Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2019.
Documentos e Orientações Gerais

Normas CAPES (Quadriênio 2017-2020): AQUI

REGIMENTO DO PPGE:
Válido até a Turma 2018 
Válido a partir da Turma 2019 

Atas, deliberações e orientações institucionais: AQUI

RESERVA DA SALA DE DEFESA E WEB CONFERENCE: AQUI
MANUAL PARA USO DA CAIXA DE SOM EM EVENTOS PPGE: AQUI
TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE HANGOUT PARA VIDEOCONFERÊNCIAS: AQUI

Manual ANPAD de Boas Práticas da Publicação CientíficaAQUI

Procedimentos acadêmicos da Secretaria do Curso para alunos até a Turma 2016: AQUI

SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (matrícula, histórico e outros procedimentos a partir da Turma 2017): AQUI e Passo a Passo para qualificação, defesa e orientações de pós defesa 

 

    1. 1) Normas para Elaboração de Teses e Dissertações: AQUI. ATENÇÃO: Segue aqui o MODELO das 4 folhas iniciais da versão final da dissertação, a ser seguido com as devidas adaptações, para produção da capa dura.O cadastro da banca de DEFESA no sistema produz uma ata automática, mas não gera o Termo de Aprovação que deve ser inserido na Capa Dura. Então, o procedimento é o orientador cadastrar a banca de DEFESA, gerar no SIGAA a Ata e a Declaração dos membros da banca; e gerar, por fora, o termo de aprovação conforme esse WORD.

 

    1. 2) Citação obrigatória junto à ficha catalográfica: Desde 01/01/2019, há obrigatoriedade de citação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes nos trabalhos realizados com apoio financeiro desta agência, conforme Ofício Circular nº 19/2018-CPG/CGSI/DPB/CAPES – Portaria CAPES nº 206, de 4 de setembro de 2018​. Ficou estabelecido que todos os TFCs e trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, devem ter o seguinte texto no arquivo final, em PDF e nos impressos da capa dura, no idioma do trabalho: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”. A Secretaria do MPGE não aceitará os trabalhos em capa dura sem essa referência. Por determinação da PROPPG-UFRRJ, nas dissertações, essa citação deve ser colocada na página da ficha catalográfica, ao final. No campo “Cidade”, deve ser inserido o local da apresentação do trabalho (dissertação/tese).

 

    1. 3) Atualização obrigatória do Lattes para a entrega da capa dura: A secretaria só aceitará a entrada na titulação dos discentes que tiverem atualizado seu Lattes com as publicações decorrentes do Trabalho Final de Curso.

 

    1. 4) Entrega de um resumo adicional, no máximo em duas páginas: Esse é o modelo do resumo a ser lançado no Sucupira, que difere do modelo do resumo que consta no manual de dissertações da Rural. Portanto, junto com a capa dura do trabalho e o seu arquivo digitalizado, deve-se entregar uma cópia impressa e digitalizada (Word) do Resumo Adicional do trabalho com os tópicos abaixo descritos, informando o Tipo de Produto final do TFC. O objetivo é alimentar a Plataforma Sucupira e o site do MPGE. A Secretaria não aceitará a entrada na titulação sem esse resumo adicional:

– Objetivo do TFC
– Metodologia utilizada
– Limitações para aplicabilidade do TFC
– Aplicabilidade do trabalho na organização estudada ou no setor econômico
– Contribuição para a sociedade (práticas e teóricas)
– Originalidade

  1. 5) O resumo também deve informar o Tipo de Projeto de TFC: Em acordo com o Regimento do Programa, o desenvolvimento da pesquisa no MPGE obedece aos critérios gerais fixados e definidos pelo CNPq, pela área de Administração na CAPES, em consonância com o Plano de Pesquisas e Desenvolvimento Científico da UFRRJ. O TFC (Trabalho Final de Curso) pode ser composto por uma dissertação ou um produto tecnológico e técnico conforme orientação da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES :
    • Patentes; Registros de softwares; depósito de software livre em repositório conhecido ou obtenção de licenças alternativas ou flexíveis para produção intelectual; Desenvolvimento de produtos, processos e técnicas; Protótipo para desenvolvimento de equipamentos e produtos específicos; Consultoria para organizações públicas e privadas; Assessoria técnica para organizações públicas e privadas.
    • Classe 2: Produção de programas de mídia; Manuais de operação técnica; Protocolo experimental ou de aplicação ou adequação tecnológica; Modelo de Gestão; Tecnologia de Gestão.
    • Classe 3: Desenvolvimento de aplicativos e materiais didáticos e instrucionais, Estudo de casos, jogos; Realização de pesquisa de mercado; Relatório técnico.

 

  1. 6) LinkedIn: Participar Grupo de Alunos e Ex-alunos do MPGE.

 

  1. 7) Assessoria de Imprensa: Todos os alunos e ex-alunos que tiverem feitos importantes no campo profissional como premiações, promoções, podem enviar um release para publicação no site, LinkedIn e Facebook do programa. O release é um texto a ser publicado com as informações básicas do que se trata, com o mínimo de 10 linhas, relatando “o que”, “como”, “quando”, “quem”, “onde”, “por quê” e, se for o caso, “quanto”. No Word devem constar links de acesso, fotos em jpg.

Sugestões de apresentação para os Seminários I e IISeminário I e Seminário II

Sugestões para a produção de alunos e egressos em periódicos e eventos Qualis Administração: AQUI

Consulta aos periódicos Qualis: AQUI

Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE)

Protocolo para projetos de pesquisa com seres humanos nas Ciências Sociais Aplicadas (Autorização das Organizações Produtivas): AQUI

Sobre emissão de carteirinha de Estudante: O aluno regularmente matriculado no programa pode obter uma declaração de vínculo no portal do SIGAA, na aba Ensino. Com essa declaração o mestrando consegue fazer a carteirinha da UNE.

Relatório do Discente para o MPGE – Alunos e Egressos – Coleta da Produção bibliográfica e técnica anual para CAPES – Plataforma Sucupira – Quadriênio 2013-2016 – AQUI

Página da CAPES para o Plano Nacional de Pós Graduaçao 2011-2020 AQUI

Facebook

  • Esta é a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, e o PPGE promoverá uma das atividades planejadas ...

+ notícias
© 2012 - UFRRJ | Créditos Coinfo
Desenvolvedor: COINFO
E-mail: coinfosuporte@ufrrj.br