POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO
No quadriênio 2017-2020, prestes a completar 20 anos de existência, o PPGE tem trabalhado com afinco na sua proposta de reformulação e reposicionamento, e conta com o total apoio institucional da Pro-Reitoria de Pós-Graduação da UFRRJ. Seu plano de ação se dá em dois eixos interdependentes: a formação discente de alto nível, e a produção tecnológica.
O PPGE aderiu ao modelo de autoavaliação, e trabalha com os seguintes parâmetros.

• Princípios de autoavaliação: para atingir seus objetivos, se inspiram nos conceitos da qualidade, como confiabilidade, responsividade (entregar o que promete) e reputação.
  • Visão: uma nova imagem do PPGE para o conceito máximo na Avaliação Quadrienal e criação do Doutorado.
  • Modelo: descentralizado, com atuação de decisões colegiadas, conforme registro das atas. Todas as informações relevantes sobre a pós graduaçao são amplamente divulgadas. Em 2020, seguindo recomendação da CAPES (Anexo 2), o programa aprovou em colegiado, a formação de um Núcleo Acadêmico, conforme Portaria 2615/2020 – ICSA (12.28.01.45), de 14/07/2020, com os seguintes integrantes:
    Flávia Galindo – Presidente
    Daniel Oliveira
    Joilson Cabral
  • Apoio institucional: permanente e importantes, como a participação docente no EnANPAD com recursos do Edital 20/2018, da PROEXT.
  • Preocupação com o sucesso do aluno
  • Preocupação com o sucesso do professor e dos técnicos
  • Preocupação com o sucesso do programa de maneira global
  • Acompanhamento de egressos: A pesquisa com os egressos revela que o PPGE contribui para a formação e a empregabilidade do discente. Os respondentes atribuem um papel preponderante ao PPGE por sua atuação no mercado de trabalho, sobretudo para ascensão profissional. 92% dos respondentes avaliam o PPGE entre “Bom” e “Excelente”, e o perfil do egresso é formado por profissionais em cargos de liderança, com 70% dos respondentes com salários acima de dez salários mínimos.
  • Políticas de internacionalizaçãoComo um dos resultantes desse esforço, espera-se enfatizar a qualidade da produção técnico-tecnológica de discentes e de docentes na área de concentração do programa.Há preocupação do programa em provocar impacto social positivo na vida profissional e, ato contínuo, pessoal dos discentes e seus egressos. Historicamente, nossa proposta também reconhece seu papel institucional por meio da necessária integração com a graduação e outros PPGs, em ações de nucleação e solidariedade. Além da forte atuação com a formação de alunos da graduação, o PPGE tem apoiado, mediante a concreta atuação de seus docentes do NDP – Núcleo Docente Permanente, a criação de novos cursos para a UFRRJ.
  • OBJETIVOS DO PPGE

O Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia é um curso da modalidade profissional stricto sensu, que tem como principal objetivo formar e desenvolver profissionais de alto nível em Administração, para atuação nos setores produtivos e acadêmicos, de natureza pública ou privada.

São objetivos específicos do PPGE:

1. Qualificar profissionais para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, com plasticidade intelectual e pensamento crítico visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;
    2. Fortalecer o perfil de egressos habilitados e capazes de atuar profissionalmente utilizando a aprendizagem da pesquisa científica para agregar valor à tríade carreira, empregabilidade e formação, que constituem o perfil do profissional de ponta no mundo contemporâneo.
    3. Propiciar melhores condições de competitividade e produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.
    4. Promover a articulação integrada e sistêmica da formação profissional com organizações, universidades e entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados;
    5. Desenvolver e apoiar as iniciativas de um quadro docente competente e produtivo nas especificidades de um programa de mestrado profissional, gerador de conhecimento cientifico, técnico e de produtos tecnológicos, principalmente em suas iniciativas de captura de financiamento em órgãos de fomento, ou em organizações nacionais e internacionais.
    6. Desenvolver projetos de pesquisa e extensão aplicados e de atuação (intervenção) nas organizações de diversas modalidades
    7. Tornar o MPGE um marco local e um espaço privilegiado de produção de conhecimento científico tecnológico aplicado, por meio de novos convênios e parcerias nacionais e internacionais com vistas à sua internacionalização.
    8. Preservar e promover melhorias de forma contínua na estrutura física e digital do MPGE, como alicerce fundamental às atividades de ensino e pesquisa aplicada de discentes e com o mercado.
    9. Divulgar e popularizar o conhecimento gerado no MPGE na forma de atuação em redes de pesquisa, disponibilizando produtos técnicos e tecnológicos em sites, plataformas de rede social e mídias impressa e eletrônica.

Assim, espera-se cumprir o papel de uma instituição federal de curso superior, no sentido de fortalecer a tríade de ensino, pesquisa e extensão com o intuito de transferência de tecnologia e conhecimento sobre Gestão e Estratégia para a sociedade, com foco na gestão de empresas público e privadas, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local.

Saiba mais sobre as DIFERENÇAS ENTRE MESTRADO PROFISSIONAL E ACADÊMICO.