√ß√£o de problemas e gera√ß√£o e aplica√ß√£o de processos de inova√ß√£o apropriados;
5. Desenvolver e apoiar as iniciativas de um quadro docente competente e produtivo nas especificidades de um programa de mestrado profissional, gerador de conhecimento cientifico, t√©cnico e de produtos tecnol√≥gicos, principalmente em suas iniciativas de captura de financiamento em √≥rg√£os de fomento, ou em organiza√ß√Ķes nacionais e internacionais.
6. Desenvolver projetos de pesquisa e extens√£o aplicados e de atua√ß√£o (interven√ß√£o) nas organiza√ß√Ķes de diversas modalidades
7. Tornar o MPGE um marco local e um espaço privilegiado de produção de conhecimento científico tecnológico aplicado, por meio de novos convênios e parcerias nacionais e internacionais com vistas à sua internacionalização.
8. Preservar e promover melhorias de forma contínua na estrutura física e digital do MPGE, como alicerce fundamental às atividades de ensino e pesquisa aplicada de discentes e com o mercado.
9. Divulgar e popularizar o conhecimento gerado no MPGE na forma de atua√ß√£o em redes de pesquisa, disponibilizando produtos t√©cnicos e tecnol√≥gicos em sites, plataformas de rede social e m√≠dias impressa e eletr√īnica.

Assim, espera-se cumprir o papel de uma institui√ß√£o federal de curso superior, no sentido de fortalecer a tr√≠ade de ensino, pesquisa e extens√£o com o intuito de transfer√™ncia de tecnologia e conhecimento sobre Gest√£o e Estrat√©gia para a sociedade, com foco na gest√£o de empresas p√ļblico e privadas, atendendo demandas espec√≠ficas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local.

Saiba mais sobre as DIFERENÇAS ENTRE MESTRADO PROFISSIONAL E ACADÊMICO.

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